Faltam:
para o ENEM

Redação Enem nota mil: é mole, ou quer mais? Veja aqui um texto premiado!

Já pensou em estar entre os 0,00185% dos candidatos do Enem 2015 que conseguiram a nota máxima na redação? Sim, apenas 104 entre 5,6 milhões de candidatos chegaram ao topo da cadeia alimentar na Redação. Veja o texto da Mariana de Moura Goes:

Redação Enem 2015: Logo após a divulgação feita pelo INEP com o espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio a frustração de muitos candidatos foi inevitável. E não era para menos! Afinal, somente 0,00185% dos participantes atingiram a Nota 1000 na Redação Enem.

Mas, teve uma galerinha de 104 feras entre os 5,6 milhões de candidatos que fizeram as provas que teve motivos de sobra para festejar e compartilhar as dicas para quem também deseja conquistar uma nota 1000 na correção da Redação Enem. Em Fortaleza, Mariana Moura Goes ficou entre os membros da Tropa de Elite da Redação do Enem. Veja as dicas de estudo e o texto nota máxima que ela construiu.

REDAÇÃO

O tema da redação Enem de 2015 foi “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira” e, de acordo com dados divulgados pelo INEP: “Dos 5.631.606 textos corrigidos, 104 obtiveram nota mil. Outros 53.032 foram anulados e receberam nota zero. Fugir do tema, desrespeitar direitos humanos e escrever em uma tipologia diferente da solicitada estão entre os motivos que levaram à anulação”.

O Blog do Enem conversou com uma estudante nota mil: Mariana de Moura Goes, de 18 anos, que se deu bem na prova na terceira tentativa, quando estava cursando o último ano do Ensino Médio. A menina é natural de Fortaleza (CE)  foi aluna aluna do Colégio Ari de Sá.

Ela fez média para passar nada mais, nada menos, do que nos cursos de Medicina da UERN e de Odontologia na UFC, com direito  a escolher. A caloura optou por  ingressar na UERN no mês de agosto. Veja as dicas de ouro da Mariana para quem almeja ter uma boa nota no Exame. Veja Mariana na foto a seguir. E, logo depois, as dicas para você também fazer uma Redação Nota 1000

Mariana de Moura Goes: nota mil na redação do Enem!

“Eu diria para não deixarem de se informar, nunca, especialmente assuntos que envolvam política, economia e sociedade. É realmente frustrante chegar na prova e não saber dissertar sobre o assunto. E é muito importante não deixar de treinar, pois, depois de um tempo, se você já tiver conseguido desenvolver sua técnica de redação, qualquer tema vai ser fácil de escrever”, aconselhou Mariana. Quer fazer um treino agora? – Veja aqui a sugestão do tema O DNA da Corrupção no Brasil para a redação do Enem.

Mariana chegou a fazer uma redação por dia:  

Ela confessa como se preparou para o Enem e a maneira de organizar sua rotina de estudos: “Evitava faltar aulas e simulados, tentava não acumular matéria e fazia uma redação por semana. Estudava nos feriados e finais de semana, mas sem deixar de me divertir de vez em quando com os meus amigos. Nas duas últimas semanas antes do Enem, passei a fazer uma redação por dia”.

Perguntada sobre como estruturou sua redação e o que a inspirou para escrever, a estudante cearense conta que tentou seguir a mesma estrutura da qual já estava acostumada. “Seguia uma forma padrão que já vinha dando certo. Introdução por afirmação e por contraste de ideias e tese por sugestão antecipada, por exemplo. O que me inspirou a fazer a redação creio que foi minha indignação diante de situações como a violência contra a mulher, algo que realmente não consigo aceitar. Como vinha sempre me informando sobre o assunto, a redação acabou não sendo algo tão complicado”.

A Estrutura Clássica da Redação do Enem – O Blog do Enem preparou para você uma coleção de aulas gratuitas sobre a Estrutura da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio: Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Confira os quatro passos para alcançar uma boa nota:

Quatro passos para uma Redação Enem Nota 1000
1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Veja o texto dissertativo argumentativo da Mariana.

Candidata Mariana Moura Goes (17 anos, Fortaleza (CE), aluna do colégio Ari de Sá). O tema da Redação Enem 2015 foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’.  Veja o texto dissertativo argumentativo que ganhou a nota máxima:

A mulher vem, ao longo dos séculos XX e XXI, adquirindo valiosas conquistas, como o direito de votar e ser votada. Entretanto, a violência contra este gênero parece não findar, mesmo com a existência de dispositivos legais que protegem a mulher. A diminuição dos índices deste tipo de violência ocorrerá no momento em que os dispositivos legais citados passarem a ser realmente eficazes e o machismo for efetivamente combatido, desafios esses que precisam ser encarados tanto pelo Estado quanto pela sociedade civil.

A Lei Maria da Penha e a Leio do Feminicídio, por exemplo, são dispositivos legais que protegem a mulher. Entretanto, estes costumam ser ineficazes, visto que a população não possui esclarecimentos sobre eles. Dessa forma, muitas mulheres são violentadas diariamente e não denunciam por não terem conhecimento sobre as ditas leis e os agressores, por sua vez, persistem provocando violências físicas, psicológicas, morais, etc., por, às vezes, não saberem que podem ser seriamente punidos por suas ações.

Somado a isso, o machismo existente na sociedade brasileira contribui decisivamente para essa persistência. Na sociedade de caráter patriarcal em que vivemos é passado, ao longo das gerações, valores que propagam a ideia de que a mulher deve ser submissa ao homem. Essa ideia é reforçada pela mídia ao apresentar, por exemplo, a mulher com enorme necessidade de casar, e, quando consegue, ela deve ser grata ao homem, submetendo-se, dessa forma, às suas vontades. Com isso, muitos homens crescem com essa mentalidade, submetendo assim, suas esposas aos mais diversos tipos de violência.

Visto isso, faz-se necessária a reversão de tal contexto. Para isso, é preciso que o Poder Público promova palestras em locais públicos nas cidades brasileiras a fim de esclarecer a população sobre os dispositivos legais existentes que protegem a mulher, aumentando, desse modo, o número de denúncias. Aliado a isso, é preciso que as escolas, junto com a equipe de psicólogos, promovam campanhas, palestras, peças teatrais, etc. , que desestimulem o machismo entre crianças e adolescentes para que, a longo prazo, o machismo na sociedade brasileira seja findado. Somado a isso, a população pode pressionar a mídia através das redes sociais, por exemplo, para que ela passe a propagar a equidade entre gêneros e pare de disseminar o machismo na sociedade.

Ela mandou super bem, concorda?

Confira aqui outros 10 modelos de Redação Enem Nota 1000. Ler um texto premiado com a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio ajuda você a chegar lá. Leia, e compartilhe. Veja aqui 10 Redações Enem Nota 1000:

Confita Textos Nota 1000
Confira 10  Textos Nota 1000

Agora, é com você para treinar e também chegar lá!

22
Veja aqui o texto da Mariana já transcrito

Ainda não conferiu o espelho da sua redação? Confira aqui como fazer: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-2015-correcao/

Esta reportagem sobre a Redação Enem Nota 1000 da Mariana foi elaborada pela jornalista Martha Ramos para o Blog do Enem, com apoio dos colegas do Colégio Ari de Sá, de Fortaleza, para identificar alunos com nota máxima no Enem de 2015. O Colégio está entre os dez melhores do Brasil no resultado dos alnos no Enem. O Blog agradece a colaboração e dá parabéns aos alunos e professores do Colégio Ari de Sá.

ari de sá logo

Veja mais dicas sobre redação que o Blog do Enem preparou para você:

1- Confira 10 Dicas para uma Redação Enem Nota 1000

2- A Estrutura da Redação do Enem

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203