A Evolução das Espécies: resumo de Biologia com Simulado

Veja as teorias da Evolução das Espécies com Charles Darwin (Seleção Natural) e Lamarck (Lei do Uso e Desuso). Confira o resumo Enem gratuito e teste seu nível no Simulado Enem

Para não cair nas pegadinhas do Enem e dos vestibulares sobre as teorias de Charles Darwin e Jean-Batptiste Lamarck sobre A Evolução das Espécies. Veja aula gratuita e depois faça o Simulado para testar  seus conhecimentos e mandar bem no Enem e no Encceja.

A polêmica entre estes dois cientistas polarizou as ciências da natureza durante muitos anos. Afinal, a evolução das espécies era obra do ‘uso e desuso’, com defendia Lamarck.

Ou, por outro lado, a Evolução das Espécies ocorreria a partir das mudanças genéticas que se preservaram nos ‘mais aptos’, nos ‘mais adaptados’, com propunha Darwin?

Chales Darwin x Jean-Baptiste Lamarck

Veja as principais diferenças entre Darwin e Lamarck com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito:

Charles Darwin, naturalista inglês, publicou em 1859 seu famoso e reverenciado livro “A origem das espécies”. O livro revolucionou as ciências biológicas e assombrou a religiosa sociedade da época. Darwin viveu na Inglaterra (1809 – 1882).

Naquele tempo, tentar explicar em uma “simples ideia” o mecanismo que move as mudanças que ocorrem nos seres vivos desde o início da vida era um desafio científico e religioso.

Até então os humanos na Inglaterra e países da Europa Ocidental estavam sob forte influência do Cristianismo. Antes das descobertas de Charles Darwin eles mais ‘acreditavam numa ordem divina’ do que organizavam os fatos da natureza a partir de evidências científicas.

A evolução das espécies por seleção natural ou darwinismo, descrita magistralmente pelo cientista, serve até hoje de base para grande parte dos estudos de ecologia, zoologia, genética e outras tantas áreas da biologia. Charles Darwin e o veleiro BeagleÉ hora de revisar para as questões do Enem e dos Vestibulares. Venha nesta viagem com Charles Darwin!

A Seleção Natural

Ao voltar da famosa viagem ao redor do mundo a bordo do navio (veleiro)  HMS Beagle, Darwin começou a compilar os conhecimentos adquiridos na viagem e continuou a observar os seres vivos, principalmente os selecionados pelos seres humanos para a produção agrícola e agropecuária.

Ao estudá-los, Darwin observou que os seres humanos selecionavam para reprodução espécies animais e vegetais com características desejáveis, desprezando as demais, em um processo de seleção artificial.

Um dos pontos mais importantes de sua observação era a variação que indivíduos de uma mesma espécie apresentavam.

Veja um resumo simples e rápido com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito, para você dominar os fundamentos sobre A Origem das Espécies:

Muito bom este resumo! Agora, vamos continuar com Charles na Sobrevivência dos mais aptos em relação ao Meio Ambiente como fator determinante na Evolução das Espécies.

A Sobrevivência dos mais aptos

Em 1838, Darwin lê o livro do economista Thomas Malthus, sobre a população humana. Neste livro, Malthus dizia que a população humana crescia mais rápido que a produção de alimentos e que, ao longo do tempo, isto se tornaria um fator limitante para o crescimento da população.

Dessa maneira, os humanos teriam que lutar por suas vidas, em uma competição entre si, onde somente os mais fortes sobreviveriam.

A sobrevivência determina a condição de reprodução

A partir disso e de suas observações, Charles Darwin (foto) concluiu que esse mecanismo também funcionaria na natureza: os indivíduos com mais chances de sobrevivência seriam aqueles cujas características fossem mais apropriadas para enfrentar as condições ambientais.

Com esta formulação lógica, Darwin afirmou na na época que desta maneira as espécies tenderiam um maior sucesso reprodutivo.charles darwin - A Evolução das Espécies pela Seleção NaturalCharles Darwin

Desse modo, nascia o conceito de seleção natural, sobre o qual Darwin afirmou: “A essa preservação de variações favoráveis e rejeição de variações prejudiciais eu chamo de seleção natural”.

Durante os dois últimos séculos os cientistas foram acumulando evidências para comprovar a Origem das Espécies. Eles foram descobrindo como há uma repetição de padrões em diversos organismos, o que indica uma origem única para o processo evolutivo.

E, se ainda quiser estudar outra abordagem da professora Juliana antes de responder as 10 questões sobre as teorias da Evolução das Espécies, veja este novo  vídeo de apenas 7 minutos da professora Juliana Evelyn Santos.

Ela fez um resumo bem completo para ajudar você.

Confira, e venha responder o Simulado Enem de Evolução das Espécies.

Simulado Enem Online:

A Evolução das Espécies

.

.
=================================

Quer fazer mais simulados?

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Veja o que mais cai nas provas do Enem e dos Vestibulares

Planos de Estudos Gratuitos com aulas  de todas as matérias do Enem 2017. Marque nos favoritos os Temas que você precisa revisar e veja as dicas de Redação, Matemática, Biologia, Química, Inglês, História, Física, Filosofia, História, Geografia, e Literatura. É aula hoje, e amanhã também.

curso Enem online gratuito

10 Temas que mais caem no Enem – Plano de Estudos

Plano de Estudos de Química Enem

Plano de Estudos de Biologia Enem

Plano de Estudos de Matemática Enem

Plano de Estudos de Geografia Enem

Simulado Enem 2017 Gratuito – Provas Online de todas as matérias

Plano de Estudos Enem Completo – Todas as matérias

Plano de Estudos de História Enem

Física: os 10 temas que mais caem no Enem

Plano de Estudos de Português Enem

10 dicas de História para o Enem e Vestibulares

10 conteúdos que mais caem de Química

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre A Evolução das Espécies, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel