Problemas Ambientais Contemporâneos: resumo de Geografia

Veja os principais Problemas Ambientais e as Mudanças Climáticas: o Buraco na Camada de Ozônio, as Chuvas Ácidas, o Efeito Estufa e outras agressões ao meio ambiente.

Você sabe que a presença de Problemas Ambientais não é uma questão recente. Ela vem de longe, e mesmo populações muito antigas provocaram graves agressões à natureza. Porém, só nas últimas décadas é que o assunto passou a ser mais discutido, explorado e estudado. Os problemas ambientais são causados, principalmente, pelo crescimento acelerado da industrialização, da urbanização e do consumo desenfreado. É uma ação antrópica, determinada pela ação dos humanos, é uma consequência de determinadas ações.

Poluição atmosférica & Problemas Ambientais

A poluição atmosférica é aquela que está presente no ar. Ela pode ocorrer das mais diversas maneiras e das mais diversas fontes. Pessoas que apresentam problemas respiratórios são as mais afetadas com esse tipo de poluição.

Além disso, por conta da Poluição Atmosférica, aqueles que nunca apresentaram problemas desse tipo, podem vir a contraí-las. Dentre as poluições atmosféricas, temos:

O Efeito Estufa

Para você compreender o Efeito Estufa, em primeiro lugar é preciso  considerar que há um mecanismo natural do planeta Terra que permite a manutenção da temperatura numa média de 15ºC por ano. Sem esta proteção natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio.

Esse valor não ocorre em todas as regiões. É a média. Mas, dentro dela estão as condições ideais recentes do Planeta é o ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida como as conhecemos, inclusive nós, os humanos. É um “Efeito Estufa” natural, e positivo.

Porém, temos um problema que vem se acumulando e se intensificando nos últimos dois séculos, inicialmente provocado pela queima de combustíveis fósseis, e que tem contribuído com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.

Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Essa elevação das médias térmicas geram o aquecimento global, que pode ocasionar o derretimento das calotas polares, por exemplo, aumentando o nível dos mares.1Este é o Efeito Estufa que cai nas provas do Enem.

 O Buraco na Camada de Ozônio:

A Camada de Ozônio é responsável por filtrar a entrada de raios nocivos na Atmosfera, protegendo a superfície da Terra. A principal proteção da Camada de Ozônio é contra os raios Ultravioleta, que podem provocar câncer de pele, entre outros males.

Mas, com a emissão de gases poluentes na atmosfera, como os dióxidos e monóxidos de carbono, enxofre, o metano e a utilização do CFC (clorofluorcarbono), a camada foi se abrindo, principalmente no polo Sul.

O que é Impacto Ambiental

Confira com o professor Rafael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é o Impacto Ambiental e como ele se relaciona com a Poluição

Gostou do Resumo? O prof. Rafael é mesmo um fera.

A Chuva Ácida

Existem diversas fontes de poluentes para a atmosfera, os gases que são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, como por exemplo, o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio.

A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera se acumulam em nuvens e se transformam na chuva ácida. 2O processo é similar a chuva comum. Veja na imagem como se forma a Chuva Ácida.

Ilhas de Calor

Este é o nome que se dá a um fenômeno climático que acontece principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, como São Paulo, por exemplo.

Nessas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.3A formação das ilhas de calor ocorre por impermeabilização do solo, muito cimento, vidro e asfalto, pouca cobertura vegetal, entre outros.

Problemas Ambientais Urbanos

Veja os problemas ambientais nas áreas urbanas, e como eles se relacionam com as Ilhas de Calor:

Ajudou você este resumo? Vamos prosseguir:

A Poluição das águas

Este é um tema bastante delicado e que atinge o mundo inteiro. A poluição nos mares pode ser ocasionada por diversas fontes, como a queima dos combustíveis das embarcações, lançamento de esgoto em áreas litorâneas e derramamento de petróleo.

Nos rios, há também o lançamento de esgoto e lixo, além da utilização de produtos químicos para a exploração de minerais. Já nas águas subterrâneas, a infiltração de agrotóxicos, rejeitos dos lixos (chorume) e, até, rejeitos humanos das fossas sépticas podem poluir essas águas.

Dica 1: Aproveite para revisar também o Ciclo das águas e a hidrosfera. Clique aqui e tire suas dúvidas para a geografia do Enem!

Poluição dos solos

O solo pode ser poluído das mesmas maneiras que as águas subterrâneas. Mas, os prejuízos ficam principalmente para quem depende do solo para trabalhar e os consumidores que precisam do alimento para sobreviver.

Desmatamento

Tema recorrente e fundamental. O processo de desmatamento ocorre por vários entre eles, o processo de urbanização, a agricultura e a pecuária.

A sociedade vem pensando de forma muito imediatista e não lembra que a vegetação é parte fundamental para a manutenção da vida no planeta. Diante desse contexto, seja, enquanto continuarmos desmatando, só estaremos acelerando o caos e os problemas ambientais.

Conferências ambientais 

Aconteceram várias reuniões importante entre as principais nações para voltar a atenção do mundo para os problemas ambientais e discutir planos de ações para diminuir a poluição. Porém, ainda há muito o que se fazer em relação a isso.

Nenhuma conferência foi eficaz o suficiente que conseguisse demonstrar uma redução significativa na poluição mundial. Aí estão algumas das principais reuniões:

  1. – 1972 – Estocolmo – Suécia
  2. – 1992 – Eco92 – Rio de Janeiro
  3. – 1997 – Kyoto – Japão
  4. – 2002 – Rio +10 – Johanesburgo – África do Sul
  5. – 2012 – Rio +20 – Rio de Janeiro

 

Então, você entendeu as principais causas dos problemas ambientais? Ficou com alguma dúvida? Acompanhe a videoaula e depois faça os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Dica 2: Quer saber mais sobre Impacto Ambiental? Então leia a aula do Curso Enem Gratuito.

Exercícios

1 – (UEA)

4
(www.sosterraplaneta.blogspot.com.br.)

www.sosterraplaneta.blogspot.com.br.)

A questão colocada em debate pela charge é

a) o desenvolvimento que não pode ser alcançado com a presença de áreas verdes.

b) a falta de materiais de proteção individual para as pessoas próximas às caçambas.

c) o caráter efêmero das construções civis que um dia serão destruídas.

d) a situação precária dos trabalhadores ligados ao transporte de carga no Brasil.

e) o descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados.

2 – (IFS) Como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2012, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas?

a) Mundo sustentável.

b) Rio para Todos.

c) Rio + 20.

d) Rio Sustentável.

e) Rio + Meio Ambiente

3 – (IFTM)

44

Fonte: http://karlacunha.com.br/tag/charges/, acesso em 20/11/2012.

A Carta da Terra

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas.

Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.

Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (…)

Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org.

Diante das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável que permeiam as discussões da sociedade atual, assinale a opção correta:

a) O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser elaborado no início do século XVI, antes mesmo da Primeira Revolução Industrial.

b) Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, representantes de 113 países reuniram-se para debater questões relativas ao meio ambiente. Este encontro é considerado como a primeira mobilização em torno desse tema.

c) Em 1992, o Rio de Janeiro abrigou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92). Nesse encontro foi assinado o Protocolo de Kyoto por todos os países que participaram do evento.

d) Em 2002, foi a vez do Egito abrigar a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável; nesse encontro foram discutidas somente questões relacionadas ao meio ambiente. Esse encontro recebeu a denominação de Rio + 10, pois aconteceu 10 anos após a conferência do Rio-92.

e) Em 2012, o Brasil foi o palco do encontro da maior conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Foram discutidas nessa ocasião a Agenda 21 e economia verde. Infelizmente, devido à crise econômica, países da União Europeia não participaram do evento

GABARITO

1 – E

2 – C

3 – B

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel