O uso dos pronomes relativos no padrão culto da língua – Redação Enem

Você quer produzir uma boa redação no vestibular ou no Enem? Aquela que o corretor vai dar nota máxima? Então segue as dicas do uso dos pronomes relativos, e você vai se dar bem.

Na redação, o uso dos pronomes relativos e a regência é um dos itens avaliados na correção. É imprescindível usar a preposição com pronomes relativos quando ela for exigida pela sintaxe da frase. Não se esqueça de que você deve usar o padrão culto da língua no seu texto.

Você sabe usar um pronome relativo da forma que a norma culta determina? Nós normalmente usamos o ‘que’ para a maioria das situações. No nosso dia a dia, o uso despreocupado da língua é marca da oralidade, ou seja, marca da linguagem falada, como se pode observar nos exemplos a seguir:

“O problema que a solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.” ou ainda,

“O assunto que falávamos só interessa a nós.”

Isso significa que, no uso coloquial da língua, essas construções não comprometem o seu desempenho linguístico, no entanto na sua redação vai haver um bom desconto. As frases acima estão em desacordo com o padrão culto, o qual determina o uso do pronome relativo cujo na primeira e uma preposição antes do pronome relativo na segunda.

Vejamos, então, como ficam as frases acima, para que estejam de acordo com a norma culta, “tia Norminha”.

“O problema cuja solução não foi encontrada vai nos dar dor de cabeça.”

“O assunto sobre o qual falávamos só interessa a nós.”

Vamos às explicações:

Na primeira frase, usou-se o pronome relativo cujo, uma vez que há relação de posse entre o problema e a solução, e somente o cujo pode estabelecer esta relação. Na segunda, poderíamos usar a respeito do qual ou de que, pois quem fala, fala de, sobre, acerca de.

Dica 1 – Veja 10 perguntas e respostas para você tirar as dúvidas em direção a uma redação nota dez no Enem e nos vestibulares: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Viu como não é difícil?  Você deve prestar atenção ao emprego desse pronome. Ele é um elemento coesivo importantíssimo no seu texto. Certamente, agora sua redação obterá nota máxima.

Dica 2 – Veja o que você NÃO deve fazer numa redação. Evite perder pontos preciosos: https://blogdoenem.com.br/redacao-10-dicas-voce-nao-redacao/

Agora, para complementar a nossa discussão sobre o uso correto dos pronomes relativos, assista a um vídeo de 6 minutos e 36 segundos do professor Leo que aborda o emprego dos pronomes relativos e a regência.

Dica 3 – Já escolheu a carreira que você pretende seguir? Veja aqui os 10 cursos mais procurados pelos candidatos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/10-cursos-mais-procurados-sisu/
Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.