Pronomes Relativos: resumo com aula grátis para Redação e Gramática

É hora de relembrar as regras e utilizar os pronomes relativos a seu favor na Redação Enem & Encceja. O uso correto deixa o seu texto com mais chances de uma boa avaliação na hora da correção oficial da Redação. Vem!

Que; onde; a qual; cujo; com que; de que, e quem. Esses são apenas alguns exemplos dos temidos pronomes relativos.  Muita gente se atrapalha no uso e perde pontos no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Veja como escapar dessa maldição.

Geralmente, ficamos inseguros em empregar os Pronomes Relativos. E, na indecisão, fazer o uso incorreto é o que mais se encontra por aí. Mas, no Enem, no Encceja e nos vestibulares não tem perdão: quem erra faz menos pontos.

Os Pronomes Relativos são aqueles que geralmente vêm depois de um adjunto adnominal que o antecede na oração. E, desta forma, o Pronome Relativo substitui o antecedente

Por exemplo: A casa ”onde” Maria Eugênia e Rafaela moram é muito moderna. Ou seja, o Pronome Relativo sempre se relacionam a um termo anterior. Neste caso, ‘onde’ é menção relativa a ‘casa’.

Por isso, vale a pena conferir como utilizá-los de maneira correta. Os Pronomes Relativos são um bom recurso para utilizar na construção do texto dissertativo-argumentativo da Redação, pois colabora com a coesão textual.

  • Veja boas dicas para você não vacilar: 
  • Os pronomes relativos, excetuando-se cujocujoscuja e cujas, podem ser facilmente substituídos pelo relativo “o qual” e suas variantes. Veja nos exemplos: 
  • O motorista de quem lhe falei não é este da foto.
  • O motorista do qual lhe falei não é este da foto.
  • Essa é a relação dos móveis que foram destruídos no incêndio.
  • Essa é a relação dos móveis os quais foram destruídos.

Ficou com dúvidas? Veja a videoaula da prof. Mercedes que ela te ajuda 🙂

Como usar os Pronomes Relativos na Redação:

Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas, e servem para retomar um termo já mencionado. Na hora de escrever a redação, empregar estes pronomes pode ser uma forma de evitar que o texto fique repetitivo. Outra vantagem do candidato é demonstrar para a banca dos avaliadores que o(a) autor(a)  da Redação tem um bom domínio da língua portuguesa.

Para você aprender bem sobre Pronomes Relativos, confira aqui exemplos que o site Gramática On-line traz, identificando o termo que o pronome relativo retoma:

Pronome relativo “que” – Nas orações “Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto.” percebemos a repetição do vocábulo “garoto”. Aplicando o pronome relativo “que”, facilmente solucionamos o problema:Encontrei o garoto que você estava procurando.”. Há a possibilidade de reescrevermos a frase desta maneira: “Você estava procurando o garoto que encontrei.”.

Pronome relativo “onde” – Veja esse exemplo: “Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.”. Nesse caso, o substantivo repetido é “cidade”. Com a colocação do pronome após o substantivo eliminamos essa repetição: “Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora”.

Vale lembrar que o verbo morar exige a preposição em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então: “Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora.”, “Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora.”, e “Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.”.

Veja agora os 4 passos para fazer uma Redação Enem nota 1000:

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Pronome relativo “cujo” – Observe esse exemplo: “A árvore foi derrubada. Os frutos da árvore são venenosos.” O substantivo repetido é “árvore” e o substantivo repetido possui algo.

Analisando as orações podemos notar que:  “algo de alguém” é igual a “alguém cujo algo”, então “os frutos da árvore”  é igual a “a árvore cujos frutos”. Somando as duas orações: “A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada.”.

Pronome relativo “quem” – Confira as orações: “Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.”.

A palavra que está repetindo é “homem”.  Com a colocação do pronome relativo após o substantivo obtemos a oração: “Aquele é o homem de quem lhe falei.” Como falar está usado com a preposição de, deve-se antepô-la ao pronome relativo.

Dica 1 – Gramática Enem – Aulas grátis e apostilas sobre Tipos de Sujeito para melhorar a sua Redação Enem

Dica 2 – Português – Apostila Gratuita para Pré-Enem e Vestibular, turbine sua Redação Enem –https://blogdoenem.com.br/apostila-enem-gratuita-download/

Dica 3 – O site Só Português traz em uma das suas publicações um quadro com todos os pronomes relativos e exemplos de orações mostram a maneira correta de aplicá-los em sua Redação Enem. Confira no Link: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf51.php
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel