Introdução ao Átomo, com aulas gratuitas da Khan Academy

Você lembra tudo sobre os átomos? Lembra-se de como os cientistas chegaram ao modelo de átomo aceito atualmente? É melhor se ligar, pois cai direto nos vestibulares, no Enem e no Encceja. Revise aqui no blog do Enem com aulas Khan Academy e dicas da professora Munique Dias.

Olá, que tal rever sobre o Átomo de Dalton, de Thomson, de Rutherford, e de Niels Bohr? – É conteúdo muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares.

O átomo ainda é um assunto que confunde muitos alunos na hora das provas de Química. Mas, não se preocupe!  Com as vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias você chega mandando bem nas questões de Química do Enem.  A estrutura do átomo 

A origem do termo ‘Átomo’

O termo átomo tem origem no grego ἄτομος (atomos, “indivisível”), indicando que seria a menor partícula capaz de identificar um elemento químico,  e de participar de uma reação química. O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo de Mileto de Dera e seu discípulo Demócrito (460 a 360 a.C.). Há 2.400 anos eles apontaram que o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividi-lo em partes menores.

Porém, ao desenrolar da história da ciência a partir do final da Idade Média e início da Era Moderna diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os seguintes Modelos Atômicos:

  1.  – Em 1803, o modelo de John Dalton;
  2.  – Em  1903 o modelo de John Thomson;
  3.  – Em 1911, o modelo de Ernest Rutherford; e,
  4.  – Eem 1913, o modelo atômico de Niels Bohr, denominado Bohr-Rutherford. Veja a História destes Modelos Atômicos.
  5.  – Viu como não é nada complicada esta história?

Aproveite para entender mais um pouco sobre os átomos:

Estrutura de um átomo: Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton, um elétron e um nêutron.  Veja na imagem, considerando que prótons e nêutrons formam o núcleo do átomo.Química ÁtomoOs prótons e os nêutrons formam o núcleo do átomo, enquanto os elétrons estão distribuídos no espaço em torno do núcleo.

Veja na tabela abaixo algumas características das partículas que compõem o átomo.

Partícula

Símbolo

Carga

Massa, Kg

Elétron

e-

-1

9,109×10-31

Próton

p

+1

1,673×10-27

Nêutron

n

0

1,675×10-27

 

O número de prótons de um átomo é chamado de número atômico e é representado pela letra Z. O número de massa de um átomo corresponde à soma do número de prótons (Z) com o número de neutros (n), e é representada pela letra A. Assim temos: A=Z+n .Química Átomo

Vamos deixar mais claro? Então veja o exemplo:

Se o átomo de potássio (K) apresenta número de massa 39, qual é o seu número de nêutrons, sabendo que o seu número atômico é igual a 19?

  • Dados:
  • A=39
  • Z = 19
  • Então: A=Z+n → 39 = 19 + n →n=39-19 → n=20
  • Portanto o número de neutros é igual a 20.
  • Não tem segredo. Dá sim para aprender e mandar bem.

A Classificação dos Átomos:

Os átomos podem possuir o mesmo número de massa, de elétrons, de prótons e de nêutrons veja a seguir, como cada uma dessas situações é chamada:

  • Isoeletrônicos: São os átomos que possuem a mesma quantidade de elétrons;
  • Isóbaros: São os átomos que possuem o mesmo número de massa;
  • Isótonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros;
  • Isótopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.
Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Aula Gratuita sobre a Estrutura do Átomo

Quer saber mais sobre os Modelos Atômicos? Assista o vídeo produzido pela PUC Rio em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e saiba como os cientistas chegaram ao modelo de átomo aceito atualmente. 

Vamos revisar e saber agora como o Átomo ele é formado:

Assista agora ao vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan ministra uma aula sobre Introdução ao átomo e saia na frente nas questões do Enem e dos vestibulares.

Quer sair na frente nas provas do Enem e dos vestibulares? Saiba mais sobre elementos e átomos assistindo agora a outro vídeo da Khan Academy com o professor Salman Khan.

Dica 2 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Gostou dos vídeos? Que tal um desafio?

Encontre os valores que completam a tabela, e responda quais partículas são isótopos.

Partícula

Z

Partículas por átomo

A

Prótons

Elétrons

Nêutrons

A

#

83

83

126

#

D

#

55

54

#

133

E

16

#

18

16

#

G

#

56

54

#

137

J

55

#

55

82

#

Resposta:

Partícula

Z

Partículas por átomo

A

Prótons

Elétrons

Nêutrons

A

83

83

83

126

209

D

55

55

54

78

133

E

16

16

18

16

32

G

56

56

54

81

137

J

55

55

55

82

137

São isótopos: D e J, pois possuem o mesmo número de prótons.

Dica 3 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 4 – Veja as notas de corte dos cursos mais disputados nas melhores universidades públicas que participam do Sisu: https://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel