Problemas ambientais – Geografia Enem

Salve, salve, tudo certinho? Neste post falarei sobre um assunto que por anos é discutido e cobrado na Geografia do Enem: os Problemas Ambientais. Partiu saber tudo sobre este tema importante? Vem comigo!

Bem, sabemos que a poluição ambiental não é um problema novo, porém, só nas últimas décadas é que o assunto passou a ser mais discutido, explorado e estudado. Os problemas ambientais são causados, principalmente, pelo crescimento acelerado da industrialização, da urbanização e do consumo desenfreado.

Confira abaixo alguns problemas ambientais:

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica é aquela que está presente no ar. Ela pode ocorrer das mais diversas maneiras e das mais diversas fontes. Pessoas que apresentam problemas respiratórios são as mais afetadas com esse tipo de poluição. Além disso, aqueles que nunca apresentaram problemas desse tipo, podem vir a contraí-las. Dentre as poluições atmosféricas, temos:

  • Efeito Estufa – é um mecanismo natural do planeta Terra que permite a manutenção da temperatura numa média de 15ºC. Esse valor é o ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta e sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio. O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem contribuído com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Essa elevação das médias térmicas geram o aquecimento global, que pode ocasionar o derretimento das calotas polares, por exemplo, aumentando o nível dos mares.

1

  • Buraco na Camada de Ozônio: a Camada de Ozônio é responsável por filtrar a entrada de raios nocivos. Mas, com a emissão de gases poluentes na atmosfera, como os dióxidos e monóxidos de carbono, enxofre, o metano e a utilização do CFC (clorofluorcarbono), a camada foi se abrindo, principalmente no polo Sul. Mas pesquisadores da Nasa, afirmam que os buracos estão se fechando devido à redução considerável de CFC.
  • Chuva Ácida: Existem diversas fontes de poluentes para a atmosfera, os gases são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, como por exemplo, o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera se acumulam em nuvens e se transformam na chuva ácida. O processo é similar a chuva comum.

2

  • Ilhas de Calor: é o nome que se dá a um fenômeno climático que acontece principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização, como São Paulo, por exemplo. Nessas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. A formação das ilhas de calor ocorre por impermeabilização do solo, muito cimento, vidro e asfalto, pouca cobertura vegetal, entre outros.

3

Poluição das águas

Este é um tema bastante delicado e que atinge o mundo inteiro. A poluição nos mares pode ser ocasionada por diversas fontes, como a queima dos combustíveis das embarcações, lançamento de esgoto em áreas litorâneas e derramamento de petróleo.

Nos rios, há também o lançamento de esgoto e lixo, além da utilização de produtos químicos para a exploração de minerais. Já nas águas subterrâneas, a infiltração de agrotóxicos, rejeitos dos lixos (chorume) e, até, rejeitos humanos das fossas sépticas podem poluir essas águas.

Dica 1: Aproveite para revisar também o Ciclo das águas e a hidrosfera. Clique aqui e tire suas dúvidas para a geografia do Enem!

Poluição dos solos

O solo pode ser poluído das mesmas maneiras que as águas subterrâneas. Mas, os prejuízos ficam principalmente para quem depende do solo para trabalhar e os consumidores que precisam do alimento para sobreviver.

Desmatamento

Tema recorrente e fundamental. O processo de desmatamento ocorre por vários entre eles, o processo de urbanização, a agricultura e a pecuária. A sociedade vem pensando de forma muito imediatista e não lembra que a vegetação é parte fundamental para a manutenção da vida no planeta. Diante desse contexto, seja, enquanto continuarmos desmatando, só estaremos acelerando o caos e os problemas ambientais.

Problemas ambientais e conferências

Aconteceram várias reuniões importante entre as principais nações para voltar a atenção do mundo para os problemas ambientais e discutir planos de ações para diminuir a poluição. Porém, ainda há muito o que se fazer em relação a isso. Nenhuma conferência foi eficaz o suficiente que conseguisse demonstrar uma redução significativa na poluição mundial.

Aí estão algumas das principais reuniões:

– 1972 – Estocolmo – Suécia

– 1992 – Eco92 – Rio de Janeiro

– 1997 – Kyoto – Japão

– 2002 – Rio +10 – Johanesburgo – África do Sul

– 2012 – Rio +20 – Rio de Janeiro

Então, você entendeu as principais causas dos problemas ambientais? Ficou com alguma dúvida? Acompanhe a videoaula e depois faça os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Videoaula gratuita para você aproveitar

Dica 2: Quer saber mais sobre Impacto Ambiental? Então leia a aula do Curso Enem Gratuito.

Exercícios

1 – (UEA)

4
(www.sosterraplaneta.blogspot.com.br.)

www.sosterraplaneta.blogspot.com.br.)

A questão colocada em debate pela charge é

a) o desenvolvimento que não pode ser alcançado com a presença de áreas verdes.

b) a falta de materiais de proteção individual para as pessoas próximas às caçambas.

c) o caráter efêmero das construções civis que um dia serão destruídas.

d) a situação precária dos trabalhadores ligados ao transporte de carga no Brasil.

e) o descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados.

2 – (IFS) Como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2012, que contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas?

a) Mundo sustentável.

b) Rio para Todos.

c) Rio + 20.

d) Rio Sustentável.

e) Rio + Meio Ambiente

3 – (IFTM)

44

Fonte: http://karlacunha.com.br/tag/charges/, acesso em 20/11/2012.

A Carta da Terra

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que o meio de uma diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que, nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (…)

Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.eartcharter.org.

Diante das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável que permeiam as discussões da sociedade atual, assinale a opção correta:

a) O conceito de desenvolvimento sustentável começou a ser elaborado no início do século XVI, antes mesmo da Primeira Revolução Industrial.

b) Em 1972, em Estocolmo, na Suécia, representantes de 113 países reuniram-se para debater questões relativas ao meio ambiente. Este encontro é considerado como a primeira mobilização em torno desse tema.

c) Em 1992, o Rio de Janeiro abrigou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92). Nesse encontro foi assinado o Protocolo de Kyoto por todos os países que participaram do evento.

d) Em 2002, foi a vez do Egito abrigar a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável; nesse encontro foram discutidas somente questões relacionadas ao meio ambiente. Esse encontro recebeu a denominação de Rio + 10, pois aconteceu 10 anos após a conferência do Rio-92.

e) Em 2012, o Brasil foi o palco do encontro da maior conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Foram discutidas nessa ocasião a Agenda 21 e economia verde. Infelizmente, devido à crise econômica, países da União Europeia não participaram do evento

GABARITO

1 – E

2 – C

3 – B

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.