Veja os filmes que te ajudam a escrever a Redação do Enem

E quem disse que não para estudar para o Enem mesmo quando você está se divertindo? Veja uma coleção de filmes que ajudam você a mandar bem no Tema da Redação

Para ajudar você a escrever melhor na Redação Enem e de vestibulares, veja o documentário sobre a Origem da Linguagem, pela BBC de Londres, onde traz uma verdadeira aula que mistura Sociologia, Biologia, História e História da Arte. Interdisciplinar, como a prova do Enem.  São filmes que te ajudam a mandar bem na Redação.

Pra você que quer mesmo é relaxar no fim de semana, a gente traz sugestões de filmes bem legais e que podem se encaixar em  alguns temas possíveis de redação enem. Veja os grandes temas e os filmes relacionados.

1 – Mundo digital na Redação Enem

A Rede Social conta a história de  Mark Zuckerberg, famoso por sua relação com a origem do Facebook.

Matrix, dos irmãos Wachovski, trata da realidade ilusória criada por máquinas. Nosso mundo que conhecemos seria uma ilusão mascarando a realidade humana subjulgada pelos computadores e o mito do Herói.

Veja a Terceira Revolução Industrial, com o tema do Mundo Digital, para ajudar você no tema da redação do Enem.

2 – Imigração no tema da Redação Enem:

Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet, é uma ficção feita com personagens e situações reais, em uma escola francesa, e aborda as dificuldades de relacionamento e convivência entre jovens imigrantes e jovens franceses.

Território Restrito, de Wayne Kramer, mostra a complicada situação dos estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente nos EUA. Estes dois títulos estão entre os filmes que te ajudam na hora da redação.

Resumo do canal do Curso Enem Gratuito, com o professor Raphael Carrieri, de apoio ao tema das Migrações”:

3 – Intolerância

Crash – No Limite, de Paul Haggis, trata de conflitos entre pessoas de diferentes etnias nos EUA, tratando a questão do ódio e da intolerância.

A Onda, de Dennis Gansel, conta a história de um professor na Alemanha que simula um regime autoritário em sala de aula, para convencer seus alunos de que eles ainda não estão livres da ameaça do nazismo.

Veja o documentário do Curso Enem Gratuito sobre Intolerância e discriminação em relação à Diversidade

4 – Meio-ambiente

Avatar, de James Cameron, trata de questões ambientais e da exploração descontrolada de recursos naturais.

Uma Verdade Inconveniente, o ex-presidente americano e Nobel da Paz Al Gore traz um documentário alertando para um futuro difícil para o planeta.

O primeiro é um ficção revolucionária, com tecnologia de ponta. O segundo é um documentário pé-no-chão, mostrando o quanto a humanidade já prejudicou a natureza. Ambos estão entre os filmes que te ajudam a estudar para o Enem.

Confira os riscos ambientais contemporâneos no resumo do curso Enem Gratuito

5 – Violência urbana

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, retrata a  comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro,transformando-se em uma violenta favela por causa do tráfico de drogas.

Tropa de Elite, também de Fernando Meirelles. Um dos filmes mais vistos do cinema brasileiro, que narra a história de Capitão Nascimento também no  Rio de Janeiro. Fala da repartição da Polícia (BOPE)

 

6 – Ciência e ética no tema da Redação

Gattaca, de Andrews Niccol, mostra um mundo onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes mesmo de nascer, provocando conflitos tecnológicos e éticos na sociedade em que é imputada.

Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, onde há um robô com sentimentos e aparência de uma criança programada para inclusive amar sua família. Observe a relação que os humanos estabelecem com os androides, uma relação de consumo e confusão emocional.

 

7 – Globalização e capitalismo:

Babel, de Alejandro Iñarritu, se passa na África, América e Ásia e mostra  ligação entre fatos que ocorrem em diferentes continentes.

Trabalho Interno, documentário sobre a crise econômica “atual”, explicando de forma simples o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos. Vencedor do Oscar 2011.

O que é Globalização?

Veja no resumo com o professor Raphael Carrieri o tema da Globalização, e veja também os filmes que te ajudam a entender com profundidade este tema tão importante.

Mandou bem neste resumo!

Veja os temas de Redação Enem nos últimos anos:

  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2019:  Democratização no acesso ao cinema no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2013 Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

Como praticar para a Redação Enem?

Bom, comece adquirindo o hábito de ler. Leia reportagens, livros e faça observações quanto à forma da escrita e a maneira diferente que cada texto é feito. E que tal criar um blog e fazer pequenos textos de 20, 25 linhas sobre assuntos que  você se interessa como meio ambiente, política e notícias?

A prática leva à perfeição e a gente quer colocar a sua redação por aqui no post “Redação Enem nota mil dos seguidores do Blog do Enem”, já pensou?redação enem

Fonte: VestibulandoWebBBC , Guia do Estudante

Para finalizar, veja esta videoaula da prof. Dani em que ela dá dicas de como citar filmes na redação. Ela é do canal do Curso Enem Gratuito.

Agora é com você!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel