Faltam:
para o ENEM

Os Cinco Passos para conquistar os avaliadores na Redação Enem

Conheça todas as habilidades requeridas para a prova de redação do Enem. Veja a seguir Cinco Passos que o Blog do Enem recomenda para você conquistar os avaliadores e alcançar uma boa nota na correção do texto dissertativo argumentativo.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é formado por quatro provas objetivas, com as Áreas de Ciências Humanas; Linguagens; Matemática, e Ciências da Natureza, e uma prova de redação. Diferentemente de outros vestibulares, a prova do Enem não é dividida por disciplinas.

A avaliação é separada por habilidades e competências dentro das áreas. A Redação tem peso de uma área completa, e vale a pena caprichar para fazer uma boa pontuação.   redação 5 dicas destacada A seguir veja como atender a todas as exigências para você se dar bem no dia da prova e produzir uma redação nota 1000. A Redação será corrigida com foco em Critérios básicos, que são as Habilidades observadas pelas equipes de professores que avaliam os textos. As Cinco Dicas do Blog do Enem, para você mandar bem, são estas:

1 – Domínio das normas do Idioma Português;  2 – Produção do texto de acordo com o Tema da Redação;  3 – Argumentação utilizada;  4 – Coerência na construção do texto; e,  5 – Conclusão.

1. Domine as normas do idioma

O candidato precisa dominar a língua portuguesa em sua modalidade escrita e em registro formal na redação. Portanto, na hora escrever sua redação, respeite a norma culta da Língua. Para não cometer nenhuma gafe, algumas dicas são bastante úteis:

  • Fundamentos essenciais para uma Redação:
  • Primeiramente, seja objetivo. Escreva de forma clara e direta.
  • É recomendável que o estudante tenha um vocabulário amplo e não cometa muitas repetições de palavras ao longo da redação. Por isso, o hábito da leitura é tão importante.
  • Nada de gírias ou marcas de uma conversa oral – “Aê”, “Show”, “Maneiro”, “putz”.
  • Não invente palavras, muito menos informações. Valorize seu conhecimento.
  • Conjugue os verbos da forma correta. Respeite o uso do plural e o do singular.
  • Use a preposição adequada a cada verbo: “assisti ao filme”, “fui ao médico”, “esperei por ela”.
  • Pontue corretamente.
  • Posicione os pronomes da forma adequada: “dizê-lo”, “comê-la-ei”, “o faço”.
  • Fique atento aos sinais de acentuação. Não deixe de rever as regras do Novo Acordo Ortográfico.
  • Toda vez que precisar dividir as sílabas de uma palavra, observe se fez a separação seguindo as regras gramaticais.

Dica 1: você tem dúvida na hora de usar o sinal gráfico da vírgula? Acompanhe as dicas do professor Pedro Santos sobre o uso da vírgula:
vírgula destacada
Aula completa sobre o uso da vírgula

2. Tenha certeza de que entendeu o tema principal

O aluno que não compreender a proposta de redação, infelizmente, vai amargar uma nota zero na redação do Enem. A prova do Enem requer que o estudante mostre que entendeu o tema principal da redação. Nesse caso, preste atenção aos seguintes aspectos:

  • Leia mais de uma vez a proposta da redação (ou tema) e os textos de apoio, os chamados “textos motivadores”. Assim, você terá uma base de como fazer o seu próprio texto.
  • Nunca copie as ideias, muito menos os trechos, dos textos motivadores. Lembre-se de que a banca que irá corrigir a redação quer ver sua criatividade, visão e conhecimento sobre o assunto.
  • Antes de começar a escrever, faça uma análise sobre tudo o que foi lido. Defina se você concorda ou discorda sobre o tema apresentado. Pense em como a questão será abordada e qual o principal ponto de vista a ser explorado.
  • Para garantir um texto claro e coeso, liste seus argumentos e organize todas as ideias.
  • Cada parágrafo deve conter uma ideia, que será desenvolvida até o fim. Concluído o raciocínio, passe para o próximo parágrafo.
  • Leia somente a introdução e a conclusão do texto. As ideias apresentadas no início foram retomas no parágrafo final?
  • Utilize seu conhecimento e todas as leituras que você tiver feito sobre o assunto. Isso vai mostrar que você é uma pessoa bem informada.
  • Preste bastante atenção para não fugir do tema. Se isso ocorrer, não tem jeito, por melhor que seja o texto, sua nota será zero.
Dica 2Você domina os conceitos de coesão e coerência? Descubra aqui   coesao-coerencia

3. Embase bem os seus argumentos

Essa etapa refere-se ao processo de seleção, organização, interpretação de informações, fatos e opiniões para embasamento de ponto de vista na redação.

Nesse caso, é a estrutura do seu texto que será analisada. O corretor vai avaliar se o seu argumento e ponto de vista estão suficientemente claros e se você defendeu sua posição. Para isso, é essencial desenvolver a capacidade de organizar o pensamento e colocar suas ideais no papel de forma coerente.

Dica 3: você é daqueles alunos que têm trauma de Call Center e foge do gerúndio? Veja como fugir do ‘estaremos atendendo o seu chamado’. Saiba como usar o gerúndio sem medo de errar:  gerundio

4. Posicione os termos linguísticos de forma coerente 

O que está em jogo aqui é a condução do texto. O profissional que corrigir sua redação vai avaliar se você utilizou elementos linguísticos de forma a encadear todas as frases e parágrafos. A construção textual precisa estar clara o bastante para não confundir o leitor.

Para alcançar tal nível de fluidez no seu texto, alguns pontos devem ser considerados:

  • Substitua os termos ou as expressões por pronomes, advérbios ou artigos – “Eu vi ele – Eu o vi. / Marcos não estava porque Marcos era bom. – Marcos não estava porque era bom. / Ela foi à rua dela, porque na rua dela estava uma farmácia. – Ela foi na rua dela, onde havia uma farmácia.”.
  • Substitua expressões por antônimos, sinônimos, entre outros.
  • Além disso, elimine termos repetidos, ou que sejam fáceis de descobrir com a leitura – “João é meu amigo e (João) é legal.”.
  • Tente não cometer erros como: usar preposições ou advérbios com sentido incorreto ou colocar duas frases juntas sem que haja qualquer conexão entre elas.
Dica 4: o papel em branco assusta você? Veja algumas dicas de como fazer a Introdução da Redação  redação enem Introdução

5. Como concluir uma dissertação argumentativa

Criar proposta de solução para a questão central da redação, respeitando os limites dos direitos humanos. É isso que vai contar nesse item.

Você elaborou uma pergunta no começo da redação, certo? No final do texto, ela precisa ser respondida para mostrar seu posicionamento sobre o que foi exposto.

Vamos relembrar: na introdução, apresenta-se o problema. No desenvolvimento, os argumentos começam a ser direcionados a fim de explicar a problemática inicial. Na conclusão é o momento de propor uma solução.

De toda essa estrutura, os avaliadores irão considerar:

  • Se o texto tem ausência ou presença de proposta;
  • Se o texto tem proposta implícita ou explícita;
  • Se a proposta foi feita com ou sem detalhamento para sua execução.

    Aula Gratuita

  • Gostou das dicas? Segura aí que ainda não acabou. A professora de redação Ana Tereza do Colégio Progresso da cidade de Campinas disponibilizou uma aula sobre  o tema no canal livre do Youtube. São 6min24 com dicas bem interessantes:

Gostou das explicações? Agora que você já conhece as competências, fica muito mais simples saber o que a banca examinadora deseja ver no seu texto. Vai ser muito mais fácil tirar uma nota alta, não é mesmo? Boa redação!

Este post foi criado pelo professor Martim Vicente Carrello é natural do Rio de Janeiro (capital). Martim é formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior. https://www.facebook.com/martim.silva.752