Faltam:
para o ENEM

Óxi Redox – Veja os Estados de Oxidação. Aula de química Khan Academy

Você sabe identificar o Estado de Oxidação dos átomos? Que tal revisar Oxidação e Redução e mandar super bem nas provas do Enem e dos vestibulares? Tem aula do Khan e dicas da professora Munique Dias. Confira abaixo.

Oxidação e Redução, você lembra? E dos macetes ‘Oxi Redox’, você se recorda? – É hora de revisar. Veja abaixo.

Você sabe por que o vinho quando exposto ao ar vira vinagre? Sabe qual a química envolvida por trás dessa transformação? Que tal ficar aqui no nosso blog do Enem e descobrir isso e muito mais com uma super-revisão com vídeo-aulas da Khan Academy e as explicações da professora Munique Dias? Vem com a gente!

Dica 1 – Veja o que mais cai em Química no Enem, e as principais dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Oxidação do Álcool Etílico – O Álcool etílico presente no vinho oxida-se em contato com o oxigênio, isto é, acontece a formação de compostos com maior quantidade de átomos desse elemento. Observe a equação:

C2H6O(aq) + O2 → C2H4O2 + H2O(l)

Etanol                       Ácido acético

Oxidação e Redução – Entenda como os dois processos se relacional: A oxidação do álcool implica em um processo de transferência de elétrons. Assim, se o álcool etílico sofre a Oxidação, outra espécie deve se reduzir. Efetivamente, ocorre a Redução do oxigênio do ar. Entretanto, por não envolver a formação de íons a percepção da transferência de elétrons entre as espécies não é facilmente verificada.

A questão é: Como reconhecer quais substâncias perdem ou ganham elétrons?

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo.

Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química. Quando o átomo ou o íon perde elétrons, seu Número de Oxidação, o Nox, aumenta, quando ganha elétrons, seu Nox diminui.

Entenda mais sobre o que é numero de oxidação através da vídeo-aula ministrada pelo professor  Henrique Litaiff.

Quer saber mais sobre os estados de oxidação? Assista agora o vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan explica como encontrar o número de oxidação de diferentes átomos que compõem as moléculas. Não deixe de conferir!

É para não esquecer mais! O blog do Enem separou pra você uma tabela com os números de oxidação mais comuns dos principais elementos químicos. Confira!!

Numero de oxidação comum dos principais elementos químicos

Íons

Nox

Íons

Nox

Íon

Nox

Na+

+1

Fe2+

+2

F

-1

K+

+1

Fe3+

+3

Cl

-1

Mg2+

+2

Ag+

+1

Br

-1

Ca2+

+2

Zn2+

+2

I

-1

Al3+

+3

Pb2+

+2

O2-

-2

H+

+1

Pb4+

+4

N3-

-3

Vamos deixar o assunto mais interessante? Nesse outro vídeo da Khan Academy o professor Salman Khan explica outros exemplos, mais aprofundados, de como encontrar o numero de oxidação dos átomos de moléculas mais complexas. Você vai ficar fera nesse assunto!

Dica 2 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
Dica 3 – Veja os vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Exercícios. Tem que fazer para aprender e marcar bem! Que tal praticar um pouco sobre estados de oxidação dos átomos?

Vamos lá!

Determine os números de oxidação para cada elemento das espécies químicas abaixo:

a)      HBr

b)      ClO4

c)      H2O2

d)     NaCl

e)      MnBr2

Respostas:

a)      HBr

H = +1 ; Br = -1

b)      ClO4

Cl = +7 ; O = -2

c)      H2O2

H =+1;  O = -1

d)      NaCl

Na = +1;  Cl = -1

e)     MnBr2

Mn = +2;  Br = -1

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .