Faltam:
para o ENEM

Pronomes Relativos – Revisão com aulas grátis – Redação Enem

É hora de relembrar as regras e utilizar os pronomes relativos a seu favor na Redação Enem. O uso correto deixa o seu texto com mais chances de uma boa avaliação na correção da Redação Enem.

Que; onde; a qual; cujo; com que; de que, e quem. Esses são apenas alguns exemplos dos temidos pronomes relativos.  Geralmente, ficamos inseguros em empregá-los, por isso, vale a pena conferir como utilizá-los de maneira correta. É um bom recurso para o aluno utilizar na construção do seu texto, pois colabora com a coesão textual. Como você deve usá-los na Redação Enem?

Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas, e servem para retomar um termo já mencionado. Na hora de escrever a redação do Enem, empregar os pronomes relativos pode ser uma forma de evitar que o texto fique repetitivo, além de demonstrar que o aluno tem um bom domínio da língua portuguesa.

redação - fonte castelo branco Redação-Enem

Para você aprender bem sobre Pronomes Relativos, confira aqui exemplos que o site Gramática On-line traz, identificando o termo que o pronome relativo retoma:

Pronome relativo “que” – Nas orações “Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.” percebemos a repetição do vocábulo “garoto”. Aplicando o pronome relativo “que”, facilmente solucionamos o problema:Encontrei o garoto que você estava procurando.”. Há a possibilidade de reescrevermos a frase desta maneira: “Você estava procurando o garoto que encontrei.”.

Pronome relativo “onde” – Veja esse exemplo: “Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.”. Nesse caso, o substantivo repetido é “cidade”. Com a colocação do pronome após o substantivo eliminamos essa repetição: “Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora.”. Vale lembrar que o verbo morar exige a preposição em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então: “Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora.”, “Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora.”, e “Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.”.

Pronome relativo “cujo” – Observe esse exemplo: “A árvore foi derrubada. Os frutos da árvore são venenosos.” O substantivo repetido é “árvore” e o substantivo repetido possui algo. Analisando as orações podemos notar que:  “algo de alguém” é igual a “alguém cujo algo”, então “os frutos da árvore”  é igual a “a árvore cujos frutos”. Somando as duas orações: “A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada.”.

Pronome relativo “quem” – Confira as orações: “Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.”.

A palavra que está repetindo é “homem”.  Com a colocação do pronome relativo após o substantivo obtemos a oração: “Aquele é o homem de quem lhe falei.” Como falar está usado com a preposição de, deve-se antepô-la ao pronome relativo. Veja agora os 4 passos para fazer uma Redação Enem nota 1000:

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Para você reforçar bem o conteúdo sobre pronomes relativos assista à aula gratuita do professor Fábio Alves, do site Gramática em Vídeo.

Dica 1 – Gramática Enem – Aulas grátis e apostilas sobre Tipos de Sujeito para melhorar a sua Redação Enem https://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-aulas-gratis-apostilas/

Dica 2 – Português – Apostila Gratuita para Pré-Enem e Vestibular, turbine sua Redação Enem –https://blogdoenem.com.br/apostila-enem-gratuita-download/

Dica 3 – O site Só Português traz em uma das suas publicações um quadro com todos os pronomes relativos e exemplos de orações mostram a maneira correta de aplicá-los em sua Redação Enem. Confira no Link: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf51.php
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .