Movimento Retilíneo Uniforme + MRUV: resumo com simulado

Todo ano caem questões de Movimento Retilíneo e de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Veja aula gratuita com resumo completo, dicas e exercícios para você mandar bem. Vem!

Movimento Uniforme; Movimento Retilíneo Uniforme, e Movimento Uniformemente Variado caem direto no Enem. Veja um resumo bem criativo e depois resolva o Simulado com 10 questões online.

Vamos pensar em uma partida de futebol. Quando a bola ou os jogadores mudam de lugar, dizemos que estão em movimento. Esse movimento pode ser de translação, rotação ou misto. A descrição dessas atividades é o campo de estudo da Cinemática e dentro dela está o movimento uniforme.

Voltando para o jogo de futebol, você consegue identificar quando o movimento de translação ocorre no campo? Não? Veja como é simples: o movimento de translação também é conhecido como movimento linear e nada mais é do que o deslocamento do jogador ou da bola ao longo de uma linha reta.

Já o movimento de rotação acontece quando o corpo gira em torno de um eixo de rotação, como uma bola com efeito ou a perna do atleta, que ao aplicar um chute, movimenta as articulações do joelho.

Por fim, o movimento misto é a combinação da translação e a rotação. Um exemplo dele pode ser o caminho da bola até o gol, já que acontece um deslocamento do momento do chute até a trave e o giro que a pelota faz em seu próprio eixo.

Movimento Retilíneo Uniforme

Confira agora com o professor Márcio Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, os fundamentos da Física Clássica que estão presentes no Movimento Retilineo Uniforme.

As dicas do professor Rossetto sobre MRU:

  1. Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta.
  2. Todo ano tëm questões do Enem, do Encceja e dos vestibulares com este conteúdo.
  3. Vamos revisar esse tema  bem importante na aula acima, que é pra gabaritar.

 

E quando o movimento é misto?

É importante ressaltar que o movimento misto pode ser decomposto em um movimento de translação ou de rotação. Mas seja qual for o tipo de movimento que o corpo esteja submetido, para que o estudante consiga resolver qualquer exercício sobre Cinemática precisa identificar o sistema de referência, ou seja, o corpo está em repouso ou se movendo em relação a que?

Sistemas de referência

Agora vamos pensar em um goleiro que corre com a bola nos braços para evitar que os jogadores faça um gol. A bola está em movimento ou parada? A resposta correta é “Depende do referencial”. Se o sistema de referência for alguém que assiste a partida de casa ou da arquibancada a pelota estará em movimento. No entanto, se o referencial adotado for o goleiro, a bola está em repouso, ou seja, seu movimento é nulo. Parece confuso para você?

Agora vamos imaginar que você está ouvindo uma música com seus fones de ouvido enquanto se locomove dentro de um ônibus. O seu fone está parado ou em movimento? A resposta correta mais uma vez é “Depende do referencial”. Para o Movimento Retilíneo Uniforme acontecer é preciso considerar trajetória reta e velocidade constante.

Para quem está sentado na praça vendo o ônibus passar, os fones de ouvido estão em movimento, mas ele continua paradinho em sua cabeça, não é mesmo? Então, em relação ao seu corpo, o objeto está em repouso. Ficou claro? Passamos para a próxima charada.

Você sabe a diferença entre rapidez e velocidade?

Rapidez é uma grandeza escalar sempre positiva. Explicando de forma mais simples, a rapidez mede o quão rápido um corpo se move e, portanto, também é conhecida como velocidade escalar. Quanto maior for o espaço que um corpo se locomove, maior será a sua rapidez.

Também podemos escrever isso de outra forma. Em uma prova de atletismo, por exemplo, as distâncias são fixas, não é mesmo? Então, o corredor mais rápido será aquele que correr essa distância fixa no menor tempo possível.

Já a velocidade de um corpo depende do seu deslocamento em certo intervalo de tempo. Trata-se de uma grandeza vetorial e, portanto, pode ser positiva ou negativa. Agora que já sabemos alguns conceitos essenciais da Cinemática, continue a leitura e vamos explicar um pouco mais sobre o Movimento Uniforme. Confira abaixo!

Muitas pessoas confundem Velocidade e Aceleração, e acham que ambas significam a mesma coisa. Você sabe a diferença? Não? Então chega mais e aprenda tudo sobre velocidade, aceleração e movimento!

Velocidade:

Em Física, velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto para percorrer esta distância. Este trajeto é medido em metros e o tempo em segundo (m/s), no SI (Sistema Internacional de Unidades), também pode ser convertido para quilômetros para a distância, e horas para o tempo gasto.

velocidade é uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo.VelocímetroVelocímetro

Para você entender melhor, existe uma fórmula para o cálculo da velocidadeFIS34

  • Para você entender melhor, leia assim:
  • Fórmula da Velocidade: ∆S = Variação de espaço ou distância
  • ∆T = Variação do Tempo percorrido
  • m/s = Metros dividido por Segundo

 

Dica do Blog: Bem como o que chamamos de macete, para transformar a Velô (velocidade para os não-íntimos) de Quilômetros por Hora (km/h) para Metros por Segundo (m/s) FISC43km/h = Quilômetros dividido por Hora.

Existem alguns tipos de velocidade. É isso mesmo, Tipos de Velocidade. A velocidade que acabei de apresentar através da formula acima, é a mais comum, e é chamada de Velocidade Média.

Movimento Uniforme

A física está aí por toda parte e basta um pouquinho de atenção para poder enxergá-la. Já citamos neste post alguns exemplos sobre os jogadores de futebol. Da mesma forma, podemos verificar que existem vários objetos que mudam de lugar. Um carro anda.

O mesmo acontece com os trens, o skate, o avião e até o seu corpo durante uma caminhada. Quando os corpos estão mudando de lugar com uma velocidade constante (e diferente de zero), em relação a algum sistema de referência, dizemos que eles estão em movimento uniforme (MU).

Em termos práticos, isso significa que os objetos percorrem distâncias iguais em intervalos de tempos idênticos. Além disso, outro ponto que merece destaque é que no movimento uniforme, como a velocidade dos objetos são constantes, não há variação da velocidade instantânea.

Assim, a velocidade instantânea é igual à velocidade média e a equação horário do movimento é obtida a partir da fórmula da velocidade média.

Velocidade Relativa:

Amigo(a), observe a imagem lá embaixo, você vai ver dois móveis A B movendo-se em um mesmo percurso. Para esta situação, nós dizemos que suas velocidades são respectivamente vA e vB.

Em física, definimos velocidade escalar relativa de A em relação a B,  como sendo a diferença entre as velocidade escalares do móvel A e do móvel B. Daí temos a expressão:  vAB= vA– vB

Com isso, podemos concluir que tudo se passa como se o móvel B estivesse parado e o móvel A, em relação a ele, estivesse se movendo com uma velocidade escalar vAB.

Em muitos exercícios de cinemática, o sinal da velocidade relativa não é muito usado, ou seja, interessa o seu valor em módulo. LEMBRETE: O valor em MÓDULO, é sempre positivo.

Para o cálculo do valor em módulo da velocidade relativa, utilize duas regras práticas:

1° caso: se os dois móveis estiverem andando no mesmo sentido, o valor da velocidade relativa é dado pelo módulo da diferença entre os módulos das duas velocidades escalares. Observe como fica:

|vrel |= |vA |- |vB |

2° caso: se os dois móveis estiverem andando em sentidos contrários, o valor absoluto da velocidade relativa é dado pela soma dos módulos das duas velocidades escalares. Assim, temos: 

|vrel |= |vA |+ |vB |FISC5

 

VA = Velocidade do móvel A                     VRel = Velocidade Relativa

VB = Velocidade do móvel B

É amigo(a), mas ainda resta outro problema: a Aceleração. Sim, pois muita gente acredita que a aceleração é a mesma coisa que velocidade. Mas não é! A aceleração depende da velocidade, ou seja, se não houver velocidade não existe aceleração. Além desta relação de dependência, os dois conceitos, envolvem outro assunto chamado MOVIMENTO.

Dica 1:  Você sabe o que significa “Movimento”? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

Aceleração:

Ao observarmos um determinado automóvel, se deslocando percebemos que ele muda de velocidade com o passar do tempo. Quando a sua velocidade aumenta dizemos que o movimento é uniformemente acelerado.

Ou seja, ele se desloca de uma forma padrão, porém acelerada. O mesmo acontece quando ele diminui sua velocidade, dizemos então, que ele está em movimento uniformemente retardado, ou seja, ele também esta se deslocando de uma maneira padrão, porém de forma desacelerada.

Dica 2: Movimento uniformemente acelerado ou retardado, são conceitos importantíssimos dentro da Cinemática.
Parte da física que estuda os movimentos. Caso você tenha alguma dificuldade, em compreender este conteúdo, não hesite, vá até o Blog do Enem e relembre este e outros conceitos em https://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/FIS6

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

T1 = Tempo gasto no primeiro instante               V1 = Velocidade do primeiro momento

T2 = Tempo gasto no segundo instante             V2 = Velocidade do segundo momentoFIS7

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO

m/s = Metros dividido por Segundos

s = Segundos

Aula Gratuita sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Veja com o professor Márcio Rosseto o resumo de MRUV – Movimento Retilineo Uniformemente Variado.

 

Agora, resolva o Simulado. Se tiver dificuldade em alguma questão, têm dicas para estudar. Teste agora o que sabe sobre o Movimento Uniforme e garanta o acerto na hora da prova.

Movimento Retilíneo Uniforme

.

Movimento  Retilíneo Uniforme

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Parabéns. Você revisou Movimento Retilíneo Uniforme!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel