Óxi Redox: os Estados de Oxidação. Resumo de Química Enem

Você sabe identificar o Estado de Oxidação dos átomos? Que tal revisar Oxidação e Redução e mandar super bem nas provas do Enem e dos vestibulares? Tem aula do Khan e dicas da professora Munique Dias. Confira abaixo.

Oxidação e Redução, você lembra? E dos macetes ‘Oxi Redox’, você se recorda? – É hora de revisar. Veja agora, começando por dias  perguntas bem instigantes:  1 – Você sabe por que o vinho quando exposto ao ar vira vinagre? 2 – Sabe qual a química envolvida por trás dessa transformação? Venha descobrir estas respostas e muito mais com uma super-revisão com vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias? 

Óxi Redox

Oxidação do Álcool Etílico – O Álcool etílico presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio, isto é, acontece a formação de compostos com maior quantidade de átomos desse elemento.

Os procesos de Oxidação e Redução

– Entenda como os dois processos se relacionam: A oxidação do álcool implica em um processo de transferência de elétrons. Assim, se o álcool etílico sofre a Oxidação, outra espécie deve se reduzir. Efetivamente, ocorre a Redução do oxigênio do ar. Veja na equação da reação.No lado esquerdo estão os reagentes, e no lado direito os produtos resultantes.

Entretanto, por não envolver a formação de íons a percepção da transferência de elétrons entre as espécies não é facilmente verificada.Oxidação e Redução: o vinho vira vinagreA questão é: Como reconhecer quais substâncias perdem ou ganham elétrons?

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo.

Entenda o NOX

Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química. Quando o átomo ou o íon perde elétrons, seu Número de Oxidação, o Nox, aumenta, quando ganha elétrons, seu Nox diminui.

Veja na musiquinha da paródia, para não esquecer:

Os professores Sobis e Caio, que dão aulas de Química em Florianópolis (Santa Catarina), prepararam para você uma paródia sobre quem ganha e quem perde elétrons nas reações de Oxidação e Redução.

Gostou do Vídeo? Demais! É bem rápido e super engraçado. Você aprende de uma vez por todas. Confira. O vídeo é do canal Curso Enem Gratuito. 

Vamos resumir os estados de oxidação?

Assista agora o vídeo do Curso Enem Gratuito.

 

É para não esquecer mais! O blog do Enem separou pra você uma tabela com os números de oxidação mais comuns dos principais elementos químicos.

Confira!!

Numero de oxidação comum dos principais elementos químicos

Íons

Nox

Íons

Nox

Íon

Nox

Na+

+1

Fe2+

+2

F

-1

K+

+1

Fe3+

+3

Cl

-1

Mg2+

+2

Ag+

+1

Br

-1

Ca2+

+2

Zn2+

+2

I

-1

Al3+

+3

Pb2+

+2

O2-

-2

H+

+1

Pb4+

+4

N3-

-3

 

Vamos deixar o assunto mais interessante? Nesse outro vídeo do Youtube do Curso Enem Gratuito, explicamos com outros exemplos como encontrar o número de oxidação dos átomos.

Você vai ficar fera nesse assunto!

 

Entenda mais sobre o que é numero de oxidação através da vídeo-aula ministrada pelo professor  Henrique Litaiff.

Dica 2 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Dica 3 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Exercícios. Tem que fazer para aprender e marcar bem! Que tal praticar um pouco sobre estados de oxidação dos átomos?

Vamos lá!

Determine os números de oxidação para cada elemento das espécies químicas abaixo:

a)      HBr

b)      ClO4

c)      H2O2

d)     NaCl

e)      MnBr2

Respostas:

a)      HBr

H = +1 ; Br = -1

b)      ClO4

Cl = +7 ; O = -2

c)      H2O2

H =+1;  O = -1

d)      NaCl

Na = +1;  Cl = -1

e)     MnBr2

Mn = +2;  Br = -1

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Oxidação e Redução foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel