Veja como organizar os 4 Parágrafos da Redação do Enem

Veja como encaixar suas ideias e seus argumentos na estrutura correta da Redação do Enem. Em apenas quatro parágrafos você já consegue fazer um bom texto e se garantir:

Você já sabe que a Redação cobrada nas provas do Enem e do Encceja requer uma estrutura de uma dissertação argumentativa. Agora, veja neste post um aspecto bastante específico desse modelo de texto que faz com que muitos alunos percam pontos preciosos: a paragrafação, que é a organização dos parágrafos da redação.

O termo pode parecer complicado, mas é bastante simples de entender. Trata-se da forma como você pode dividir o texto em parágrafos. Mas por que, afinal, o assunto é importante?

A Estrutura dos Parágrafos da Redação

A forma como você estrutura os parágrafos vai definir quão clara e organizada estará a sua redação. Essa ordem vai determinar o grau de compreensão e garantir uma boa nota da banca. Por isso é tão importante dominar a estruturação do texto. Vamos lá?

O texto precisa apresentar um conjunto coeso para ser bem avaliado. Para alcançar essa harmonia, não basta colocar as palavras e frases em uma sequência. O mais importante é que sua redação tenha sentido e significado.

A função de cada parágrafo

Quer ver dicas bem precisas de como organizar os parágrafos na sua redação do Enem ou do Encceja? Assista com atenção a esta videoaula da professora No texto da Redação cada frase deve estar relacionada ao período anterior e ao posterior. Só assim é possível garantir um texto claro e fluido  com a compreensão de todos os argumentos apresentados.

Lembre-se de que cada parágrafo deve estar ligado ao seguinte e ainda fazer referência ao anterior. Dessa forma, você garante que o leitor não se perca e entenda os fatos a partir da ordem delimitada.

Como fazer uma Introdução Perfeita:

Confira com a professora Dani de Floripa, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre como você pode começar bem o texto da Redação.

Deu para perceber a importância dos parágrafos? Visualmente, eles se estruturam da seguinte forma: há um recuo na primeira linha em relação à margem do lado esquerdo da folha. Essa distância é equivalente à tecla “CapsLock” do teclado do computador. Esse espaço deve existir sempre que houver um novo parágrafo.

O Tamanho dos Parágrafos da Redação

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo. Como exemplo cito José Saramago e Gabriel Garcia Marquez.

Acontece que escritores desse gabarito têm uma capacidade extraordinária de colocar diferentes ideias em um mesmo período e garantir que o leitor vai compreender a mensagem. Mas você, no auge dos seus 17, 18, 19, 20 ou 21 anos, voc6e não vai querer arriscar sua nota, não é mesmo? Por isso prefira frases curtas e seja direto nos seus argumentos.

Não se esqueça de que para iniciar um novo parágrafo, você precisa mudar o foco mas fazer uma ligação, uma transição para mostrar coesão e coerência.

E, principalmente: nunca fale sobre dois temas diferentes em um mesmo parágrafo. Resumindo, o parágrafo é composto por um ou mais períodos. Em cada um, você deve desenvolver apenas uma ideia central que vai se ligar a outros pensamentos periféricos.

Como fazer a Redação do Enem

Veja com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, como organizar o texto da Redação do Enem com apenas quatro parágrafos.

Muito boa esta aula da professora Dani!

Como estruturar os parágrafos 

Os parágrafos não têm uma limitação de tamanho, mas uma redação dissertativa-argumentativa segue uma estrutura bastante específica. O texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, seu texto deve ter, no mínimo, três parágrafos. As redações nota mil costumam ter 4 parágrafos.

É importante ressaltar que, quando dizemos que um parágrafo termina quando acabamos um assunto, na verdade estamos nos referindo a um aspecto da argumentação que está sendo desenvolvida.

O tema, que é o problema a ser solucionado, proposto no enunciado da prova, permanece o mesmo. O que acontece é que um novo parágrafo implica em uma abordagem inédita para um mesmo tema central, mas contempla aspectos diferentes.

As características específicas de um parágrafo

O formato de um parágrafo é identificado pelo recuo de pelo menos 3,0 cm (ou dois dedos) da margem esquerda da folha. O final do parágrafo precisa estar, no máximo, a um espaço de três letras de distância da margem direita. Do contrário, o leitor pode ficar confuso a respeito de como seguir a leitura da redação.

O número mínimo de parágrafos para uma dissertação argumentativa é três (introdução, desenvolvimento e conclusão). Mas o número recomendável é de quatro a cinco. Assim você terá um espaço reservado para cada argumento.

Dica: entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

Dicas importantes para elaboração dos parágrafos

A primeira dica é muito simples: se você não pode escrever um parágrafo que se limite a uma única frase, por outro lado, não é recomendável escrever um parágrafo extenso demais. Assim, você evita que o leitor fique confuso.

Não transforme uma única frase em um parágrafo inteiro. Além de deixar o leitor perdido, você vai passar a impressão de que seu argumento não é relevante o suficiente. Se isso acontecer, você certamente irá perder alguns décimos (até mesmo pontos), sobretudo no que se refere à organização textual.

O texto dissertativo-argumentativo

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, como organizar suas ideias no texto dissertativo-argumentativo.

Dica 1: descubra como defender suas ideias num texto argumentativo https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/
Dica 2: entenda mais sobre a coesão e a coerência, os dois principais elementos da redação do Enem https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/
Dica 3: você é daqueles alunos que têm trauma de Call Center e foge do gerúndio? Saiba como usá-lo sem medo de errar: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-gerundio/

Martim Vicente

Post escrito por Martim Vicente Carrello e editado pela jornalista Ana Carolina Prieto. Martim é natural do Rio de Janeiro (capital). É formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Cai no Enem, Português, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel