Gramática: revise Cacofonia para os vestibulares e o Enem

Você sabe o que é Cacofonia? Revise e confira os exemplos para não errar na Redação e nas questões de Gramática nos vestibulares e no Enem. Sem essa de pagar mico escrevendo 'Beijei a boca dela'.

Cacofonia é o encontro de sílabas que acabam formando sons desagradáveis. Assim como a ambiguidade, o eco, a colisão e o plebeísmo, a Cacofonia é um Vício de Linguagem.

Cacofonia: Alguns exemplos clássicos de Cacofonia são: Ela tinha…, que soa como “latinha”. Por cada…, que soa “porcada”. Vi ela…, que soa “viela”. Observe nas frases estes exemplos: “Ela tinha figuras por cada álbum” (latinha, porcada). 

“Eu vi ela próximo ao bar” (viela).  Então, nem pense em colocar alguma coisa assim na Redação. É perder pontos na certa!

O que são Vícios de Linguagem?

Vícios de Linguagem são desvios cometidos por nós, usuários da língua, às vezes por desconhecimento das normas ou por descuido.  Nem sempre já um ‘erro gramatical’ grave na cacofonia, mas é o resultado ao soar o que se fala que provoca o efeito desagradável da Cacofonia.

Em alguns casos a Cacofonia é utilizada de propósito, para evocar duplo sentido ou humor, mas quando empregada indiscriminadamente demonstra que o usuário da língua não domina a norma culta do português.

Dica 1 – Veja aqui um post do Blog do Enem que ensina gramática e traz exemplos para você não perder pontos cometendo erros de Vícios de Linguagem. Vícios de Linguagem - Cuidado para não perder pontos no EnemConstruir frases que carreguem uma alta carga de ambiguidade também podem conter vícios de linguagem. Cuidado!

Exemplos de Cacofonia

Na oração “Eu vi ela no supermercado”, a Cacofonia está no “vi ela”, que é o mesmo som da palavra “viela”. De acordo com as normas cultas do português teríamos: “Eu a vi no supermercado”.

Já na oração “Beijou na boca dela”, a Cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”. De acordo com as normas do português teríamos: “Beijou-a na boca”.

Confira mais exemplos:

  • “Ele tem fé demais para um futuro promissor”. (fede).
  • “O nosso hino é belo e culto”. (sohino, fonética=suíno).
  • “Ela te tinha contado sobre isso ontem (tetinha).

Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa

Outro tema que sempre cai no Enem e nos Vestibulares é sobre a diferença entre Linguagem Denotativa e Linguagem Conotativa. Você lembra? É bem simples:

A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Ou, em outras palavras: A linguagem Conotativa é aquela que ‘dá a entender’, é aquela que requer do leitor ou do interlocutor uma interpretação para chegar ao propósito do que o emissor escreveu ou falou.

Já a Linguagem Denotativa é aquela bem objetiva, que indica claramente do que se trata o que está sendo dito, escrito ou mostrado na comunicação utilizada.

denotação, portanto, será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).

O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado!

Simulado Enem sobre de Linguagem

Então, agora é hora de testar os seus conhecimentos básicos. Responda 10 questões sobre Vícios de Linguagem. O gabarito sai na mesma hora. E, se você errar alguma questão, o sistema abre uma aula gratuita para você revisar o conteúdo.Linguagem Denotativa x Linguagem ConotativaTeste o seu nível para a prova de Linguagens. Clique na imagem acima.

Aula Gratuita sobre Vícios de Linguagem

Veja neste vídeo publicado no canal Sérgio Augusto Borges um grupo de atores apresentando diálogos com Vícios de Linguagem. Um professor comenta os erros e explica a forma correta, de acordo com as normas gramaticais.

Participam do vídeo: Alexsandro Silva, Ivan Souza Júnior, Michelline Torres. Entre os exemplos, os atores também cometem erro de Cacofonia. Assista!

Para fazer esse post, utilizamos como fonte o site Brasil Escola. Leia mais sobre Gramática e Vícios de Linguagem no link:
http://www.brasilescola.com/gramatica/vicios-linguagem.htm

Dica 2: Redação Enem – Aula Grátis de Gramática sobre  Acentuação Gráfica para vocês!
Dica 3: Redação Enem – Ganhe pontos com o emprego correto dos ‘Porquês’ Veja aqui.
Dica 4: Redação Enem: Veja aula grátis sobre o uso correto da Crase. Clique aqui.
Amanda Enem gramática
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .