Redação Enem: como fazer o texto dissertativo-argumentativo

Uma boa nota aumenta suas chances para conseguir vaga no Sisu, no Prouni ou no Fies. Veja agora como fazer o texto dissertativo argumentativo da Redação Enem em apenas 4 parágrafos. Um na Introdução; dois no Desenvolvimento; e um de conclusão.

O primeiro passo para você dominar a Redação do Enem nota 1000 está na Estrutura do Texto. A exigência oficial do MEC envolve uma sequência de um texto dissertativo-argumentativo, em pelo menos três parágrafos. Este é o ‘esqueleto básico’, a denominada Estrutura do texto Dissertativo-Argumentativo:

  1.  Tese e Ponto de Vista (Introdução)
  2.  Argumentos, Dados e Citações (Desenvolvimento); e,
  3.  Proposta de Intervenção (Conclusão).

Os Fundamentos da Redação Enem

Em seguida, é preciso Dominar os Fundamentos para uma boa avaliação da sua proposta dissertativa-argumentativa. Ou seja, não basta você escrever ‘em três blocos’, como se fossem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

É preciso que o texto tanto para a Redação do Enem quanto para a Redação do Encceja tenha coesão e coerência na construção interna. Você aprende aqui a fazer uma boa redação em três ou quatro parágrafos, no modelo oficial do MEC.

Esse gênero textual, o modelo Dissertativo-Argumentativo, exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista em uma construção nos três blocos que são os elementos centrais da Redação do Enem.

O Guia Oficial da Redação elaborado pelo MEC indica que você deve cumprir quatro fundamentos essenciais no seu texto no gênero Dissertativo-Argumentativo:

  1.  – Abordagem sobre o tema;
  2.  – Definir um Ponto de Vista;
  3.  – Apresentar uma Argumentação; e,
  4.  – Sugerir uma Intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.

Como elaborar a Estrutura da Redação do Enem

Confira com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, as dicas sobre como fazer a Redação do Enem. É simples e rápido. Veja:

Viu como dá, sim, para mandar bem na hora de fazer  o texto dissertativo-argumentativo?

Confira na imagem como o Caderno de Prova apresenta a síntese do Enunciado com a encomenda para a Redação:

O 1º passo para fazer uma boa Redação Enem:

Em primeiro lugar, leia e releia o tema e os textos motivadores. Interpretação de Texto é o fundamento para você ‘ler e entender’ o enunciado. Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação.

Uma leitura atenta evita que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero. Fugir do Tema é perder pontos na certa .

Dica: Foque no problema para sugerir uma solução – Em geral, nos vestibulares ou na Redação Enem o enunciado propõe como tema um problema, e que exige uma proposta de encaminhamento ou de solução.

Por isso essa estratégia é bastante eficiente: Foque primeiro no problema; Depois, atenção para as causas indicadas para o problema; E, finalmente, nos Argumentos e as Possíveis Soluções.

  • Você já aprendeu como criar o esqueleto básico do texto. Mas, observe novamente e anote para não esquecer a estrutura vencedora:
  • 1 –  Introdução (Abordagem e Ponto de Vista);
  • 2 – Desenvolvimento (os Argumentos); e,
  • 3 – Conclusão (a Proposta de Intervenção).

Responda seis perguntas para uma Redação Enem Nota Mil:

  1.  Qual o problema?
  2.  Por que se trata de um problema?
  3.  Quais as causas para tal problema?
  4.  Há alguma solução?
  5.  Como e por que colocar tal solução em prática?
  6.  Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

As respostas a estas seis perguntas orientam a produção da Redação do Enem! Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.

Como fazer o texto dissertativo

Veja agora como fazer a estrutura do seu texto dissertativo-argumentantivo:

  1.  Anote suas ideias em uma folha de rascunho.
  2. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.
  3. A partir dessa fase, você começa a colocar “a mão na massa”.
  4. Seu principal foco no rascunho deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia, que você pode corrigir na hora de passar a limpo.
  5. Dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido.
  6. Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.
  7. A coerência e a organização valorizam cada ponto de seus argumentos.
  8. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota.
  9. Antes de passar a limpo, confira se o seu texto contempla a estrutura clássica de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Componentes da Redação Enem Nota Máxima:

Introdução

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

Desenvolvimento

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução. Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal.

Conclusão

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto.

10 Temas de Redação Enem

Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu nesta aula. Veja na lista os Temas de Redação com chance de cair no próximo Enem, e confira os resumos de cada um deles para você melhorar a qualidade da sua Introdução, do Desenvolvimento, e da Conclusão.

Bora lá mandar bem na Redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Agora, antes de ler os Modelos de Redação Enem nota 1000 veja um resumo rápido com a professora Dani, do Curso Enem Gratuito. Veja com ela como fazer a Introdução da Redação.

Gostou da aula da professora Dani?

Veja abaixo uma coleção completa de aulas gratuitas para mandar bem na Redação do Enem e do Encceja.

Como fazer a Redação do Enem:

Intensivo
gapixel

intensivogapixel