Lista de exercícios sobre sistemas lineares: matemática Enem

Relembre como resolver exercícios sobre sistemas lineares e teste o que aprendeu com questões do Enem e dos vestibulares! Ao final, você confere seu número de acertos!

Os sistemas de equações lineares aparecem no Enem e nos vestibulares de diferentes formas. Enquanto em algumas questões você deverá apenas resolver os sistemas lineares dos enunciados, outras apresentam problemas e você precisará montar as equações. Por isso, selecionamos uma série de exercícios sobre sistemas lineares para você praticar para a prova de matemática!

O que são sistemas lineares

Sistemas lineares são conjuntos de equações que devem ser resolvidas ao mesmo tempo. Elas podem ter várias incógnitas e várias equações. Geralmente, as equações lineares são precedidas de uma chave, como neste exemplo:

Sistemas lineares

Resolver um sistema linear é encontrar o valor das incógnitas de modo que as sentenças matemáticas sejam verdadeiras. Em seguida, você verá no vídeo do professor Sarkis como resolver sistemas lineares.

Resumo

Os sistemas lineares podem ser resolvidos tanto pelo método da adição quanto pelo método da subtração. Entenda na videoaula a seguir quando utilizar cada um deles:

Além de exigir que você saiba como resolver equações lineares, exercícios do Enem e dos vestibulares podem cobrar a classificação dos sistemas lineares de acordo com a quantidade de soluções. Para saber mais sobre o tema, confira nossa aula sobre os sistemas lineares e suas soluções.

Exercícios sobre sistemas lineares

Por fim, resolva os exercícios e teste o que você aprendeu:

.

 

Agora que você já resolveu os exercícios, aproveite para conferir os 10 temas que mais caem no Enem!

Os 10 temas que mais caem no Enem

Veja na lista os conteúdos mais frequentes, e clique para ver aulas gratuitas:

  1. Regra de Três, Razão e Proporção;
  2. Interpretação de Textos;
  3. Cálculo de Área; e de Volume;
  4. Meio Ambiente;
  5. Revolução Francesa;
  6. Ética e Justiça;
  7. O Mundo do Trabalho;
  8. MRU + MRUV;
  9. Ecossistemas;
  10. Estrutura Textual;
  11. Oxidação e Redução.

 

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Matemática, Simulado Matemática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel