Apostila de Redação Enem. Dicas do texto nota mil

Veja apostila grátis com estilos e modelos para tirar nota mil na Redação Enem. Para mandar bem você precisa escrever no modelo dissertativo-argumentativo. Vem!

Quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê (Monteiro Lobato). Podemos acrescentar que para escrever uma boa redação, então, sem chances para quem pouco lê!  – Quer superar os seus limites para criar uma boa Redação Enem ou de vestibulares? – O Blog do Enem tem as dicas para você chegar lá e tentar um texto nota 1000.

Estudar com material didático de primeira qualidade faz toda a diferença.  O Blog do Enem encontrou uma excelente apostila para você ler e estudar sobre Redação Enem. Além de baixar a Apostila você tem aqui as melhores aulas preparatórias para a Estutura da Redação.

Como fazer a Redação Enem

O primeiro passo da Redação é fazer uma boa interpretação dos textos de apoio e do enunciado com o tema. Uma boa lida, marcando o que você entende como os pontos centrais que podem compor o seu ponto de vista para chegar ao posicionamento. E, então, estabelecer a sua tese considerando o contexto, e caprichar na Introdução.

1 – A Introdução da Redação

Veja com a professora Daniela Garcia como fazer uma Introdução Perfeita, e conquistar a simpatia dos avaliadores logo no primeiro parágrafo.

Muito boas estas dicas da professora Daniela. Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

2 – O Desenvolvimento da Redação

Veja agora como você pode utilizar dados e citações para dar sustentação nos seus argumentos em defesa do seu ponto de vista. É a hora de mostrar consistência, Coesão e Coerência dentro do texto da Redação Enem. Dois parágrafos bem escritos impressionam bem os avaliadores. Veja como fazer:

Durante o desenvolvimento da redação, é importante perceber que apenas informações sobre o tema não são o suficiente para argumentar. Da mesma forma que somente críticas sem comprovação não cumprem o papel de um texto dissertativo.

Logo, é essencial que haja tanto o posicionamento do autor, quanto a corroboração por meio de fatos, dados ou exemplos.

3 – A Conclusão

Agora, confira como criar a sua Proposta de Intervenção em relação à problemática apresentada no Tema da Redação.  A tradição do Ministério da Educação está na escolha de temas que promovem a inclusão social, que promovem o acesso à cidadania em diversos aspectos.

Mas, é importante entender que, diferente do que muita gente fala, você não precisa solucionar nenhum problema. A competência 5 avalia uma proposta de intervenção.

Ou seja, você precisa intervir para buscar diminuir o problema, mas dificilmente conseguiríamos resolver questões tão complexas em tão poucas linhas, certo? Então, em primeiro lugar, pode se desfazer da “neura” de querer resolver tudo… Você só precisa tentar amenizar o problema, ok.

Veja na aula gratuita como mandar bem na Proposta de Intervenção:

Olha que vale a pena ver de novo estas dicas de como fazer uma Conclusão perfeita!

Apostila de Redação Enem

Ela foi criada pelo professor Marlus Humberto Geronasso,  para um projeto especial da Secretaria da Educação do Estado do Paraná, de apoio para os alunos que vão fazer o vestibular ou o Enem. E, melhor ainda que é de graça.

Na Apostila de Redação você encontra aulas completas  sobre Descrição, Narração e Dissertação. A Redação Enem é feita no modelo dissertativo-argumentativo, e nesta apostila você aprende.

Faroeste Caboclo é um exemplo de narrativa – O bom desta Apostila Enem para Redação Enem é que os exemplos são muito legais. Facilitam a compreensão.

No capítulo sobre Narração tem até uma parte da música Faroeste Caboclo, da banda de rock Legião Urbana. Nas ilustrações de toda a apostila sobre redação estão fotos que registram episódios importantes da história, acompanhadas de trechos de reportagens para facilitar o entendimento do conteúdo.

E, para estudar com ela você pode ler no site ou baixar o pdf no seu computador. Vale para o Enem e vestibulares. Veja também os links do Blog do Enem para você ver Redações Enem nota 1000.

 

Quatro passos da RedaçãoNota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão
compartilhe

Dica 1 – Veja aqui exemplos de redações que tiraram nota mil nas provas anteriores do Enem: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-nota-1000/

Estrutura da Apostila sobre Redação.

O conteúdo da apostila de Redação do professor Marlus foi dividido em quatro capítulos: Aula 1: Os Modelos Básicos de Redação; Aula 2 – Narração; Aula 3 – Dissertação; e, Aula 4 – A Importância da Linguagem.

Esta Apostila de Redação tem apenas 10 páginas,  divididas nos quatro capítulos/aulas descritos acima. Mas, com muito conteúdo, e com uma linguagem de resumo, de fácil compreensão.

Está no site criado pelo Departamento de Educação Básica do Governo do Estado do Paraná para apoiar os alunos do Ensino Médio.

Todo o conteúdo está disponível na rede, e com acesso livre para você e os seus colegas e amigos também. Vale para o Enem e para os vestibulares mais puxados. Veja a seguir o link de acesso.

  APOSTILA – Link direto. 

Acesse aqui o conteúdo gratuito da Apostila de Redação. Você pode ler online ou fazer um download do pdf: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/eureka/redacao.pdf

 Dica 2 – Como fazer uma boa dissertação no Enem:  https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-como-fazer-dissertacao-2/
Dica 3 – Boa redação no Enem requer domínio de dissertação e atualidades:  https://blogdoenem.com.br/enem-boa-redacao-dicas/
redação - fonte castelo branco
Apostila de Redação Enem