Veja o uso correto dos pronomes relativos na Redação Enem

Veja as dicas do professor Wilson Rochenbach e da professora Mercedes, do Curso Enem Gratuito, para você mandar bem no uso dos Pronomes Relativos na Redação do Enem

Na redação, o uso dos pronomes relativos e a regência são itens avaliados na correção. É imprescindível usar a preposição com pronomes relativos quando ela for exigida pela sintaxe da frase.

Não se esqueça de que você deve usar o padrão culto da língua no seu texto. Você sabe usar os pronomes relativos da forma que a norma culta determina?

Uso dos Pronomes Relativos

Nós normalmente usamos o ‘que’ para a maioria das situações. No nosso dia a dia, o uso despreocupado da língua é marca da oralidade, ou seja, marca da linguagem falada, como se pode observar nos exemplos a seguir:

  1. “O problema que a solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.” ou ainda,
  2. “O assunto que falávamos só interessa a nós.”

Isso significa que, no uso coloquial da língua, essas construções não comprometem o seu desempenho linguístico, no entanto na sua redação vai haver um bom desconto. As frases acima estão em desacordo com o padrão culto, o qual determina o uso do pronome relativo cujo na primeira e uma preposição antes do pronome relativo na segunda.

Vejamos, então, como ficam as frases acima, para que estejam de acordo com a norma culta, a conhecida “tia Norminha”, que estabelece o padrão cobrado para o uso dos pronomes relativos na correção das redações do Enem:

  1. “O problema cuja solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.”
  2. “O assunto sobre o qual falávamos só interessa a nós.”

 Veja as frases com Pronomes

  1. Na primeira frase, usou-se o pronome relativo cujo, uma vez que há relação de posse entre o problema e a solução, e somente o cujo pode estabelecer esta relação.
  2. Na segunda, poderíamos usar a respeito do qual ou de que, pois quem fala, fala de, sobre, acerca de.

Relembre o conteúdo  sobre o uso dos pronomes relativos com a videoaula do Curso Enem Gratuito:

Muito boa esta aula da professora Mercedes. E têm mais dicas com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Os Pronomes Relativos:

  1. Os pronomes relativos que aceitam flexão de gênero ou número são classificados como variáveis. Os que não aceitam, são os invariáveis.
  2. Pronomes Invariáveis: quequem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto.
  3. Pronomes Variáveis: cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).  Fonte

 

Dica  do Blog – Veja 10 perguntas e respostas para você tirar as dúvidas em direção a uma redação nota dez no Enem e nos vestibulares: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Viu como não é difícil?  Você deve prestar atenção ao emprego desse pronome. Ele é um elemento coesivo importantíssimo no seu texto. Certamente, agora sua redação obterá nota máxima.

Dica 2 – Veja o que você NÃO deve fazer numa redação. Evite perder pontos preciosos: https://blogdoenem.com.br/redacao-10-dicas-voce-nao-redacao/

Aula Gratuita de Redação Enem

Agora, para  você ver também como elaborar a redação do Enem, veja uma aula do Curso Enem Gratuito com as dicas básicas do texto dissertativo-argumentativo. É co a professora Dani. Um show. Confira:

Dica 3 – Já escolheu a carreira que você pretende seguir? Veja aqui os 10 cursos mais procurados pelos candidatos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/

Wilson Redação
Este post sobre o uso dos pronomes relativos foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
O uso dos pronomes relativos
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel