Revisão de Química – Drogas: Qual a química por trás delas?

Que tal saber um pouco mais sobre as Drogas? O blog do Enem preparou um resumo simples e fácil para você estudar e tirar suas dúvidas. Fique com a gente!

As drogas são substâncias químicas naturais (utilizadas da forma como são retiradas da natureza) ou sintéticas (fabricadas para utilização). Essas substâncias agem no nosso organismo atingindo o sistema nervoso causando sensações que vão de tranquilidade (diminuição da atividade cerebral) até a euforia (aumento da atividade cerebral). Seus efeitos são alucinógenos, depressivos, estimulantes ou uma mistura de dois ou mais efeitos. O uso contínuo de tais substâncias pode acarretar sequelas como a diminuição dos estímulos cerebrais e até a morte. Cerca de 200 mil pessoas morrem por ano pelo uso das drogas.

O consumo contínuo de drogas, além de ocasionar a morte do indivíduo quando em altas quantidades (overdose), pode ocasionar sérias sequelas no sistema nervoso (lesões neuronais), no circulatório (tensões arteriais) e respiratório, bem como problemas de ordem social, envolvendo a marginalização de adolescentes atraídos pelo tráfico.

Dica 1 – Estude também a evolução dos modelos atômicos.  Acesse o nosso Blog do Enem e confira um super-resumo que nós preparamos especialmente para você. Vamos lá! Faça a diferença!  https://blogdoenem.com.br/quimica-atomo-khan-academy/

As drogas são classificadas em três categorias:

Dica 2 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Saiba mais sobre o que são as drogas acessando o link que o blog do Enem separou para você do CetadObserva e fique por dentro do assunto. Fique ligado!

Você sabe quais os tipos de drogas que existem? Vamos saber um pouco mais sobre algumas delas?

Cocaína

A cocaína é um alcalóide tropano. O seu nome completo é 3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo (3,2,1) octano-4-carboxilico ácido metil éster. É extraída das folhas do arbusto da coca (Erythroxylon coca). A cocaína fica com o aspecto de um pó branco e cristalino (é um sal, hidrocloreto de cocaína).

Drogas - Cocaína

Fórmula química da Cocaína

Maconha

Planta da MaconhaMaconha ou Marijuana é uma droga entorpecente produzida a partir das plantas da espécie Cannabis sativa, substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). A Canábis contém aproximadamente 400 substâncias químicas, entre as quais destacam-se pelo menos 60 “canabinóides”, que são os responsáveis pelos seus efeitos psíquicos. Os principais canabinóides psicoativos são o Delta-8-THC, Delta-9-THC.

Delta-9-THC (Delta-9-THC):  É o mais abundante e potente destes compostos, sendo o principal responsável pelos efeitos psicoativos e propriedades reforçadoras dos canabinóides.

Drogas - Maconha

Delta – 9 –  THC

Saiba mais sobre a maconha assistindo ao vídeo do CetadObserva que explica tudo sobre a ação da maconha no nosso corpo. Não deixe de conferir!

Crack

crack é cocaína alcalina, não salina – ele é obtido da mistura da pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. Ele é conhecido nos Estados Unidos como a cocaína dos pobres mendigos. A pasta de coca é um produto grosseiro, com muitas impurezas, que é obtido das primeiras fases de extração da cocaína das folhas da planta Erythroxylon coca, quando tratadas com bases fortes, com ácido sulfúrico e solventes orgânicos. O cloridrato da cocaína é a forma mais estável dessa substância, que pode ser deslocada por meio de bases fracas, como o bicarbonato de sódio.

Drogas - Crack

Ecstasy

A substância que define o ecstasy é o 3,4-metilenodioximetanfetamina, mais conhecido pela sigla MDMA. É  um composto derivado das anfetaminas, isto é, substâncias sintéticas pertencentes ao grupo amina e que atuam no sistema nervoso, estimulando-o. O MDMA possui parte de sua molécula semelhante a um alucinógeno, no entanto, não chega a produzir alucinações do ácido lisérgico (LSD), nem os efeitos estimulantes da cocaína. Seus efeitos são como uma mistura moderada das duas substâncias.

 Drogas - Ecstasy

MDMA

Álcool

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação. Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Drogas - Álcool

Saiba mais sobre os efeitos do álcool assistindo ao vídeo do CetadObserva e saiba tudo sobre as consequências do consumo dessa droga.

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Química das Drogas foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique

Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Biodiesel foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel