Fuja do Zero na Redação Enem: veja as dicas e não perca pontos!

Se liga para não cair nas armadilhas da nota zero na Redação Enem ou do Encceja. Veja as regras para saber o que vale ponto e fique de olho nos erros mais graves que derrubam os candidatos. Confira aula gratuita:

Mandar bem na Redação é uma boa para garantir sua média no Enem, no Encceja e nos vestibulares.  Não vacile. Veja nesta aula os erros mais comuns para você não cair nas mesmas pegadinhas. E, depois confira modelos de Redação Enem nota 1000, e conheça as regras do que vale ponto e do que perde ponto.

O Zero na Redação Enem

A nota da Redação é muito importante para quem busca o Diploma no Encceja ou quem vai disputar vaga nas universidades pela nota do Enem. Neste caso, a nota da redação pode definir quem ganha e quem perde na competição das universidades públicas pelo Sisu, no Fies e nas bolsas de estudo do Prouni.

Zero na Redação Enem Nunca Mais! –  Porém, no meio de todos os caminhos tem sempre uma Redação. Muita gente tira nota zero só porque não presta atenção nas regrinhas básicas. redação enem nota zero destacadaVeja as principais razões da nota zero na Redação, para você se ligar e não cair nas armadilhas:

  • Fuga do Tema – Mesmo que você não tenha um posicionamento claro ou argumentos definidos, escreva sobre o que estiver na solicitação do enunciado da Redação;
  • Texto Insuficiente – O limite mínimo de texto para valer pontos é de 8 (oito) linhas. Não vale nada escrever menos do que isso. Entregou com sete linhas, zero!
  • Copiar o texto motivador – Quem tenta “enganar na redação” e apenas copia partes do texto motivador, leva zero na cabeça.

 

  • Parte desconectada – Lembra dos episódios em que os participantes colocavam trechos de receitas de bolo, ou hinos de clubes de futebol, sem nenhuma relação com o tema ou o desenvolvimento do texto? Então, quem tenta essa brincadeira leva zero também dentro das novas regras.
  • Assinatura ou identificação do candidato – Não pode ter nada que permita identificar o autor da redação. Se liga!
  • Idioma estrangeiro – Também leva um zero bem redondo quem utilizar idioma estrangeiro de maneira predominante na Redação;
  • Página em branco – Só mesmo pra reforçar: Se o mínimo de texto são oito linhas, entregar em branco dá zero sim!

 

As regras da Redação nota 1000

Não faça como muitos candidatos que perdem pontos na Redação simplesmente porque não  olham as dicas dos professores do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, e nem leem os guias elaborados pelo MEC para a realização das provas do Enem. A solução é se ligar para escapar do Zero na Redação do Enem.

Eu garanto a você que conhecer as regras do jogo pode ter muito mais efeito na nota da sua redação do Enem do que horas de estudo. Vamos lá! Confira abaixo a lista do que vale ponto, para você conquistar uma boa nota:

Competências cobradas na Redação:

Nesse documento orientativo criado pelo Ministério da Educação você irá encontrar cada uma das cinco competências avaliadas na prova de Redação do Enem. São elas:

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da Língua Portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
  6. Com estes cinco tópicos acima você pode dar adeus ao zero na Redação do Enem, porque você vai somar muitos pontos, sim!

Veja 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000 – Textos avaliados com nota máxima no Enem:veja os textos nota 1000

 

Dicas do Guia do Participante do Enem

O documento oficial do Ministério da Educação sobre como fazer o texto dissertativo-argumentativo  traz algumas recomendações bastante conhecidas, já que muitos professores debatem estes temas em sala de aula. A seguir, resumo alguns desses itens:

  • Faça uma leitura cuidadosa dos textos motivadores, bem como das instruções, a fim de compreender o que está sendo solicitado.
  • Dica sobre o texto motivador: Muitas vezes os textos motivadores aparecem em forma de charge. Não deixe de prestar atenção nas referências contidas nos desenhos. Eles trazem tanta informações quanto os desenhos.
  • Leia com bastante atenção o tema proposto e observe qual tipologia textual é exigida (neste caso será um texto dissertativo-argumentativo).

 

  • Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indiquem o posicionamento dos autores.
  • Identifique, em cada texto motivador, a tese e os argumentos apresentados pelos autores em defesa de ponto de vista.
  • Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores.
  • Leia atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores.
  • Veja modelos de redações nota mil,  que alcançaram a nota máxima.

 

Como estruturar a Redação

Confira com a professora Tharen Teixeira, do canal Curso Enem Gratuito, as dicas para elaborar o texto dissertativo na Redação do Enem ou dos Vestibulares.

Dica do Blog do Enem: entenda como as redações do Enem são corrigidas:  https://blogdoenem.com.br/corrigem-redacoes-enem-vestibular/

Confira a dicas da professora Arlete

Separei aqui para você algumas dicas da professora Arlete Salvador. Ela produziu o livro “Como escrever para o Enem” (Contexto) com o intuito de ajudar você a garantir a melhor nota no dia da prova. Todas as instruções têm um viés bastante prático.

A obra contém dicas bastante curiosas. Uma delas é que você deve descansar. Mas para garantir uma boa noite de sono, você vai precisar se organizar. Isso significa priorizar os estudos em vez de passar os dias nas redes sociais. Confira as outras dicas da professora Arlete:

  • Calcule o tempo para fazer a redação;
  • Encontre o tema;
  • Faça um rascunho;
  • Capriche na letra – acredite, não é nada pessoal!
  • Divida os parágrafos;
  • Nunca escreva em primeira pessoa;
  • Leve a prova a sério;
  • Seja simples e objetivo;
  • Não fuja ao tema proposto

Dica do Blog do Enem: conheça as melhores formas de defender suas ideias em uma dissertação argumentativa https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-texto-argumentativo/texto redaçao dissertativo argumentativo

Lembre-se de que não basta inspiração para escrever bem. Você vai precisar treinar muito. Para ajudá-lo a garantir a nota 1000, selecionei outros critérios que devem ser levados em consideração durante o seu estudo.

Não leve os temas para o lado pessoal. A banca de avaliadores quer encontrar dados e referências a outros autores no seu texto e não sua opinião pessoal sobre o tema.

Exercite seu poder de concentração. Lembre-se de que você passará horas lendo questões, pensando na resposta correta e ainda terá de produzir uma redação. Você vai perceber como o tempo é curto se você não estiver o tempo todo atento. Não tem jeito, a melhor forma de exercitar a sua concentração é através da leitura e do estudo.

Zero na Redação? – Nunca mais!

A seguir, confira as dicas da professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, explicando direitinho como escapar do Zero na Redação Enem. Ela fala sobre a diferença do critério de avaliação da redação do Enem em relação às outras provas.

Muito legal as dicas, os macetes e as orientações da professora Daniela. Um show!

Este post sobre o Zero na Redação Enem foi escrito por Camila Linhares. Ela é licenciada em Letras pelo UNIPLI – RJ. Na oportunidade, foi bolsista integral do PROUNI e especialista em Literatura Infantojuvenil pela UFF – RJ.

Atua como redatora e tem uma microempresa de consultoria em Língua Portuguesa. Está trabalhando em seu primeiro livro. https://www.facebook.com/camila.linhares.547

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel