Não se culpe por ler A Culpa é das Estrelas: é Literatura Enem

O que você faz nos momentos de lazer pode virar citação de bagagem cultural na Redação Enem. Veja como criar referências para o Capitão América e para o livro A culpa é das estrelas:

Você é daqueles estudantes dedicados que acha que está perdendo tempo quando reserva um momento do seu dia para ver um bom filme ou ler um livro que não está na lista do Enem ou aos vestibulares? Aproveite e pegue um romance. Que tal A Culpa é das Estrelas? Ler te ajuda na Redação e na Literatura do Enem.

A culpa é das estrelas

Você se culpa por gastar tempo com leituras, e que parecem distrações quando está se preparando para provas do vestibular ou do Enem? A recomendação do Blog do Enem é para você parar agora de pensar desse jeito!

 A dica de hoje foi feita para acalmar o seu coração e para preparar o seu cérebro para a Redação.Tem gente que “se culpa” por ler A culpa é das estrelas. Pensa só!?A culpa é das estrelasSaber relacionar diferentes áreas do conhecimento e defender seu ponto de vista usando as mais diversas fontes de informação são competências cobradas dos candidatos do Enem na prova de redação. O cérebro precisa de alimento para conseguir fazer isto.

Para que você consiga garantir uma nota satisfatória nesses quesitos, é preciso ter uma boa bagagem cultural e histórica, adquirida, muitas vezes, pela leitura de entretenimento. Por isso, atenção que a Dica Enem de hoje é importante!

A professora Andrea Lanzara, do Cursinho da Poli de São Paulo, conversou com a equipe do Universia e deu a seguinte Dica Enem: as atividades que o aluno faz durante seu tempo livre podem ser importantes fontes de inspiração para construir a argumentação na hora da prova. Ou seja, vale super para a preparação da Redação.

Por que não citar A Culpa é das Estrelas?

Por isso, se você é fã de A Culpa é das Estrelas, do autor John Green, por que não citá-lo numa redação do Enem ou dos vestibulares. Por exemplo, se o tema abordado envolver questões de solidariedade e amor? Muitas lições sobre esses aspectos podem ser extraídas da obra e aproveitadas na discussão de determinados tópicos.

Porém, antes de você se empolgar com a nossa Dica Enem e começar a pensar em mil formas de usar seu filme ou livro preferido como argumento na hora da redação do exame, leia esse post até o final! Existem formas corretas de utilizar o entretenimento como fonte de argumentação e, se você não souber ao certo como fazer isso, o tiro pode sair pela culatra.

Como fazer citações na redação

Veja com a professora Daniela Garcia, uma campeã na preparação de alunos para a Redação, as dicas básicas para incluir citações Diretas ou indiretas no texto dissertativo-argumentativo.

Muito bo este resumo da professora Dani. Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá!

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Veja como citar o Capitão América

Mas, vamos combinar o seguinte: só vale abordar filmes ou livros na redação do Enem se a relação deles com o tema for clara! Por exemplo: se o tema da redação fizer referência ao patriotismo, por que não fazer referência ao Capitão América?capitão américaO personagem Capitão América surgiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Naquela época ocorria uma onda de patriotismo norte-americano. O país estava em combate, e centenas de milhares de jovens soldados foram enviados para as frentes de batalha na Europa, Norte da África, e na Ásia.

E, e, por isso, a história dos quadrinhos aborda justamente essa questão: o personagem Steve Rogers, embora muito magro e sem preparo físico, queria de qualquer maneira lutar na guerra pelos Estados Unidos.

Seu patriotismo era tão forte que ele se sujeitou a experimentos científicos que tentariam criar um supersoldado, com medidas e força extraordinárias, e que acabaram originando o Capitão América.

Para colocar nossa Dica Enem em prática e trabalhar os filmes na redação do Enem, é importante que o aluno procure contextualizá-los e saiba demonstrar conhecimento a respeito das obras. Por isso, antes de citar seu filme preferido como argumento na sua dissertação, tenha certeza que você sabe usá-lo eficientemente para provar o ponto de vista que você está defendendo!

Citações mostram Bagagem Cultural

Citar um filme ou um livro apenas por que você quer citá-los não vai demostrar sua bagagem cultural para os avaliadores e pode até fazê-lo perder pontos valiosos na hora de conquistar uma vaga na universidade.

A professora Andrea também explica: “escolher o momento de lazer e o tipo de lazer é bastante importante”. Citamos ao longo desse post filmes de grande audiência que podem ser usados como fonte de argumentação para temas específicos da redação do Enem, mas, diversificar os gêneros cinematográficos é essencial.

O que é Literatura e os Gêneros Literários

Confira agora um resumo bem didático, rápido e bem divertido, com a professora Camilla, sobre os três gêneros literários: 1 Épido; 2 Lírico; e, 3 Dramático.

Gostou do show da professora Camilla? Têm mais aulas com ela no canal do Curso Enem Gratuito!

Redação Enem Nota 1000

Veja dez exemplos de Redação Enem Nota 1000. São textos aprovados com Nota Máxima no Enem 2014. Perceba que não é tão difícil assim, e que você também pode chegar lá.

Leia com calma e compare com seus rascunhos.redação nota 1000

Dica do Blog do Enem – Não precisa deixar de lado o gênero de filme pelo qual você tem preferência, apenas aprenda a assistir obras diferentes para ampliar seu repertório. Afinal, a ideia é reunir o maior número de artifícios para discutir o tema de redação proposto pelos enunciados do vestibular ou do Enem.