Plano de Estudos de História Enem: veja os temas que mais caem

Brasil Colônia e Brasil República são os temas que mais caem de História. Depois vem História Geral. Veja as 10 questões que mais caem nas provas, com aulas gratuitas o Enem, o Encceja, e os Vestibulares.

Sem decoreba! Para arrasar na prova de História no Enem é preciso focar na interpretação de dados e imagens. Confira as dicas do Plano de Estudos de História elaborado pelo professor Pérsio Santiago, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.  Com base na análise das questões de História no Enem dos últimos quatro anos, é possível perceber algumas tendências.

O que mais cai de História

Por exemplo, das 72 questões dedicadas à disciplina, 61% falam sobre a história do Brasil, enquanto 39% abordam a história geral. plano-de-estudosPercebeu a força de estudar a história do Brasil. Mas, não dá para relegar a história geral.

Na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio a distribuição das questões de História  no Enem pode ser mapeada em cinco grandes áreas: 1 – Direitos humanos, minorias, índios e negros; 2 – Autoritarismo e Democracia; 3 – Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, Imigração, etc.); 4 – Patrimônio Cultural;  5 – Economia.

As Dicas de Estudo para o Enem

Abordagem Interdisciplinar – Nas questões de História nas provas do Enem também é possível encontrar informações de outras ciências humanas (Política, Geografia, etc.), o que lhes dá um caráter interdisciplinar.

Não se esqueça de que a abordagem da prova também mudou muito nos últimos anos. Hoje, o que se espera não é mais que o aluno tenha as datas na ponta da língua, mas sim que seja capaz de compreender contextos e interpretar imagens e textos.

Veja as dicas do professor Pérsio Santiago e aulas gratuitas:

Interpretação: Uma das habilidades mais importantes neste tipo de prova é a interpretação. Para enfrentar questões com imagens, textos e documentos de época, é fundamental que você analise os detalhes e compreenda o contexto em que aquele material foi produzido.

Imagens: Quando encontrar uma imagem, procure observar detalhes que remetam ao período em que ela foi criada. Compreender as referências já contribui com, pelo menos, 40% da questão.

Por exemplo, na prova de 2013 aparecem caricaturas de Dom Pedro II em dois momentos de sua vida: juventude e velhice. A resposta estava nas informações adicionais, que possibilitavam a compreensão do período em que foram produzidas.

Textos: Já quando o teste vier acompanhado por um texto, leia primeiro o enunciado da questão, pois, muitas vezes, a resolução independe do texto. Se mesmo assim você precisar ler, já saberá exatamente o que procura.

Documentos de época: Assim como na interpretação das imagens, o mais importante na análise de um documento é compreender o cenário em que ele foi criado. O que estava acontecendo naquele momento?

Veja aulas especiais para cada um dos temas de História no Enem apontados pelo professor Pérsio Santiago. Clique nas imagens para acessar aulas gratuitas de cada Tema:

1- Direitos humanos, minorias, índios e negros (39%)

É importante você partir de uma indagação para poder estudar e aprender sobre Direitos Humanos e como o tema se relaciona com as minorias étnicas, religiosas, culturais, territorias, sexuais e etc.

Veja no resumo de sociologia para o Enem o tema da igualdade:

Gostou do Resumo? Muito bom.

Agora, vamos para a questão Indígena no Brasil:

Confira agora uma aula completa mostrando como ocorreu o povoamento do interior do Brasil, ainda nos tempos do Brasil Colônia, quando os portugueses e os seus descendentes lideraram as expedições em busca da expansão “para o interior”.

Povoamento do interior no Brasil Colonial no século XVII

Veja aulas gratuitas sobre o Brasil Colônia:

Falta de memória é um problema… E, quando o objeto de esquecimento é a história do nosso país, quem mais sofre é o período denominado Brasil Colônia, ou Brasil Colonial. Durante muitos anos o estudo desta época teve um caráter de glorificar os descobridores, os colonizadores-conquistadores e os bandeirantes que levaram a população descendente dos imigrantes europeus para o interior do país

O massacre dos indígenas e o longo ciclo da escravidão eram tratados em segundo plano, ou surgiam como histórias marginais aos ciclos da catequização dos indígenas pelos padres jesuítas ou à importância dos escravos no longo ciclo da cana-de-açúcar. Veja nestas aulas a seguir o Brasil Colonial:

Veja a História do Brasil Colonial no resumo Enem & Ensino Médio

Confira agora um resumo do Curso Enem Gratuito sobre O Primeiro Reinado no Brasil Imperial:

2- Autoritarismo e democracia (24%)

O Primeiro Reinado no Brasil Império: resumo de História

Veja A República Velha – Começa com a Proclamação e vai até 1930:

A República Velha: contexto político e movimentos sociais

A Ditadura Militar de 1964 – Veja  uma história enigmática: os militares assumem o poder com apoio da população e do Congresso Nacional.

Mas, aos poucos, vão se isolando da população e do Congresso, chegando a formar uma ditadura logo em seguida. Um longo inverno sem Democracia que durou até 1985.

O Golpe Militar de 1964 – Aula de História Enem e Vestibular

A Ditadura Militar no Brasil: resumo de História Enem e Vestibular

 

Política e democracia no Brasil: resumo de Sociologia Enem

 

O Primeiro Reinado no Brasil Império: resumo de História

Migrações Internas e Externas: revise esses fenômenos populacionais!

3- Temas clássicos (Absolutismo, 2ªGuerra, Imperialismo, Imigração, etc.) (24%)

Veja agora temas de relevância para toda a Cultura e História Ocidental. Estão vinculados ao final da Idade Média como o Absolutismo Monárquico, os movimentos migratórios, conflitos como a 2ª Guerra Mundial, e o Imperialismo.

Absolutismo: veja como os reis tornaram-se tão poderosos

A 2ª Guerra Mundial

Veja o maior conflito armado de toda a história da humanidade. Começa em 1939 com Adolf Hitler no comando da Alemanha Nazista invadindo outros países na Europa, e só termina com a Bomba Atômica norteamericana caindo em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

A 2ª Guerra Mundial: o maior conflito armado da história

4- Cultura e Patrimônio cultural (8%)

Veja a Pré-História no Continente Americano:

Pré-História da América – História Enem

A Cultura da Roma Antiga é um ícone nas questões de História no Enem. Confira a Roma Imperial:

Roma Antiga: Cultura e Legado – História Enem

O Legado Cultural da Grécia Antiga: História e Filosofia Enem

O Marquês de Pombal: reformas na mineração do Brasil Colonial

Legados do Renascimento Europeu na Cultura, Artes e Política

5- Economia (5%)

O Ciclo da Economia Açucareira no Brasil Colonial: História Enem

Economia Agroexportadora Brasileira: Geografia Enem.

A História da Industrialização no Brasil:

Industrialização brasileira: contexto, governos e consequências

 

Respostas Diretas:

No período avaliado pelo Professor Pérsio, apenas oito questões de História no Enem possibilitavam respostas diretas, ou seja, que não precisam de interpretação de textos, imagens ou documentos. Há uma tendência de que este tipo de questão se torne cada vez menos frequente, no entanto, é importante estar preparado.

Por fim, lembre-se de estar sempre atento ao relógio. Ter controle do tempo vai te dar mais tranquilidade para realizar uma boa prova.

Pérsio Santiago: Formado pela USP, trabalha há 15 anos no Colégio Bandeirantes, onde é professor de História Geral das terceiras séries de Biológicas, Exatas e Humanas. Contato: [email protected]

colégio bandeirantes logo

Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes: http://colband.net.br/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel