Faltam:
para o ENEM

10 Temas para Redação Enem. Veja dicas com chances de cair!

Aqui vão dez possíveis temas sugeridos pelo professor Wilson Rochenbach para você treinar: Golpe Militar; Liberação das drogas; A Crise da Água; Inclusão Social, Mobilidade Urbana, Homofobia e outros. Faça os seus textos experimentando cada um deles. E ainda tem um vídeo gratuito para ajudar você.

Olá você que vai fazer Enem ou Vestibular. O professor Wilson Rochembach seleciou temas fortes que podem cair na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio: Golpe Militar de 64; Terrorismo; Mobilidade Urbana; Racismo nos campos de futebol; Água – O Ouro do Século XXI; A Liberação das Drogas, e muitos outros.

A professora Simone Motta, do Colégio e Cursinho Etapa, de São Paulo, também elaborou uma lista especial de Temas para a Redação do Enem. A ênfase das apostas da Simone está relacionada aos diversos tipos de Intolerância e Preconceito (temas em alta).

  • Veja os Temas de Redação indicados pelo Colégio Etapa:
  • Intolerância
  • Homofobia
  • Preconceito Religioso
  • Preconceito Linguístico
  • Superação Pessoal
  • Superioridade Cultural
  • O Novo Modelo de Família
  • Cuidados com o Idoso na Sociedade Brasileira
  • A Regulamentação de Novas Formas de Trabalho
  • O Envelhecimento da População no Brasil
  • Meio-Ambiente e Formas Alternativas de Energia
  • Veja aqui uma aula completa sobre os Temas de Redação da professora Simone Motta

Mobilidade Urbana é a aposta da hora

Veja aqui uma aula completa com as diversas dimensões do tema da Mobilidade Urbana. O Brasil ‘mudou do campo para a cidade’ no último século, e as ruas das cidades se encheram de carros nas últimas décadas, estabelecendo um caos de engarragamentos. O transporte público de massa é deficiente, e todos saem perdendo. Confira aula gratuita sobre Mobilidade Urbana na Redação do Enem: tema-de-redacao-mobilidade-urbana

Treinar e treinar para a Redação do Enem

Escreva sobre cada um deles como se fosse um texto dissertativo argumentativo valendo para o Exame Nacional do Ensino Médio, e vá treinando. O Blog do Enem lembra que o limite da Redação no Enem é de até 30 linhas, não se esqueça disso para não ‘estourar’ o limite no rascunho e depois não ter como passar a limpo dentro da página oficial de transcrição. O mínimo são sete linhas.

E, também, o alerta de que mesmo nos rascunhos você deve sempre pensar na estrutura clássica da Redação: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Vamos lá ver as dicas dos 10 Temas para Redação Enem. Com você escrevendo e escrevendo pode ficar facinho, facinho! 10 temas redação destacada

1 – O  Golpe Militar de 64– Uma grande possibilidade na Redação Enem é questionarem a herança deixada pelo golpe militar: a impunidade de todos os militares que cometeram atrocidades contra as pessoas consideradas subversivas.

O Golpe Militar de 1964 A falta de liberdade e participação da população na vida de sua comunidade; a falta de vivência de democracia, de iniciativa e de noção de direitos  além da decadência da vida política em todos os níveis foram a marca do período de 1964 a 1985.

Veja nas imagens: O então presidente João Goulart foi deposto, e assumiu em nome dos militares o general Castelo Branco. Veja aqui uma aula completa sobre o Golpe Militar de 1964 e o caminho até à Redemocratização.

2 – Racismo nos campos de futebol Os xingamentos de macaco podem virar tema da Redação Enem. São muitos os casos de repercussão. Os primeiros começaram na Europa, porém não tardaram os casosno Brasil. Desde que o problema ficou evidente também nos gramados nacionais, passou-se a discutir punições para combatê-lo.

Quais as possíveis causas? Como resolver? Que atitudes podem ser tomadas? Atitudes contra os torcedores ou contra os times? São alguns questionamentos importantes, que podem aparecer nos ENEM e nos Vestibulares.   O Terrorismo praticado por radicais islâmicos é uma abordagem que também pode aparecer nos temas de atualidades. Veja:racismo xenofobia terrorismo destacada  Veja uma aula completa sobre Racismo e Xenofobia aqui. Confira também as aulas de redação do Curso Enem Gratuito:

Curso Enem Online Gratuito

Agora você pode mandar bem no próximo Exame estudando a distância no melhor horário e local para a sua concentração. O Curso Enem Gratuito tem aulas de todas as matérias das provas objetivas e para uma Redação Enem Nota Mil também. Confira:   curso enem gratuito

Corrupção pode ser tema de redação:

 Veja aqui a sugestão do Blog do Enem  para a Redação do Enem: Estude Ética e Moral nas aulas de Filosofia para poder escrever sobre Corrupção no Governo e no dia a dia da sociedade. Afinal de contas, furar uma fila no cinema ou no campo de futebol, ou  jogar papel na rua ao invés de esperar por uma lixeira também  são formas de corrupção em relação às regras gerais. Confira na imagem o tema de Redação Enem  ‘O DNA da Corrupção na sociedade brasileira‘:manifestação contra corrupção

  1. Águao ouro do século XXI–O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida.

Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d’água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional.A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.

Veja um post especial sobre A Crise da Água no Brasil como Tema de Redação Enem

crise da água

Seguem abaixo algumas dicas, que você poderá usar na sua redação Enem, de como reduzir o consumo da água:

  1. economia de água, evitando o desperdício;
  2. saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
  3. tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
  4. projetos de irrigação, evitando o consumo exagerado;
  5. proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.
  1. Liberação das drogas – melhoria ou retrocesso – A questão é saber se a liberação das drogas vai combater o tráfico e a violência causada por ele. O Tema está em discussão e julgamento no Supremo Tribunal Federal em relação ao consumo e porte de quantidades de até 3 (três) gramas de maconha.

Seria possível pensar que, dessa forma – sem a constante luta contra o tráfico –a polícia poderia concentrar suas forças para evitar assaltos e assassinatos, tornando assim uma sociedade mais segura e igualitária? A polêmica é grande.

Agora, para respirar um pouco, e você entrar mais fundo nesta nossa discussão, assista a um vídeode 17 minutos e 11 segundos da professora Pamba, em que ela aborda os erros mais comuns que acabam com a sua nota na Redação do Enem ou do Vestibular. Vale a pena!

Dica do Blog do Enem sobre o tema de Drogas: https://blogdoenem.com.br/quimica-drogas/
  1. Lixo urbano – O que se pode fazer para reduzir a quantidade de lixo depositada de forma inadequada?O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados. Cabe como um bom tema na Redação do Enem . Veja um aula gratuita sobre LIxo e Poluição.

Poluição Ambental

Mas o processo de incineração e a implantação de aterros sanitários para o tratamento de grandes quantidades de lixo são caros, por isso é necessário que haja a conscientização da população, de forma que produza menos lixo, o que pode ocorrer por meio de ações como a coleta seletiva e a reciclagem.

Dica do Blog do Enem:– Veja aqui como argumentar em defesa de um ponto de vista na Redação Enem 2014: https://blogdoenem.com.br/redacao-argumentar-ponto-de-vista/
  1. Sistema prisional – Com o sistema prisional atual não há reabilitação. É possível modificar o sistema penal do Brasil? O que poderia ser feito para que o prisioneiro não fosse tratado como “lixo humano” e houvesse, então, reabilitação? A privatização dos presídios seria a solução?
  1. Analfabetismo funcional no Brasil–É considerada analfabeta funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever um enunciado simples, como um bilhete, por exemplo, ainda não tem as habilidades de leitura, escrita e cálculo necessárias para participar da vida social em suas diversas dimensões: no âmbito comunitário, no universo do trabalho e da política, por exemplo.

Como o analfabetismo funcional interfere no crescimento econômico do país? Há formas de mudar essa situação?

Plano de Estudos para Redação Enem

Confira uma aula especial elaborada pela professora Fabiana de Lazzari, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, com um Plano de Estudos para Redação Enem. São dez passos para você conseguir uma boa nota na correção do texto dissertativo argumentativo. Veja aqui a aula de Redação Enem.  Ela também sugere três temas para a Redação, Ação do Homem na sua Realidade, e à Saúde Pública:

  • A violência nas escolas;
    A ação do cidadão para lidar com a saúde pública – como no combate ao mosquito Aedes aegypti; e,
    A relação dos adolescentes com as drogas, entre outros.  Clique na imagem para ver a aula completa:10 passos redação Enem
Dica do Blog do Enem sobre Analfabetismo e dificuldades de Aprendizagem: https://blogdoenem.com.br/analfabetismo-aprendizagem-geografia/
  1. Mobilidade urbana–Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo.Esse é outro assunto importante que ser tema da redação do Enem.

A má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo fazem a população optar pelo transporte individual. Congestionamentos causam prejuízos: horas no trânsito, atrasos, doenças respiratórias, acidentes, poluição atmosférica.

  1. Homofobia – É dever do Estado regular as situações que causam a exclusão ou mesmo violência ao indivíduo, como forma de garantir o bem estar de forma igualitária, preservando as opiniões, formações e diferenças e garantindo que o indivíduo possa ter um mínimo possível para sua existência, pois a dignidade de um ser humano é o seu maior bem.

Por que a sociedade perde com a homofobia? Como se pode modificar essa situação?

Veja um post especial sobre o Casamento Gay como Tema da Redação no Enem:

casamento gay
Veja o casamento homoafetivo no Enem
Dica do Blog do Enem sobre Direitos Humanos: https://blogdoenem.com.br/direitos-cidadania-e-movimentos-sociais-sociologia-enem/
  1. Inclusão social dos deficientes– Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização das pessoas com deficiência, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.

 Dica do Blog do Enem– Veja aqui como organizar seu parágrafo para alcançar a nota 1000 na Redação Enem: https://blogdoenem.com.br/paragrafacao-redacao-enem/   

Confira aqui 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.  Veja textos dissertativos argumentativos corrigidos e avaliados com nota máxima noEnem 2014, 2013, e no Enem 2012. Clique na imagem para ver os 10 textos selecionados.

Veja exemplos de Redação Nota 1000
Veja exemplos de Redação Nota 1000

Valeu, Galera! E até o próximo! 

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.