10 Dicas de Redação para você mandar bem na prova. Confira!

A Redação do vestibular ou Enem é motivo de muita apreensão. Para dar uma força pra você os professores do QG do Enem prepararam estas 10 Dicas de Redação Enem. Você pode se preparar e fazer um bom texto dissertativo argumentativo. Veja abaixo.

Entre as principais dúvidas dos candidatos em relação à preparação para a Redação do vestibular e do Enem estão: o tempo ideal para escrever; como desenvolver o texto; e quais os temas que podem ser cobrados. Tudo isso você aprende aqui nas dicas de redação Enem.

Você também tem alguma destas dúvidas?  Então, veja aqui estas 10 dicas de Redação Enem preparadas pelos professores do QG do Enem. Junto com o que estas dicas ensinam você está no melhor caminho.

1 – Escrever, escrever, e escrever!

A melhor maneira de se preparar para a Redação Enem é escrever muitos textos sobre os mais diversos assuntos, sejam eles temas propostos em outras edições da prova ou temas de atualidades. O hábito de escrever é muito importante, pois confere segurança ao aluno. Então, o básico é mesmo escrever. Ler e escrever é a melhor dobradinha desta primeira desta 10 Dicas de Redação Enem.

2 – Sem medo do relógio!

No dia da redação Enem também são aplicadas as provas de Linguagens e Matemática, com duração total de cinco horas e meia. Ou seja, o candidato terá, mais ou menos, uma hora para escrever a redação.

Para não se distrair com o cálculo do tempo no dia do Exame a sugestão do QG nestas 10 dicas de Redação Enem é treinar com provas anteriores, cronometrando seu tempo médio. Reserve um dia por semana para fazer redações e vá marcando o tempo que você gasta. E, pelo menos uma vez por mês durante a sua preparação de estudos faça as 90 questões de Matemática e Linguagens e mais a redação.

Dica do Blog: Como fazer a redação do Enem

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, uma aula simples e rápida com as dicas para você fazer o texto no formato Dissertativo-Argumentativo.

Muito boa esta aula da Tharen. Veja agora mais dicas do QG do Enem.

3-  Contra ou a favor?

Já no dia da prova, a principal ideia para você ter em mente é: “Como eu me posiciono diante deste tema da Redação Enem: contra ou a favor?”. Assim, já se define a tese, ou seja, o posicionamento que será adotado diante do tema proposto.

A partir daí, é preciso ficar de olho na estrutura cobrada pelo Enem, que é de um texto dissertativo-argumentativo. Veja na imagem acima uma aula gratuita sobre como defender o seu ponto de vista na redação:

4- Estrutura da Redação do Enem

Na redação do Enem a capacidade de desenvolver um texto bem argumentado é avaliada a partir do raciocínio lógico desenvolvido pelo candidato.

Considerando que se pede um texto dissertativo-argumentativo, além dos mecanismos de coesão, uma tese deve ser explicitada e devem ser expostos argumentos de diversos tipos que a sustentem. A Estrutura da RedaçãoA estrutura é uma prioridade dentro das 10 Dicas de Redação Enem. Não vacile!  Veja como criar a eEstrutura da redação:

5 – Raciocínio na Redação Enem

O alerta número 5 desta série de 10 Dicas de Redação Enem feita pelos professores do QG do Enem alerta você de que é preciso verificar se a seguinte estrutura de raciocínio está presente no seu texto da Redação Enem:

  • Tese inicial;
  • Dados (argumentos);
  • Garantia (conhecimentos implícitos que apoiam e complementam os argumentos);
  • Inferências (ligações implícitas que permitem relacionar os dados à conclusão);
  • Conclusão (ponto de vista central).

 

As dicas da professora Mercedes!

Veja agora um tira-dúvidas rápido, para você logo perder o medo com as perguntas básicas que todo mundo faz:

Viu como agora ficou mais fácil pra você, depois deste tira-dúvidas com a professora Mercedes Bonorino?

6 – Clareza nas ideias!

Você é um dentre os milhões de candidatos. Capriche com atenção e muito cuidado para demonstrar a clareza das ideias. Ou seja, você deve apresentar um texto de fácil entendimento. A dica de Redação do QG do Enem é que você seja claro, mas sem ser óbvio ou repetitivo.

7 –  Temas

Segundo o Ministério da Educação, a redação exige um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Existem alguns temas que estão sempre em alta para cair no Enem, e que você pode utilizar para fazer seus rascunhos:

A Crise Hídrica (falta de água); Energias Alternativas; Mobilidade Urbana; Assédio Sexual; Movimentos Sociais; DIreitos LGBT; Envelhecimento da População; Poluição e Meio Ambiente; e A Redução da Maioridade Penal.

Veja nosso post de temas de redação com resumos sobre temas relevantes para você treinar!

Dica: Veja como abordar o Tema da Redação

Confira com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, como você pode “se virar” se cair um tema sobre o qual você não sabe de nada. Tem solução, sim. Confira, é simples e rápido:

Gostou das dicas da professora Dani? Agora, bora continuar com a série das recomendações dos professores do QG do Enem.

8-  As competências avaliadas

Os aspectos a serem avaliados na redação relacionam-se às “ cinco competências” que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade, sendo elas, indicadas abaixo de ‘A’ a ‘E’:

Competência A: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. É preciso atentar para o uso correto da crase, da concordância verbal, da regência, da colocação pronominal e da pontuação.

Competência B: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Três pontos são muito importantes nesta competência:

  1. Tangenciamento do tema (priorizar a análise parcial do tema, ignorando eixos fundamentais de discussão, provoca perda frequente de pontos);
  2. Inconveniência transdisciplinar (muitas vezes, itens incompatíveis com o tema aparecem em meio à argumentação, provocando um enfraquecimento na sustentação de posicionamentos); e,
  3. Desvio de tipologia textual predominante (para exemplificar o que se diz, muitos candidatos utilizam a descrição ou a narração e esquecem que o texto deve ser dissertativo).

Competência C: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É preciso ter muito cuidado com a contradição (mudar de opinião no decorrer do texto ou “ficar em cima do muro”) e com a inconsistência teórica (sugerir dados equivocados ou carentes de comprovação).

Competência D: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Ou seja, evitar a repetição de vocabular, falha de referenciação e incoerência em conectores, prejudicando excessivamente o que se pretende dizer.

Competência E: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Aqui, é preciso ficar atento à utopia da intervenção, à ausência do agente e ao desrespeito aos direitos humanos.

redação enem nota 1000
Veja os textos aqui

Redação Enem Nota 1000

O resultado de um texto dissertativo argumentativo que consegue atender bem a estas cinco Competências cobradas na hora de corrigir as redações do Enem pode ser uma nota 1000.

Veja aqui exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Enem 2018, 2017, 2016, 2015, 2014 e 2013. Você pode conseguir também! Confira.

9 – Videoaulas de Redação QG do Enem para você mandar bem no Enem

O QG do Enem tem uma seleção de videoaulas gratuitas de redação para ajudar você a se preparar ainda mais para a prova. Confira esta sobre como estruturar bem o seu texto dissertativo argumentativo:

10 – Faça rascunhos, rascunhos, e rascunhos!!!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel