O uso do Gerúndio – Resumo simulado Enem gratuito

É hora de revisar o gerúndio para não perder pontos na Redação. Se você fizer o uso excessivo ou de maneira incorreta, a nota pode cair na avaliação oficial. Confira aula gratuita e responfa as questões do Simulado Enem de Gramática.

Hora de revisar o uso do Gerúndio para não perder pontos na Redação e nem nas questões objetivas do Enem ou  do Encceja. O Gerúndio, você já sabe, é uma das Formas Nominais do Verbo, e indica uma ação ‘que está acontecendo’, que está se passando naquele momento. Por exemplo, no verbo ‘cantar’ o gerúndio é ‘cantando’. Passear tem o gerúndio em ‘passeando’.

Você já atendeu a alguma chamada de Call Center em que a operadora conversa com foco em tentar convencer pelo aceite a um cartão de crédito? Se ainda não, pode acreditar que a tentativa de diálogo começa mais ou menos assim:

 “Bom dia! Aqui quem fala é Maria, em nome do banco ‘tal’. Eu gostaria de estar lhe oferecendo uma promoção do nosso cartão de crédito. Nós estamos entrando em contado com o senhor e passando todas as informações para que o senhor esteja avaliando a qualidade e a oportunidade dos nossos serviços…”.GerúndioExemplos como este são chamados de gerundismo, que é o uso do gerúndio de maneira indiscriminada.

Mas não quer dizer que não temos situações em que podemos empregar o Gerúndio. Preste atenção neste post e confira as situações em que o uso do Gerúndio pode ser adequado.

O uso do gerúndio

Antes de continuar no resumo geral, veja uma Introdução ao tema do Gerúndio com a professora Kel, do canal do Curso Enem Gratuito.

As dicas da professora Kel ajuda você a fazer o uso correto do Gerúndio para não cair no Gerundismo… E nem nas pegadinhas do Enem!

Afinal, o que é Gerúndio?

Pois bem, o Gerúndio é uma forma nominal do verbo. Isso significa que o Gerúndio não possui flexão de tempo e modo, perdendo algumas características de verbo e ganhando algumas características de nome (substantivo, um adjetivo ou advérbio). No caso do gerúndio ele pode funcionar como um advérbio.

Veja nestes exemplos: 1 –Finalizando o projeto, vamos comemorar. 2 – Sorrindo, ela cantava todos os dias.

O Gerúndio indica um processo verbal não finalizado

Isto quer dizer que o uso do gerúndio ocorre para representar uma ação contínua. Trata do que está, esteve ou estará em andamento. Veja neste novo exemplo: Eu estava telefonando para você, agora mesmo…

Você também pode fazer o uso do Gerúndio corretamente para expressar duas ações simultâneas. Observe nesta oração: Eu estava cozinhando, enquanto te esperava para jantar.

O gerúndio pode aparecer sozinho ou em tempos verbais compostos: Quando utilizado sozinho, o gerúndio adquire a função de advérbio: Tempo composto (com verbo auxiliar): Estava tomando banho. Gerúndio sozinho (advérbio de tempo): Concluindo a tarefa, pode ir brincar.

Qual a fórmula do gerúndio?

É simples: O verbo no gerúndio é composto pela raiz do verbo + ‘ndo’:

DORMIR = dorm+ ndo = domindo
FAZER = faz + ndo = fazendo
AMAR = ama+ ndo = amando

Onde colocar o Gerúndio na frase?

O uso do gerúndio possui certa flexibilidade quanto a sua disposição na frase. Ele pode ser colocado antes da oração principal, ao lado do verbo principal ou mesmo após a oração principal. O que influencia é a intenção de comunicação que se pretende com o seu uso, como você pode ver nos exemplos:

Antes da oração principal: Terminando a novela, vamos dormir. Neste caso, o gerúndio indica uma ação anterior à oração principal.

Ao lado do verbo principal: A menina estava pulando corda. No exemplo, o gerúndio indica uma ação simultânea à ação principal.

Após a oração principal: Por terminar o namoro, Maria estava chorando. Já neste caso, o uso do gerúndio indica uma ação posterior à ação principal.

Gerundismo: Geralmente, encontramos o gerundismo em situações em que tentamos reforçar uma ideia de continuidade para uma ação no futuro. É uma transformação desnecessária de um verbo conjugado em um verbo no gerúndio, exemplo: Vamos estar encaminhando o documento. Frase escrita corretamente (sem gerundismo): Vamos encaminhar o documento.

Os atendentes de callcenter têm uma linguagem muito típica, chamada de Gerundismo. É o tradicional gerúndio da embromação no pior estilo do  ‘Estamos atendendo o seu chamado e estaremos encaminhando a sua reclamação’…

As Formas Nominais do Verbo

Para completar o seu resumo e mandar bem no Enem, confira agora as Formas Nominais do Verbo, com a professora Mercedes Bonorino, do Curso Enem Gratuito.

Valeu pra você? Então, agora chegou a hora do Simulado sobre Gerúndio. Vem!

O uso do Gerúndio – Simulado

.

.

Veja aqui aulões gratuitos de Gramática:

O uso do Gerúndio - Gramática Enem

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Mando bem no resumo sobre o uso do Gerúndio? 

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel