Faltam:
para o ENEM

Plano de Estudos para as questões de História no Enem: veja como se preparar!

Para o professor de História do Colégio Bandeirantes, Pérsio Santiago, as questões do Enem procuram abordar os temas de forma diferente dos padrões existentes nos vestibulares. Veja aulas de revisão gratuitas.

Sem decoreba! Para arrasar na prova de História no Enem é preciso focar na interpretação de dados e imagens. Confira as dicas do Plano de Estudos de História elaborado pelo professor Pérsio Santiago, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.

Com base na análise das questões de História no Enem dos últimos quatro anos, é possível perceber algumas tendências. Por exemplo, das 72 questões dedicadas à disciplina, 61% falam sobre a história do Brasil, enquanto 39% abordam a história geral. Percebeu a força de estudar a história do Brasil. Mas, não dá para relegar a história geral.

plano-de-estudos

Na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio a distribuição das questões de História  no Enem pode ser mapeada em cinco grandes áreas: 1 – Direitos humanos, minorias, índios e negros; 2 – Autoritarismo e Democracia; 3 – Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, Imigração, etc.); 4 – Patrimônio Cultural;  5 – Economia.

As Dicas de Estudo para o Enem

Veja a seguir aulas especiais para cada um dos temas de História no Enem apontados pelo professor Pérsio Santiago:

1- Direitos humanos, minorias, índios e negros (39%)

Povoamento do interior no Período Colonial (Séc. XVII) – História Enem

História Enem – videoaulas e apostilas sobre o Brasil Colônia

2- Autoritarismo e democracia (24%)

O Primeiro Reinado no Brasil Império – Aula de revisão de História Enem. Confira.

A República Velha – História no Vestibular e no Enem. Veja.

Golpe Militar de 1964 – Aula de História Enem e Vestibular

Ditadura Militar – Revisão de História: Enem e Vestibular

Política e democracia no Brasil – Aula de Sociologia Enem

3- Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, imigração, etc.) (24%)

O Primeiro Reinado no Brasil Império – Aula de revisão de História Enem. Confira.

Migrações Internas e Externas: revise esse fenômeno populacional!

Absolutismo: veja como os reis tornaram-se tão poderosos. História no Enem.

A 2ª Guerra Mundial – O maior conflito armado da história. Revisão Vestibular e Enem.

4- Patrimônio cultural ou cultura (8%)

Pré-História da América – História Enem

Roma Antiga: Cultura e Legado – História Enem

Grécia Antiga: Legado Cultural Grego – Revisão de História para o Enem

Revisão Enem – Mineração: Transformações Políticas e Culturais

O Renascimento Cultural e a Europa Absolutista – História, Artes, e política.

5- Economia (5%)

Economia açucareira – Revisão História Enem

Economia Agroexportadora Brasileira – Geografia vestibular e Enem.

Industrialização brasileira – Geografia Enem

Também é possível encontrar nessas questões de História no Enem informações de outras ciências humanas (Política, Geografia, etc.), o que lhes dá um caráter interdisciplinar.

Não se esqueça de que a abordagem da prova também mudou muito nos últimos anos. Hoje, o que se espera não é mais que o aluno tenha as datas na ponta da língua, mas sim que seja capaz de compreender contextos e interpretar imagens e textos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a estrutura e os temas mais frequentes, confira mais algumas dicas do professor:

Interpretação:

Uma das habilidades mais importantes neste tipo de prova é a interpretação. Para enfrentar questões com imagens, textos e documentos de época, é fundamental que você analise os detalhes e compreenda o contexto em que aquele material foi produzido.

Imagens: Quando encontrar uma imagem, procure observar detalhes que remetam ao período em que ela foi criada. Compreender as referências já contribui com, pelo menos, 40% da questão. Por exemplo, na prova de 2013 aparecem caricaturas de Dom Pedro II em dois momentos de sua vida: juventude e velhice. A resposta estava nas informações adicionais, que possibilitavam a compreensão do período em que foram produzidas.

Textos: Já quando o teste vier acompanhado por um texto, leia primeiro o enunciado da questão, pois, muitas vezes, a resolução independe do texto. Se mesmo assim você precisar ler, já saberá exatamente o que procura.

Documentos de época: Assim como na interpretação das imagens, o mais importante na análise de um documento é compreender o cenário em que ele foi criado. O que estava acontecendo naquele momento?

Respostas Diretas:

No período avaliado pelo Professor Pérsio, apenas oito questões de História no Enem possibilitavam respostas diretas, ou seja, que não precisam de interpretação de textos, imagens ou documentos. Há uma tendência de que este tipo de questão se torne cada vez menos frequente, no entanto, é importante estar preparado.

Por fim, lembre-se de estar sempre atento ao relógio. Ter controle do tempo vai te dar mais tranquilidade para realizar uma boa prova.

Pérsio Santiago: Formado pela USP, trabalha há 15 anos no Colégio Bandeirantes, onde é professor de História Geral das terceiras séries de Biológicas, Exatas e Humanas. Contato: colband@maquinacohnwolfe.com

colégio bandeirantes logo

Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes: http://colband.net.br/