Entenda o que são Pressupostos da Redação do Enem

Se você não conseguir interpretar a proposta da Redação do Enem, está com um problemão. O Professor Wilson Rochenbach Nunes vai mostrar o que são pressupostos e implicações para você não se enrolar mais.

Às vezes, um simples vocábulo pode atrapalhar a compreensão.  Portanto, o primeiro passo para uma redação nota 10 é entender bem o tema.  E, em seguida, adotar uma linha coesa de argumentação e raciocínio. A fórmula clássica é Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.  Para que sua redação seja lida e avaliada pelo corretor, ela tem que cumprir alguns quesitos básicos, que são os pressupostos da redação: o texto deve ser dissertativo em sua totalidade e deve haver adequação ao tema. A fuga ao tema o desclassifica. Vamos lá!

Pressupostos da Redação

Muitas vezes, na proposta do enunciado, se você encontra uma palavra da qual se desconheça o significado pode causar um estrago. Na prova de Redação do Enem , além da imagem interna de um grande shopping, havia um pequeno texto “Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X.”

E, a seguir, a proposta na qual dizia “Como toda mensagem, esse anúncio, formado pela relação imagem e texto, carrega pressupostos e implicações: se observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada visão de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante.”

Os dois vocábulos em destaque – Pressupostos e Implicações, e que fazem parte do enunciado da proposta, causaram muitas dúvidas: Será que eu tenho que falar sobre pressupostos e implicações? Mas eu nem sei o que é isso!

A proposta leva aos pressupostos

Redação Vestibular

Se considerarmos o conceito de pressuposto “Pressupostos são idéias não expressas de maneira explícita, mas que podem ser percebidas a partir de certas palavras ou expressões utilizadas. Quanto à utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois eles que construirão informações explícitas.

É importante perceber que o pressuposto é que você pode usufruir – comprar – o melhor que existe no mundo se tiver o Cartão de Crédito X.

Observe que na proposta já é dada a dica da argumentação que poderá ser desenvolvida: o anúncio expressa uma determinada mentalidade:  o consumismo – as pessoas são felizes quando têm o poder de comprar; projeta uma dada visão de mundo: o ato de consumir dá status, representa ascensão social; manifesta uma certa escolha de valores: a felicidade se encontra nos bens materiais.

A contextualização da Redação

A partir dessas implicações, é possível organizar sua redação. A introdução com a contextualização do tema, a apresentação da tese e dos argumentos. Está tudo aí, prontinho. Eles já haviam dado todas as diretrizes.

Viu só como era bem fácil! Às vezes as propostas de redação parecem bichos-papões, mas é só aparência. Não se assuste com elas. Mantenha a calma, leia cuidadosamente duas, três vezes e, então, faça sua reflexão sobre o que está escrito e, principalmente, sobre o que está dito, mas não está escrito.

Assista ao vídeo de 01 minuto e 32 segundos do Professor Rodrigo Bezerra do QG do Enem sobre o que é pressuposto, aplique na sua redação da Fuvest e Enem.

 Dica 1: Veja filmes que podem ajudar você na preparação para a sua redação dos vestibulares, Fuvest e Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-filmes-podem-ajudar/
Dica 2: Aprenda a usar corretamente o “onde” na sua Redação Fuvest: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-onde/

Assista também ao vídeo de 3 minutos e 30 segundos do Professor Cassiano do Liceu Albert Sabin sobre o tema da Fuvest.

Valeu, e até o próximo

Wilson Redação
Este post sobre os Pressupostos da Redação foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel