Cuidado com gírias, palavrões e termos cientificos na Redação

Veja os erros gramaticias mais comuns e que derrubam as notas dos candidatos no Enem. O uso de gírias, palavrões ou de termos formais fora de contexto tira pontos.

Você já começou a se preparar para a prova de redação do Enem? Se ainda não produziu nenhum texto, não se preocupe, ainda dá tempo de treinar para alcançar a nota máxima. Mas, em tempos de Redes Sociais é preciso ter cuidado para não escorregar no português. Tome cuidado com as gírias, palavrões e abreviações informais.

Assim que você começar a produzir as primeiras redações, vai notar que os erros que o seu professor vai apontar com mais frequência são os referentes à ortografia, à gramática e à concordância verbal e nominal. E, na ortografia, os usos informais de abreviação improvisada das Redes Sociais derrubam tanto quanto o uso de gírias ou palavrões fora de contexto.

Cuidado com as Gírias

Durante as aulas de Língua Portuguesa e Redação, fala-se tanto nesses assuntos. Mas há ainda outros equívocos que são comumente encontrados nas redações do Enem e que não são tão discutidos na sala de aula. É sobre esses erros que iremos falar na aula de hoje.

Veja agora com a professora Kel, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução Fundamental para você entender as diferenças básicas entre a Linguagem Escrita (Norma Culta oficial para a Redação), e a Linguagem Falada (e que está nas Redes Sociais também, cheia de gírias).

Mandou super bem a professora Kel. Vale a pena ver de novo.

 

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

O que é Plebeísmo

  • Há três conceitos da Língua Portuguesa que você não pode confundir:
  • 1. Linguagem culta
    2. Linguagem coloquial
    3. Erro gramatical

 

Não há nada de errado em utilizar termos coloquiais na sua redação, mas isso precisa estar destacado como uma citação, uma exceção, ou um exemplo ou caracterização. Se escrever simplesmente “errado”, perde pontos. Num destaque, até passa.

O certo mesmo é optar pela forma definida na Norma Culta. Agora, o que você não pode escrever na sua redação do Enem são erros crassos como “a gente fomos” – isso é um erro. Assim como é errado dizer ou escrever “a turma foram”, “o pessoal vieram” e o “nós foi”. Deu para perceber a diferença?

O mesmo ocorre com as gírias, também chamadas de plebeísmo. São termos que tiram a atenção do leitor e a credibilidade dos seus argumentos. Por isso, toda vez que você escrever uma gíria em sua redação, será descontado.

Gírias e Palavrões: nada a ver

Veja agora com a professora Daniela Garcia as dicas para você utilizar a linguagem adequada na elaboração do seu texto dissertativo-argumentativo na Redação do Enem. Confira as recomendações de Linguagem e de Vocabulário para encantar os avaliadores logo nos primeiros parágrafos.

Excelente esta abordagem da professora Daniela.

Dica 2: você tem muitas dúvidas na hora de utilizar os sinais de pontuação? Entenda como usar a vírgula corretamente 

Cuidado com termos formais

Outro erro bastante comum é escrever palavras rebuscadas demais para surpreender a banca. O máximo que você vai conseguir utilizando esse tipo de termologia é causar um ruído no seu texto.

Esteja atento também na hora de escrever o que chamamos de “estrangeirismos”. Em vez de escrever “tomaram um drink na noite anterior”, melhor seria dizer “tomaram um drinque”.

Dica 3: veja como evitar os vícios de linguagem mais comuns: https://blogdoEnem.com.br/redacao-vicios-linguagem/Redação Enem - Usar gírias e palavras científicas

 

Os termos científicos na redação

Tome bastante cuidado ao escrever termos científicos. Preste atenção se o termo é realmente necessário e se ele se encaixa na argumentação geral. Esse erro acarreta em perda de pontuação em ao menos uma das cinco competências analisadas no exame de redação do Enem.

Portanto, tente não usar termos científicos. Encontre outra palavra que possa substituí-lo. Se ainda assim, você preferir usar uma palavra científica, certifique-se de usou o termo correto e que ele condiz com o restante do texto.

Se o tema da redação for “aborto”, por exemplo, tome cuidado para não escrever frases como: “nos casos de Neoplasia Trofoblástica Gestacional, o aborto é uma recurso que ajuda a mulher”. O ideal seria dizer: “nos casos de gravidez molar, o aborto é uma recurso que ajuda a mulher”. E não deixe de explicar o significado de “gravidez molar”.

Não se esqueça de que a principal proposta da redação do Enem é estabelecer uma comunicação com o leitor de forma clara e direta. Qualquer termo que desvie a atenção dele será visto como um ruído.

Dica 4: : entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoEnem.com.br/corrigem-redacoes-Enem-vestibular/

Aula Gratuita sobre os principais erros na Redação

Quer saber quais os outros erros comuns na redação do Enem e como evitá-los? Assista à videoaula da professora Daniela Garcia:

Agora é com você para mandar bem e não cair nas pegadinhas de colocar gírias na redação do Enem fora de contexto.

Este post sobre Gírias na redação foi escrito por Victor Barreto. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

O uso de gírias na redação do Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel