Como iniciar sua Redação nos vestibulares e Enem

Se você vive dizendo “Não sei como começar a minha redação.” Preste atenção às dicas do Professor Wilson Rochenbach Nunes de como organizar a introdução da sua redação.

A estrutura: apresentação, tese e argumentos não é a única maneira de formular uma introdução, mas assim  há um risco menor, para quem está iniciando, de fugir ao tema.

Depois de ler com cuidado o texto de apoio e o tema, faça questionamentos a respeito deles para que você possa expor o tema e apresentar sua tese. Você precisa mostrar para o corretor da banca que conhece o tema solicitado. Por exemplo, se fosse “água e sustentabilidade”, você poderia fazer os seguintes questionamentos para formular sua tese (ponto de vista que vai ser defendido no texto):

O que penso sobre a sustentabilidade? Por que a água deve ser usada de forma sustentável? A água pode ser usada com sustentabilidade nas áreas rural e urbana?

Dica 1 – Veja como não confundir o tema da redação com o título. https://blogdoenem.com.br/redacao-tema-titulo/

Depois de apresentar o tema e escolher sua tese, escreva-a, apresente-a de forma clara e objetiva. É claro que você não vai dizer “eu concordo com o uso sustentável da  água” ou “eu descordo do uso sustentável da água”. Não se esqueça de que deve usar a 3ª pessoa. Além disso, você pode apresentar sua tese de maneira indireta.

Agora, parta para os argumentos, eles provarão a importância ou não, de acordo com sua tese, do uso sustentável da água. Dois é suficiente. Sua introdução tem que apresentar o que será discutido na sua redação, portanto escolha argumentos sobre os quais você consiga abordar. Para formular os argumentos, questione o seguinte:

Como se pode usar a água de forma sustentável? Sugira formas de utilização sustentável da água.

Dica 2 – Veja o que não pode faltar na sua redação. https://blogdoenem.com.br/redacao-nao-faltar-estrutura-redacao/

Que tal pensar na possibilidade de argumentar sobre o aproveitamento, na área urbana, da água da chuva e a obrigatoriedade nos projetos de novas construções? Não seria um bom argumento?

Outro argumento poderia ser a sustentabilidade da água na área rural. Utilização sustentável da água dos rios por meio da construção de um sistema de filtragem da água da água utilizada para consumo nas diversas áreas, como por exemplo, na limpeza dos ambientes onde os animais ficam confinados. A água retornaria para o rio sem contaminá-lo.

Não se esqueça de que você não pode desenvolver os argumentos na introdução, isso será feito nos parágrafos de desenvolvimento.

Essas foram apenas algumas ideias. Que tal começar agora uma redação? Aproveite as dicas, use sua criatividade e construa o seu texto.

Assista ao vídeo do Professor Rafael Cunha do Descomplica, que dá dicas de como começar uma boa introdução.

http://www.descomplica.com.br/redacao/dicas-para-uma-boa-introducao/estrutura-da-dissertacao-1

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.