Fuja da Redação Enem Nota Zero: veja as dicas e não perca pontos!

Fuja do zero na Redação Enem. Veja as regras para saber o que vale ponto, as 5 Competências que são cobradas, e fique de olho nos erros mais graves que provocam Nota Zero na redação. Confira abaixo.

Redação Enem Nota Zero? – Fuja deste vexame. Confira as regras da Redação para não perder pontos, e veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000.

Mandar bem na Redação é uma boa para garantir sua média no Exame Nacional do Ensino Médio. A nota do Enem é uma das principais formas de garantir sua vaga em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada,e ainda vale para financiamento do Fies e para as bolsas de estudo do Prouni. Mas, se tirar zero na redação Enem, fica de fora!

redação enem nota zero destacada

 Redação Enem – Veja as principais regras:

Nem preciso falar sobre a importância do Enem, não é mesmo? Não faça como muitos candidatos que perdem pontos na Redação simplesmente porque não leem os guias elaborados pelo MEC para a realização das provas.

Eu garanto a você que conhecer as regras do jogo pode ter muito mais efeito na nota da sua redação do Enem do que horas de estudo. Vamos lá! Confira abaixo a lista dos erros que provocam a Nota Zero na Redação.

A importância de ler o edital do MEC

A nota da sua redação pode definir sua aprovação em todos os programas citados anteriormente. Por reconhecer a importância que o seu texto terá na sua nota final o MEC elaborou um  “Guia do Participante: Redação do Enem”. As regras estão valendo desde o ano de 2013, e ganharam mais rigor em 2014, com advertências que podem levar  nota zero. Confira aqui:

O que provoca Nota Zero na Redação:

– escrever um texto desconectado do tema proposto;
– não seguir no texto a estrutura dissertativo-argumentativa;
– produzir texto com menos de 7 (sete) linhas;
– colocar impropérios, desenhos e outras formas de provocação (hinos de clube de futebol, receitas de bolo, etc.) e que estejam desconectadas do contexto da argumentação e do tema da redação;
– desrespeitar os direitos humanos;
– entregar a folha de redação em branco;

Assim, você não vai perder tempo pensando no que pode ou não fazer, e o que vale e o que não vale pontos. Principalmente evitar o que pode derrubar a sua nota!

Competências cobradas na Redação do Enem:

Nesse documento orientativo criado pelo Ministério da Educação você irá encontrar cada uma das cinco competências avaliadas na prova de Redação do Enem. São elas:

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da Língua Portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 – Textos avaliados com nota máxima no Enem. 

redação enem nota 1000 verde
veja os textos nota 1000

Outras recomendações do Guia do Participante do Enem

O documento ainda traz algumas recomendações bastante conhecidas, já que muitos professores debatem estes temas em sala de aula. A seguir, resumo alguns desses itens:

  • Faça uma leitura cuidadosa dos textos motivadores, bem como das instruções, a fim de compreender o que está sendo solicitado. Dica: Muitas vezes os textos motivadores aparecem em forma de charge. Não deixe de prestar atenção nas referências contidas nos desenhos. Eles trazem tanta informações quanto os desenhos.
  • Leia com bastante atenção o tema proposto e observe qual tipologia textual é exigida (neste caso será um texto dissertativo-argumentativo).
  • Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indiquem o posicionamento dos autores.
  • Identifique, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista.
  • Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores.
  • Leia atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.
  • O Guia do Estudante ainda possui exemplos de redações que alcançaram a nota máxima: 1000.

Dica do Blog do Enem: entenda como as redações do Enem são corrigidas:  https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

A seguir, confira as dicas do colunista do portal iG Mateus Prado. Ele fala sobre a diferença do critério de avaliação da redação do Enem em relação às outras provas. O vídeo tem 4min e está disponível no canal aberto do Youtube:

Confira a dicas de outros especialistas na prova de redação do Enem

Separei algumas dicas da professora Arlete Salvador. Ela produziu o livro “Como escrever para o Enem” (Contexto) com o intuito de ajudar você a garantir a melhor nota no dia da prova. Todas as instruções têm um viés bastante prático.

A obra contém dicas bastante curiosas. Uma delas é que você deve descansar. Mas para garantir uma boa noite de sono, você vai precisar se organizar. Isso significa priorizar os estudos em vez de passar os dias nas redes sociais. Confira as outras dicas da professora Arlete:

  • Calcule o tempo para fazer a redação;
  • Encontre o tema;
  • Faça um rascunho;
  • Capriche na letra – acredite, não é nada pessoal!
  • Divida os parágrafos;
  • Nunca escreva em primeira pessoa;
  • Leve a prova a sério;
  • Seja simples e objetivo;
  • Não fuja ao tema proposto

Dica do Blog do Enem: conheça as melhores formas de defender suas ideias em uma dissertação argumentativa https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/

texto redaçao dissertativo argumentativo

Lembre-se de que não basta inspiração para escrever bem. Você vai precisar treinar muito. Para ajudá-lo a garantir a nota 1000, selecionei outros critérios que devem ser levados em consideração durante o seu estudo.

  • Não leve os temas para o lado pessoal. A banca de avaliadores quer encontrar dados e referências a outros autores no seu texto e não sua opinião pessoal sobre o tema.
  • Exercite seu poder de concentração. Lembre-se de que você passará horas lendo questões, pensando na resposta correta e ainda terá de produzir uma redação. Você vai perceber como o tempo é curto se você não estiver o tempo todo atento. Não tem jeito, a melhor forma de exercitar a sua concentração é através da leitura e do estudo.

Este post foi escrito por Camila Linhares. Ela é licenciada em Letras pelo UNIPLI – RJ. Na oportunidade, foi bolsista integral do PROUNI e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF – RJ. Atua como redatora e tem uma microempresa de consultoria em Língua Portuguesa. Está trabalhando em seu primeiro livro. https://www.facebook.com/camila.linhares.547