Coesão Textual na Redação Enem e vestibular – Veja aula gratuita

Aprenda com o tema da Coesão Textual quais os elementos necessários para um texto claro e objetivo para você tentar a nota mil na Redação Enem. Leia o texto abaixo e assista a vídeo-aula.

Quantas vezes já aconteceu do professor de redação entregar o texto corrigido e você se deparar com a seguinte observação: “não há coesão textual”?

Veja aqui como não repetir este erro, e entrar no caminho da Redação Enem nota 1000 e da redação vestibular nota máxima

  Afinal de contas, qual seria o problema do texto em relação à “coesão textual”? Para responder a essa pergunta você precisa ter claro o que significa a palavra coesão, e saber como ela é aplicada na redação do Enem e do vestibular.

Coesão: é a utilização correta dos aspectos lexicais (expressões e vocabulário da língua), semânticos (sentido e significado das palavras), morfológicos (estrutura e flexão das palavras) e sintáticos (ordem em que os elementos são colocados na sentença), fazendo com que um texto se apresente de forma clara. Isto vale ponto na Redação Enem e do vestibular também.

A coesão textual está relacionada ao sentido entre os elementos que compõe um texto. O texto é coeso se está bem estruturado quanto à utilização de conectivos, se ­­os verbos estão empregados adequadamente e quando os termos substitutivos, como os pronomes, referenciam adequadamente ao termo a que se referem.

coesão textual

Dica 1 – Veja uma apostila gratuita de Redação. Dicas para tirar nota 1.000 no Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

O site Brasil Escola traz um artigo sobre coesão textual que reforça os seguintes recursos, todos eles aplicados ao Enem e ao Vestibular:

1. Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro, como: mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, entre outros.

2. Estruturas sintáticas: confira se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

3. Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira as frases curtas, objetivas ou, se for necessário, o uso de uma oração mais explicativa, não se esqueça de usar conectivos! (Fonte: site http://www.brasilescola.com/redacao/como-tornar-um-texto-coeso.htm).  Agora, confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:

redação enem nota 1000 verde
veja textos nota 1000

Aula Gratuita sobre Coesão Textual. Veja.

Escrever de maneira coesa demonstra que você consegue desenvolver um raciocínio claro e objetivo, transpondo ao papel suas ideias e argumentos. Vale pontos na Redação do Enem e do vestibular. Que tal uma vídeo aula para reforçar os conceitos de coesão textual? A aula foi postada no canal da professora Fátima Pampilho, trazendo o vídeo “Coesão e Cia”, que pertence à série “Palavra puxa palavra”, confira!

Você já tem os elementos necessários para caprichar em Coesão Textual na sua Redação Enem.  Ficou em dúvida? Leia novamente, assista ao vídeo, e tire as suas dúvidas lendo também a Apostila Gratuita de Redação Enem. Agora, é com você.

Dica: – Veja os temas que mais caem no Enem e as principais dicas para você mandar bem na Redação no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Amanda Enem Literatura
Este post sobre Redação Enem e vestibular  foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .