Sem essa de perder pontos no Enem pelo uso incorreto do Gerúndio na redação. Veja as regras da gramática e aprenda a utilizar bem certinho para mandar bem. Vem!
É melhor se conectar nest aula para não escorregar no Gerúndio na redação. Você já atendeu a alguma chamada de Call Center em que a operadora conversa com foco em tentar convencer pelo aceite a um cartão de crédito? Se ainda não, pode acreditar que a tentativa de diálogo começa mais ou menos assim:
“Bom dia! Aqui quem fala é Maria, em nome do banco ‘tal’. Eu gostaria de estar lhe oferecendo uma promoção do nosso cartão de crédito. Nós estamos entrando em contado com o senhor e passando todas as informações para que o senhor esteja avaliando a qualidade e a oportunidade dos nossos serviços…”
O Gerúndio na Redação
Exemplos como este são chamados de gerundismo, que é o uso indiscriminado do gerúndio. Não caia neste erro na hora da prova. Veja como fazer o uso correto do Gerúndio na Redação
Mas não quer dizer que não temos situações em que podemos empregar o Gerúndio. Preste atenção neste post e confira as situações em que o Gerúndio na redação pode ser usado.
Afinal, o que é Gerúndio?
Pois bem, o Gerúndio é uma forma nominal do verbo. Isso significa que o Gerúndio não possui flexão de tempo e modo, perdendo algumas características de verbo e ganhando algumas características de nome (substantivo, um adjetivo ou advérbio). No caso do gerúndio ele pode funcionar como um advérbio.
Veja nestes exemplos: 1 –Finalizando o projeto, vamos comemorar. 2 – Sorrindo, ela cantava todos os dias.
O Gerúndio indica um processo verbal não finalizado
Isto quer dizer que o uso do gerúndio ocorre para representar uma ação contínua. Trata do que está, esteve ou estará em andamento. Veja neste novo exemplo: Eu estava telefonando para você, agora mesmo…
Você também pode utilizar corretamente o Gerúndio para expressar duas ações simultâneas. Observe nesta oração: Eu estava cozinhando, enquanto te esperava para jantar.
O gerúndio pode aparecer sozinho ou em tempos verbais compostos: Quando utilizado sozinho, o gerúndio adquire a função de advérbio: Tempo composto (com verbo auxiliar): Estava tomando banho. Gerúndio sozinho (advérbio de tempo): Concluindo a tarefa, pode ir brincar.
Qual a fórmula do gerúndio?
É simples: O verbo no gerúndio é composto pela raiz do verbo + ‘ndo’:
DORMIR = dorm+ ndo = domindo
FAZER = faz + ndo = fazendo
AMAR = ama+ ndo = amando
Aula Gratuita sobre o Gerúndio
Veja uma resumo online, coma professora Kel, do Curso Enem Gratuito, para não se confundir no uso correto do Gerúdio:
Onde colocar o Gerúndio na frase?
O gerúndio possui certa flexibilidade quanto a sua disposição na frase. Ele pode ser colocado antes da oração principal, ao lado do verbo principal ou mesmo após a oração principal. O que influencia é a intenção de comunicação que se pretende com o seu uso, como você pode ver nos exemplos:
Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal.
Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda. No exemplo, o gerúndio indica uma ação simultânea à ação principal.
Após a oração principal: Por terminar o namoro, Maria estava chorando. Já neste caso, o gerúndio indica uma ação posterior à ação principal.
Gerundismo: Geralmente, encontramos o gerundismo em situações em que tentamos reforçar uma ideia de continuidade para uma ação no futuro. É uma transformação desnecessária de um verbo conjugado em um verbo no gerúndio, exemplo: Vamos estar encaminhando o documento. Frase escrita corretamente (sem gerundismo): Vamos encaminhar o documento.
Simulado Enem: O Gerúndio
Bora lá agora testar o seu nível. Responda as dez questões do Simulado Enem de Gramática. Se você errar alguma delas, o sistema mostra uma aula de revisão online. Tudo gratuito. Resolva agora o Simulado:
Assista agora a uma excelente aula gratuita sobre Gerúndio, do curso Meritus online.
Confira os casos em que você pode e que você não pode utilizar o Gerúndio. Uso correto vale pontos na Redação nos Dica 1: Redação Enem – Tire dúvidas sobre Regência verbal com aula grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-regencia-verbal/
Dica 2: Redação Enem: Revisão sobre Pronomes Relativos com aulas grátis: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-pronomes-relativos/
Para compor esse post sobre gramática e redação, pesquisamos o assunto Gerúndio no portal da revista Exame, que publicou uma reportagem sobre o tema, e no site e Info Escola. Confira os links:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-usar-o-gerundio-corretamente-sem-virar-gerundismo
http://www.infoescola.com/portugues/gerundio/