Domínio de Atualidades e da dissertação na Redação Enem

Os segredos para a nota na Redação Enem são o domínio de atualidades e habilidade na escrita do gênero dissertativo-argumentativo para desenvolver o tema. Veja!

Estabelecer uma rotina para você ter o domínio de atualidades vale muitos pontos na Redação Enem. – Sim, tem tudo a ver. Você precisa estar em dia com o que se passa no Brasil e no mundo para fazer um bom contexto na argumentação do Tema da Redação. Tudo isso soma no estilo dissertativo-argumentativo. Aprenda agora:

Atualidades na Redação

A redação Enem costuma ser a maior preocupação dos candidatos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio. Então, hoje o Blog do Enem traz mais algumas dicas para você direcionar seus estudos e ficar um pouco mais tranquilo na hora de fazer a prova!

Especialistas ouvidos pela equipe do portal UOL informaram que, para escrever um bom texto, é preciso ter domínio do gênero dissertativo-argumentativo e estar por dentro dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo! Ou seja, e preciso ter o domínio de  atualidades também.

O Domínio de Atualidades

Confira com a professora Daniela Garcia as dicas para você conseguir se sair bem mesmo diante de um tema da redação do Enem sobre o qual você nada sabe.

Dica 1: Tudo sobre a Redação Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/

“O aluno precisa conhecer as características da dissertação. A partir daí, ele deve observar bem o tema cobrado, que geralmente envolve alguma atualidade, e ter cuidado com a coerência, coesão e a estética do texto”, diz Alex Sander Costa Figueiredo, professor de redação Enem e Vestibular, português e literatura do colégio Magnum Buritis, de Belo Horizonte.

Margareth Stockmann, professora de redação do colégio Vértice, concorda e afirma que o Enem deixa muito claro o que quer já no edital. “A estrutura é como uma forma para colocar uma massa de bolo”, analisa.

“Deve ter uma apresentação do assunto, a tese, que vai ser seu ponto de vista, a argumentação nos demais parágrafos e uma conclusão”.veja o domínio de atualidades para a redaçãoOs temas da redação Enem costumam ser um tanto quanto filosóficos ou sociológicos, por isso, apresentar uma solução para o problema apresentado costuma ser uma aposta certeira!

Temas e Problemas Sociais

“O exame geralmente pede uma solução para os problemas do país. É claro que muitos não têm, mas o aluno é convidado a fazer isso. Ele tem que opinar, mesmo que suas ideias não sejam exequíveis a curto prazo”, diz Ednir Melo Barbosa, professora de redação da Oficina do Estudante.

Figueiredo acredita que o estudante deve ter cuidado com o excesso de informalidade. “Os jovens estão muito acostumados a usar gíria, mas na redação devem manter a norma culta e evitar repetições de palavras”.  Na prática, o domínio de atualidades vale ponto, mas utilizar este conhecimento com uma linguagem cheia de informalidades não ajuda em nada.

Como fazer a Redação Enem nota 1000

Veja com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito.

Todos os professores concordam em um ponto: construir uma argumentação consistente só será possível com muita leitura e prática! Por isso, adquira o hábito de ler jornais e revistas, se não diariamente, mais de uma vez por semana e refaça propostas de redação de edições anteriores do Enem.

“Leia editoriais de jornais, artigos de bons articulistas, porque eles agregam à sua escrita, trazem vocábulos que você pode se apoderar para pôr em seu texto”, indica a professora do Vértice.

O domínio da Redação nota 1000

Quatro passos da Redação Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

TEMAS & Atualidades

Os temas das propostas de redação do Enem nos últimos anos abordaram a imigração para o Brasil, o viver em rede no século 21,  o trabalho na construção da dignidade humana, a inclusão de surdos na educação, o acesso ao cinema, e a influência dos meios de comunicação de massa na opinião pública.

Para a professora da Oficina do Estudante, essa linha de raciocínio deve ser seguida também no tema do Enem. “Eles têm abordado temas de cunho social, que todos os brasileiros conhecem e vivem”, analisa. “Ano passado, imigração, foi um ponto fora da curva. Embora seja comum, não era algo que a maioria estava informada”.

O Blog do Enem já publicou outros posts sobre Redação, inclusive sobre estratégias para você alcançar o domínio sobre atualidades! Acesse-os clicando aqui.

Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Fonte: UOL

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel