Faltam:
para o ENEM

Ortografia – Atenção na Redação do vestibular e do Enem

Você acha que a ortografia é uma malvada? As dicas de redação do Professor Wilson Rochenbach Nunes vão fazê-lo mudar de opinião. Aproveite também a videoaula gratuita.

Cuidado com a ortografia na sua redação. Algumas palavras são comuns nas produções textuais e são grafadas frequentemente de maneira errada. Como fazer, então, para não errá-las? Facinho! Siga as dicas a seguir:

Há diferença entre hesitar que significa duvidar e êxito que significa sucesso. Não se esqueça também de que imprescindível e conscientizar são grafadas com sc. Mais um detalhe! necessitar e precisar são grafadas com c.

Dica 1: Redação – acentuação também faz parte da ortografia.

A escolha entre s e z também é problema. As palavras paralisar, analisar e pesquisar são grafadas com s, inclusive todas as palavras que derivarem delas.

A escolha entre s e ç é outro problema enfrentado constantemente por quem tem que escrever. Fique atento ao esquema abaixo que o ajudará em muitos momentos de indecisão.

 Nas seguintes terminações, o d e o t são substituídos por s ou ss nas derivações. Caso a consoante do radical apareça na derivação, a grafia da sílaba final deve ser ção.

der

 Þ compreender Þ compreensão

dir

 Þ expandir Þ expansão

ter

 Þ reverter Þ reversão

tir

 Þ divertir Þ diversão

mir

 Þ imprimir Þ impressão

ter

 Þabster Þ abstenção

mir

 Þ sumir Þ sumiço

Observe que, se o d, t, ou o m sumirem na derivação, o s ocupa o espaço; se permanecerem, o ç tem sua vez. Aproveite bem essas dicas, elas o ajudarão.

Dica 2: Veja a importância da gramática na sua redação.

Use s depois de ditongo, me-, en– como em coisa, mexer e enxame. Atenção aos sufixos –es e –esa grafados com s quando indicam origem Þ chinês, chinesa – ou título de nobreza Þ marquês, marquesa.

Os sufixos –ez –eza grafados com z quando se transforma adjetivo em substantivo (abstrato) como em pobre Þ pobreza ou ainda estúpido Þ estupidez

Só mais uma dica: o sufixo –izar é formador de verbos, como em suave Þsuavizar

Acompanhe também a vídeoaula sobre ortografia com o professor Hugo Silvestre, Coordenador em Nivelamento em Língua Portuguesa da UniEvangélica. Vale a pena!

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.