Como fazer a Introdução da Redação Enem e do Encceja

Se você vive dizendo “Não sei como começar a minha redação.” Preste atenção às dicas do Professor Wilson Rochenbach Nunes de como organizar a introdução da sua redação.

A estrutura tradicional da Redação reúne três elementos: Introdução; Desenvolvimento; e, Conclusão. Na introdução você apresenta sua tese, o seu Ponto de Vista, como base para depois colocar os argumentos. Mas, esta não é a única maneira de formular uma introdução. Veja como fazer, sem correr o risco de fugir ao tema.

Depois de ler com cuidado o texto de apoio e o tema, faça questionamentos a respeito deles para que você possa expor o tema e apresentar sua tese. Você precisa mostrar para o corretor da banca que conhece o tema solicitado.

Por exemplo, se fosse “água e sustentabilidade”, você poderia fazer os seguintes questionamentos para formular sua tese (ponto de vista que vai ser defendido no texto):

O que penso sobre a sustentabilidade? Por que a água deve ser usada de forma sustentável? A água pode ser usada com sustentabilidade nas áreas rural e urbana? Depois de apresentar o tema e escolher sua tese, escreva-a, apresente-a de forma clara e objetiva. É claro que você não vai dizer “eu concordo com o uso sustentável da  água” ou “eu descordo do uso sustentável da água”.

Não se esqueça de que deve usar a 3ª pessoa. Além disso, você pode apresentar sua tese  ou ponto de vista de maneira indireta.

Agora, parta para os argumentos, eles provarão a importância ou não, de acordo com sua tese, do uso sustentável da água. Dois é suficiente. Sua introdução tem que apresentar o que será discutido na sua redação, portanto escolha argumentos sobre os quais você consiga abordar.

Aula gratuita: como fazer a Introdução Perfeita

Veja com a professora Dani de Floripa um resumo simples e rápido com as dicas para fazer a Introdução Perfeita para você encantar o avaliador logo no primeiro parágrafo:

Muito boas estas dicas da professora Dani!

A Introdução da Redação

Não é sem razão que este primeiro parágrafo é chamado de introdução. É nessa parte do texto que você vai expor (apresentar) as principais questões a serem abordadas no restante do texto.  No primeiro parágrafo, o leitor terá uma dimensão geral do assunto e vai entender as razões pelas quais a discussão do problema é relevante.

E nessa hora que você deve envolver o leitor e ser criativo o bastante para instigá-lo a continuar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é relacionar o tema a aspectos pessoais e/ou sociais. Mostre como essa questão pode afetar a vida do leitor ou como ele está relacionado a ela.

Também tem um vídeo em que a Dani corrige a introdução de uma redação do Enem, olha só:

Muito boas estas dicas da professora Dani. Agora, veja as dicas para elaborar o parágrafo do Desenvolvimento:

Para formular os argumentos da Redação, questione o seguinte:

Como se pode usar a água de forma sustentável? Sugira formas de utilização sustentável da água.

Que tal pensar na possibilidade de argumentar sobre o aproveitamento, na área urbana, da água da chuva e a obrigatoriedade nos projetos de novas construções? Não seria um bom argumento?

Outro argumento poderia ser a sustentabilidade da água na área rural. Utilização sustentável da água dos rios por meio da construção de um sistema de filtragem da água da água utilizada para consumo nas diversas áreas, como por exemplo, na limpeza dos ambientes onde os animais ficam confinados. A água retornaria para o rio sem contaminá-lo.

Não se esqueça de que você não pode desenvolver os argumentos na introdução, isso será feito nos parágrafos de desenvolvimento.

Confira agora o passo a passo para a Redação nota 1000.

Aula Gratuita sobre a Redação Enem nota 1000

Veja com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, as dicas para um texto nota mil na Redação do Enem.

Gostou da aula com a professora Tharen? Show. Boa demais!

Essas foram apenas algumas ideias. Que tal começar agora uma redação? Aproveite as 10 dicas a seguir, da professora Larissa Souza. Use sua criatividade e construa o seu texto.

As 10 Dicas para uma boa Redação do Enem

A coordenadora de Redação do Sistema SAS e do Colégio Ari de Sá, professora Larissa Souza, explicou as 10 dicas que os professores da equipe nacional que ela coordena ensinam aos alunos para mandar bem no texto dissertativo-argumentativo.

Então, se liga: se a sua meta é buscar uma boa nota na correção da Redação do próximo Exame. Confira abaixo as dicas da Larissa sobre como fazer a Redação do Enem.

 

  1. Leia sobre atualidades – Os temas da Redação Enem focam em questões atuais e pertinentes à sociedade brasileira, por isso, estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para se ter familiaridade com a possível temática abordada.
  2. Aprofunde seu conhecimento sobre história, filosofia, sociologia – Conhecimentos acerca de história, filosofia e sociologia são elementos-chave para dar embasamento à argumentação, assim, estudar os principais conceitos filosóficos e sociológicos, bem como fundamentos históricos, pode conferir à argumentação uma fundamentação teórica produtiva.
  1. Leia a proposta e os textos motivadores com atenção – A primeira tarefa fundamental para construção de uma boa redação é, antes da escrita, a leitura. Ler a proposta com atenção e analisar como os textos motivadores encaminham a discussão do recorte temático é imprescindível à compreensão exata daquilo que a proposta está exigindo dos candidatos.
  1. Construa sua tese – Depois de compreender a proposta, é necessário que se pense em qual posicionamento seguir a respeito do tema. É preciso refletir sobre o ponto de vista a ser defendido de forma que se consiga desenvolvê-lo consistentemente.
  1. Organize e esquematize suas ideias – Ao se analisar como defender uma tese, é comum que muitas ideias surjam acerca do conhecimento existente sobre o tema. É importante estabelecer uma relação coerente entre essas ideias e, a partir disso, esquematizá-las, principalmente se esse esquema for feito no papel, para que se possa “enxergar” o que foi pensado para o texto. Redação Enem nota mil

 

  1. Selecione os argumentos – Com ideias diversas para pôr no papel, é indispensável que haja uma seleção daquilo que foi pensado a fim de que a argumentação seja consistente, visto que não há como desenvolver várias ideias bem embasadas em apenas 30 linhas. A seleção adequada dos argumentos é essencial para que a redação não consista apenas em exposição de informações e opiniões.
  1. Estruture sua redação – Após a seleção dos argumentos, é preciso saber como estruturá-los de modo que se desencadeiem de forma coesa e coerente para que se possa construir um texto claro e objetivo, o qual cumpra sua função de convencer o leitor, no caso o corretor Enem, quanto à tese pretendida. Nesse sentido, é imprescindível o uso adequado e diversificado de recursos coesivos.
  2. Revise seu texto – Após finalizada a escrita do texto, é necessário fazer uma revisão do que foi escrito. Essa revisão será mais proveitosa se tiver apenas um objetivo, por exemplo, o escritor pode fazer uma leitura à procura de possíveis erros de escrita e de gramática ou ler o texto em busca de incoerências entre os argumentos.
  3. Treine sua escrita- Para fazer uma boa redação, é essencial que haja treino constante. Escrever textos semanalmente (ou às vezes até mais de um por semana) fará a escrita fluir mais facilmente, além de estabelecer mais proximidade com uma variedade maior de temas.
  4. Busque corrigir seus erros – A cada correção feita das redações, é fundamental analisar e entender os erros cometidos para aprimorar a escrita até que eles não se repitam.

 

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.Como chegar à Nota 1000 na Redação

.

Treinar é fundamental para se sair bem na redação, afinal, escrita se aprende principalmente na prática. A dica é: pegue temas da atualidade, dê uma estudada em textos que saíram em veículos de comunicação e se dedique a escrevê-los.

Para o treino ser mais real, faça o gênero dissertativo-argumentativo em 30 linhas. E, compare aqui com os textos Redação Enem Nota 1000.

 

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.