A importância dos Direitos Humanos na Redação Enem

A conclusão da Redaço do Enem exige uma Proposta de Intervenção que considere a perspectiva dos Direitos Humanos. Veja como resolver esta questão e mandar bem.

Direitos Humanos – Sim, a Redação do Enem exige que você considere os Direitos Humanos na argumentação do seu texto.  Veja.

O desafio de uma boa Redação no Enem está na cabeça de todos os candidatos e de todas as candidatas. O ano inteiro a tensão é grande. E só aumenta. Uma boa nota na Redação ‘garante’ muita gente. E você?

Direitos Humanos na Redação

Quanto mais dicas você puder reunir antes de encarar esse desafio, melhor para o seu desempenho! Por isso, hoje o Blog do Enem, em parceria com o portal Universia (www.universia.com.br), trouxe uma dica de ouro para quem quer mandar bem na Redação Enem desse ano: atenção e respeito aos Direitos Humanos na proposta de intervenção na conclusão da Redaçãol!

De nada vai adiantar você estruturar bem o seu texto, mandar bem na gramática e, no final das contas, se esquecer desse detalhe importantíssimo.redacao-enemAfinal, proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos é uma das competências avaliadas na Redação Enem.

Dica 1: Saiba tudo sobre as competências avaliadas na Redação Enem – https://blogdoenem.com.br/competencias-redacao-enem/

Veja a perspectiva das Minorias

Veja com a professora Anna Amorin, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e objetivo para você compreender a importância de uma perspectiva inclusiva na Conclusão da Redação do Enem:

Excelente este resumo! Vale a pena ver de novo

Os Direitos Humanos na Conclusão

Ouvido pela equipe do portal Universia Brasil, o professor de história do Cursinho da Poli em São Paulo, Elias Feitosa, explica que “não há espaço algum para que o aluno seja contrário a esses direitos”.

Enão é só o Enem que valoriza essa questão. Vestibulares como a Fuvest, Unicamp e Unesp também descontam pontos dos candidatos que apresentarem uma postura contrária aos valores humanos.

Agora você deve estar se perguntando: o que eu posso fazer para garantir uma boa avaliação nessa competência da Redação Enem? Bom, antes de mais nada, você precisa conhecer a Declaração dos Direitos Humanos, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e disponível gratuitamente e online no site http://www.onu.org.br/.

Dica 2: Melhore seu vocabulário para fazer uma boa prova – https://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem/

Segundo o professor Feitosa, o candidato que está fazendo a prova de Redação do Enem não pode achar que ali é um espaço onde pode expressar qualquer tipo de opinião. É importante que você saiba a diferença entre o que é um problema social e o que caracteriza um desrespeito a humanidade.

E o professor do Cursinho da Poli deixa bem claro que as consequências são graves para quem exagera:  “alguns alunos acabam perdendo a sua nota”.

Por isso, antes de passar a limpo o rascunho da sua redação, certifique-se de que seus argumentos estão de acordo com a Declaração elaborada pela ONU e se você escreveu de forma ética e moral.

Aula Gratuita: Os Direitos Humanos na Redação do Enem:

Confira com a professora Daniela Garcia as dicas básicas para você não se perder na hora de abordar os Direitos Humanos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Muito bom este resumo!

O desrespeito aos Direitos Humanos na Política

O discurso de ódio e discriminação com relação à origem é crime. Calúnia (art. 138 do Código Penal), Difamação (art. 139 do Código Penal) e Injúria (art. 140 do Código Penal) dependem de queixa realizada pela própria vítima.

Estes crimes, mesmo cometidos pela Internet, devem ser denunciados pela vítima na delegacia mais próxima da residência dela ou em uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Já os casos de Racismo, Xenofobia, Apologia e incitação a crimes contra a vida podem ser feitas na Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos”.

Em 2012. a estudante de direito Mayara Petruso foi condenada a prestação de serviços comunitários e pagamento de multa por postar mensagens preconceituosas contra nordestinos durante as eleições de 2010. A jovem postou em seu perfil no Twitter a seguinte mensagem: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”.

Por isso, você que está tentando conquistar uma vaga na Universidade pelo Enem, fique atento e não cometa esse erro absurdo! É preciso pensar e analisar antes de dizer qualquer coisa que venha à cabeça.

Muito mais do que apenas garantir uma boa nota na Redação do exame, saber respeitar e tratar com dignidade os outros independente das diferenças o torna um ser humano igualmente digno de respeito.

Dicas da Redação nota 1000

Excelente este resumo com a professora Tharen Teixeira. Ela faz uma viagem completa, com o passo a passo do texto dissertativo-argumentativo, e contemplando a perspectiva dos Direitos Humanos na Proposta de Intervenção.

 

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

O texto original do portal Universia Brasil sobre a importância dos Direitos Humanos na Redação Enem você encontra aqui.

O portal Universia Brasil disponibiliza para você várias dicas valiosas, como oportunidades de Bolsas de Estudo no Brasil e no exterior. Acesse www.universia.com.br e saiba mais.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel