Domine a Concordância Verbal na Redação do Enem

Cuidado com a concordância no seu texto. Se errar na hora da prova ela pode tirar muitos pontos da sua nota. A dica é aprender a usar a concordância verbal na Redação.

Regra geral da Concordância Verbal na Redação do Enem: o verbo tem que concordar com o sujeito em pessoa e número.Essa é apenas uma ideia geral, já que existem outras possibilidades de concordância verbal. Para identificar o sujeito, localize o verbo e, em seguida, o sujeito. Claro, esta regra vale para a redação do Enem, do Encceja, do Vestibular e pra você também!

É muito fácil errar sem perceber. Por exemplo, esta frase: ‘O valor das mensalidades de todos os cursos subiram’ contém um erro muito comum. E quase ninguém percebe quando se fala. Mas, quando se escreve a coisa muda de figura…

Concordância Verbal

 Veja abaixo as situações mais importantes da concordância verbal que derrubam os candidatos na prova do Enem, dos Vestibulares, e do Encceja:

Fique atento às situações especiais:

1. Concordância com o núcleo do sujeito: “O valor das mensalidades de todos os cursos subiu.” Nessa frase só há essa possibilidade de concordância.

2. Concordância com expressões partitivas: A maioria, a maior parte, e expressões do mesmo gênero: “A maioria recebeu o documento.” Embora a palavra maioria represente plural, leva o verbo para o singular; porém, se houver um determinante no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural:  “A maioria dos funcionários recebeu / receberam o documento.”

3. Concordância com o verbo haver: Quando o verbo haver é usado no sentido existir ou ocorrer é impessoal, ou seja, não tem pessoa com a qual deva concordar (sujeito), portanto deve ficar sempre na 3ª pessoa do singular, independentemente do tempo ou do modo do verbo “Se houver manifestações, o comércio não abrirá.”

Havia diversas possibilidades de investimentos.” Caso haja verbo auxiliar, também não haverá concordância “Deve haver formas de se resolver esse problema.”

Dica 1 – Veja aqui outro cuidado importante que você deve ter com a sua redação https://blogdoenem.com.br/redacao-pronomes/

4. Concordância na voz passiva sintética (SE): Na frase “Encontraramse soluções para o problema.” o verbo está no plural porque soluções é o sujeito. Como se pode saber isso?

Simples, é só testar: Se você conseguir transformar da seguinte maneira: “Soluções para o problema foram encontradas.” (passiva sintética para analítica), é a prova de que há sujeito, e a concordância com ele é obrigatória.

5. Concordância com sujeito indeterminado (SE): Na frase “Tratase de problemas sem solução.” O verbo deve ficar no singular porque problemas não é sujeito.

Observe que o termo é introduzido pela preposição de (quem trata, trata de algo), portanto soluções é objeto indireto (a frase não pode ser transformada como na voz passiva sintética). Nesse caso, o sujeito é indeterminado. Embora esteja na 3ª pessoa do singular, pode representar plural também: uma pessoa ou várias tratam.

Dica: capriche na concordância verbal na redação

Confira com a professora Dani de Floripa um resumo simples e rápido sobre como escrever a Redação do Enem.

Muito bom este resumo! Sem essa de usar a linguagem oral e cometer erros de concordância verbal na redação.

Coesão e Coerência

Dica 2 – Veja aqui como produzir um texto coeso e coerente. coesão e coerência

Os erros mais comuns

Veja agora uma lista especial, e que pode te ajudar muito a não pagar mico na Redação do Enem. Confira os 12 erros de português mais comuns no Brasil:

  1. Fazem cinco anos que trabalho no setor”; em vez de “Faz cinco anos…” (concordância verbal)
  2. Vou estar enviando o documento”; em vez de “Vou enviar o documento.” (gerundismo)
  3. A nível de empresa …” (modismo; deve-se substituir a expressão por “em relação a, em se tratando de, quanto a”)
  4. Na medida em que ganhamos mais clientes…”; em vez de “À medida que” (a primeira forma indica causa, e não proporção)
  5. “O índice valorizou 10%”; em vez de “O índice se valorizou 10%” (o verbo é reflexivo)
  6. “Esse é o documento que preciso“; em vez de “Esse é o documento de que preciso” (regência verbal)
  7. Se eu ver o colega, aviso”; em vez de “Se eu vir o colega” (erro na conjugação do verbo ver)
  8. ” Há menas coisas…”; em vez de “menos coisas” (concordância nominal)
  9. “O meu resistro profissional… “; em vez de “registro profissional” (ortografia)
  10. “Eles reteram o documento…”; em vez de “retiveram” (conjugação verbal)
  11. “Deixe esse ofíciopara mim fazer”; em vez de “para eu fazer” (uso inadequado do pronome)
  12. Não se preocupa, vamos bater a meta”; em vez de “Não se preocupe” (mau uso do imperativo negativo)

 

Quatro passos da Redação Nota 1000

1 – A Estrutura da Redação
2 – Como fazer a Introdução da Redação
3 – Como defender um ponto de vista
4 – Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Aulas Gratuitas de Concordância Verbal

Agora, para complementar o nosso estudo da concordância verbal para sua redação, vale a pena assistir a dois vídeos aulas que podem ajudar a melhorar a qualidade da sua redação, as aulas abordam a concordância verbal.  O vídeo 1 trata do verbo haver e o vídeo 2 trata da partícula SE.

A – No vídeo abaixo de 7 minutos e 10 segundos, o professor João Paulo da Supremo tv fala sobre a concordância com o verbo haver.

B – Veja o p´roximo vídeo, com 9 minutos e 48 segundos. O professor Tiago Omena do CELP explica a partícula se como índice de indeterminação do sujeito e pronome apassivador.

Preste atenção, pois é conteúdo importante para sua redação.

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Ele dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel