As 5 Competências avaliadas na Correção da Redação do Enem. Confira!

Você conhece as cinco competências usadas para avaliar os estudantes na prova de Redação Enem? Conheça mais sobre elas e fique preparado!

Não tem desculpa para você não caprichar na próxima Redação do Enem. Veja as cinco Competências avaliadas na correção da prova de Redação

redação 5 dicas destacada1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito.

Na correção da Redação Enem, serão considerados pelos avaliadores os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência 2 reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista. Este fator é considerado pelos avaliadores na correção da Redação Enem

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, durante a correção da Redação do Enem procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto na Redação Enem.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Na competência 4 avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual.

A correção da Redação Enem observa aspectos tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competência V, verifica-se como o participante indicará na Redação Enem as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

Dica do Blog: Confira 10 textos de Redação Enem nota 1000.  Veja como escrever para alcançar a nota máxima na Redação Enem. Leia e observe que não é tão difícil assim. Você também pode.

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veja Redação Enem Nota 1000

O que são as competências e habilidades?

As competências estão intimamente relacionadas às habilidades, uma vez que a competência de um indivíduo em resolver uma determinada problemática pressupõe que ele domine certas habilidades necessárias para a solução do problema.

Nessa perspectiva, o exame privilegia a avaliação da capacidade que os alunos concluintes do Ensino Médio têm de resolver problemas a partir de habilidades desenvolvidas no processo de escolarização. Complementa essa concepção de competências e habilidades o entendimento de que o conhecimento é construído pelos alunos por meio das experiências vivenciadas por eles quando necessitam realizar das mais simples às mais complexas ações.

A avaliação das competências escritoras no ENEM

A prova de redação do ENEM propõe-se a avaliar 5 competências escritoras do aluno. Para tanto, a matriz de competências do ENEM foi adaptada para avaliar o desempenho do participante como produtor de um texto no qual ele demonstre capacidade de reflexão sobre o tema proposto.

Essa reflexão é feita a artir da leitura dos textos que compõem a proposta, conjugada à leitura da realidade. Há o compromisso de que os temas abordem questões de ordem política, social, cultural ou científica, desde que apresentados como uma situação-problema, para a qual o autor do texto deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Veja o cálculo da nota da Redação

Os critérios de avaliação baseiam-se nas cinco competências expressas do ENEM traduzidas para a situação específica de produção de texto. Cada competência desdobra- se em níveis correspondentes aos conceitos – Insuficiente, Regular, Bom e Excelente, quantificados da seguinte maneira:

  • nível 1, nota 250;
  • nível 2, nota 500;
  • nível 3, nota 750 e
  • nível 4, nota 1000.

Cada redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de duzentos pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 250 a 1000) ou caso a redação seja simultaneamente “pontuada” e “desconsiderada” pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor.

Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 200 (duzentos) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas. Se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto.

Dica 1 – Veja como identificar, comparar, explicar, justificar e contextualizar durante a interpretação de um texto nesta aula de revisão para a Redação Enem – https://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-redacao-enem/

Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor.

Níveis de conhecimentos associados às Competências Expressas nas Matrizes de Referência para Redação do Enem

Para cada uma das competências expressas na matriz de referência para redação do Enem, existem níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme descritos abaixo:

  • Nível 0: Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não elabora proposta de intervenção.
  • Nível I: Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
  • Nível II: Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
  • Nível III: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • Nível IV: Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • Nível V: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto.

Os temas abordados pelo Enem

  • 1998: Viver e Aprender
  • 1999: Cidadania e participação social.
  • 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional.
  • 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses  em conflito?
  • 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
  • 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
  • 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
  • 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira.
  • 2006: O poder de transformação da leitura.
  • 2007: O desafio de se conviver com as diferenças.
  • 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional.
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana.
  • 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI.
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.
  • 2014: Publicidade Infantil em questão no Brasil.
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

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Como começar a preparação para a prova redação do ENEM?

É fácil observar que as propostas elencam temas que envolvem cidadania, informação e posicionamento crítico. E, a fim de estar preparado para qualquer tema, você precisa ler, ouvir, debater, discutir tudo.

Dica 2 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Confira mais esta aula sobre Interpretação de texto e garanta a sua nota da Redação Enem – https://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-6-redacao-enem/

Os temas podem ter abordagem mais pontual, quando se percebe que as circunstâncias sociais e políticas mais contundentes em alguns anos foram tema do ENEM (caso de 2011). Outras vezes, os temas são mais amplos e atemporais.

Dicas para uma Redação Nota 1000

Como exercício dessa aula sugiro que você estabeleça um cronograma de leitura:

  1. Definir horário (de preferência todos os dias) para ler notícias, editoriais, artigos, crônicas, charges, cartuns dos jornais diários. Há excelentes mídias gratuitas na internet.
  2. Anotar comentários, opiniões, frases que lhe chamem a atenção e despertem algum tipo de reação (concordância, discordância, dúvida).
  3. Redigir pequenos parágrafos sobre o tema que lhe interessar particularmente.
  4. Manter todas essas informações arquivadas (em papel ou meio eletrônico).
  5. Conversar com amigos, família, namorado (a) sobre os assuntos lidos.
Dica 3 – Você é do tipo que uma semana antes da Redação do Enem, prepara uma lista de palavras difíceis para impressionar a banca? Será que esse método realmente funciona? Veja como enriquecer o seu vocabulário de maneira correta para tentar uma Redação nota 1000 no Enem. – https://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem/

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