Veja como organizar os Parágrafos da Redação Enem & Encceja

Do que adianta ter boas ideias se você não conseguir colocar seus argumentos no papel? A seguir, você vai entender o conceito de paragrafação e arrasar na redação do Enem e do Vestibular.

Você já sabe que a Redação cobrada nas provas do Enem e do Encceja requer uma estrutura de uma dissertação argumentativa. É este o modelo de texto exigido pelo MEC. Agora, veja neste post um aspecto bastante específico desse modelo de texto que faz com que muitos alunos percam pontos preciosos: a paragrafação, a organização dos parágrafos.

O termo pode parecer complicado, mas é bastante simples de entender. Trata-se da forma como você pode dividir o texto em parágrafos. Mas por que, afinal, o assunto é importante?

A forma como você estrutura os parágrafos vai definir quão clara e organizada estará a sua redação. Essa ordem vai determinar o grau de compreensão e garantir uma boa nota da banca. Por isso é tão importante dominar a estruturação do texto. Vamos lá?

Como organizar cada parágrafo do seu texto

O texto precisa apresentar um conjunto coeso para ser bem avaliado. Para alcançar essa harmonia, não basta colocar as palavras e frases em uma sequência. O mais importante é que sua redação tenha sentido e significado.

Quer ver dicas bem precisas de como organizar os parágrafos na sua redação do Enem ou do Encceja? Assista com atenção a esta videoaula da professora No texto da Redação cada frase deve estar relacionada ao período anterior e ao posterior. Só assim é possível garantir um texto claro e fluido  com a compreensão de todos os argumentos apresentados.

Lembre-se de que cada parágrafo deve estar ligado ao seguinte e ainda fazer referência ao anterior. Dessa forma, você garante que o leitor não se perca e entenda os fatos a partir da ordem delimitada.

Deu para perceber a importância dos parágrafos? Visualmente, eles se estruturam da seguinte forma: há um recuo na primeira linha em relação à margem do lado esquerdo da folha. Essa distância é equivalente à tecla “CapsLock” do teclado do computador. Esse espaço deve existir sempre que houver um novo parágrafo.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo. Como exemplo cito José Saramago e Gabriel Garcia Marquez.

Acontece que escritores desse gabarito têm uma capacidade extraordinária de colocar diferentes ideias em um mesmo período e garantir que o leitor vai compreender a mensagem. Mas você, no auge dos seus 17, 18 anos, não vai querer arriscar sua nota, não é mesmo? Por isso prefira frases curtas e seja direto nos seus argumentos.

Não se esqueça de que para iniciar um novo parágrafo, você precisa mudar de assunto. E principalmente: nunca fale sobre dois temas diferentes em um mesmo parágrafo. Resumindo, o parágrafo é composto por um ou mais períodos. Em cada um, você deve desenvolver apenas uma ideia central que vai se ligar a outros pensamentos periféricos.

Como estruturar os parágrafos na redação do Enem

Os parágrafos não têm uma limitação de tamanho, mas uma redação dissertativa-argumentativa segue uma estrutura bastante específica. O texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, seu texto deve ter, no mínimo, três parágrafos.

É importante ressaltar que, quando dizemos que um parágrafo termina quando acabamos um assunto, na verdade estamos nos referindo a um aspecto da argumentação que está sendo desenvolvida.

O tema, que é o problema a ser solucionado, proposto no enunciado da prova, permanece o mesmo. O que acontece é que um novo parágrafo implica em uma abordagem inédita para um mesmo tema central, mas contempla aspectos diferentes.

As características específicas de um parágrafo

O formato de um parágrafo é identificado pelo recuo de pelo menos 3,0 cm (ou dois dedos) da margem esquerda da folha. O final do parágrafo precisa estar, no máximo, a um espaço de três letras de distância da margem direita. Do contrário, o leitor pode ficar confuso a respeito de como seguir a leitura da redação.

O número mínimo de parágrafos para uma dissertação argumentativa é três (introdução, desenvolvimento e conclusão). Mas o número recomendável é de quatro a cinco. Assim você terá um espaço reservado para cada argumento.

Dica: entenda como as redações do Enem são corrigidas: https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

Dicas importantes para elaboração dos parágrafos

A primeira dica é muito simples: se você não pode escrever um parágrafo que se limite a uma única frase, por outro lado, não é recomendável escrever um parágrafo extenso demais. Assim, você evita que o leitor fique confuso.

Não transforme uma única frase em um parágrafo inteiro. Além de deixar o leitor perdido, você vai passar a impressão de que seu argumento não é relevante o suficiente. Se isso acontecer, você certamente irá perder alguns décimos (até mesmo pontos), sobretudo no que se refere à organização textual.

Aula Gratuita sobre Redação Enem

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, como organizar suas ideias no texto dissertativo-argumentativo.

 

Este post foi escrito por Martim Vicente Carrello,  natural do Rio de Janeiro (capital). É formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior. https://www.facebook.com/martim.silva.752

Dica 1: descubra como defender suas ideias num texto argumentativo https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/
Dica 2: entenda mais sobre a coesão e a coerência, os dois principais elementos da redação do Enem https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-coesao-coerencia/Redação do Enem
Dica 3: você é daqueles alunos que têm trauma de Call Center e foge do gerúndio? Saiba como usá-lo sem medo de errar: https://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-gerundio/