Questões sobre interpretação de texto em inglês com gabarito

Teste seus conhecimentos em interpretação de texto em inglês com questões do Enem! Também aproveite para ver dicas que vão agilizar sua interpretação!

Muito mais do que gramática ou vocabulário, para acertar as questões de língua estrangeira do Enem, você precisa saber como interpretar um texto. Por isso, trouxemos algumas dicas e uma lista de questões sobre interpretação de texto em inglês.

Resumo sobre interpretação de texto em inglês

A maior parte das questões de Inglês do Enem envolvem leitura e interpretação de texto na língua inglesa. Isso permite que a avaliação investigue o quanto você sabe de vocabulário e a sua capacidade de entender e captar a mensagem geral de um texto.

Existem duas técnicas de leitura que podem te ajudar na missão de interpretar textos em inglês: skimming e scanning. A utilização dessas estratégias é útil para agilizar a sua interpretação de texto. Isso é necessário porque você deve demorar, em média, 3 minutos para resolver cada questão no Enem. E, como as questões possuem textos longos, você não pode perder tempo.

Skimming consiste numa leitura rápida para obter a ideia principal de um texto. A leitura de frases temáticas (geralmente a primeira frase de um parágrafo) pode ser uma maneira eficaz de entender a ideia principal do texto. No skimming é assim: encontrou uma palavra desconhecida? Ignore e volte a fazer a leitura pelas palavras que você conhece. O mais importante é entender o contexto geral, e não palavra por palavra.

O scanning, por sua vez, é uma forma de leitura superficial e rápida. Como o próprio nome sugere scanning, é a varredura do texto. O objetivo é se concentrar em palavras-chave ou ideias. Alguns exemplos práticos dessa técnica seriam quando lemos rapidamente a primeira página de um jornal, damos uma espiada em algumas páginas da internet, quando procuramos uma palavra no dicionário, entre outros.

Outra dica que vai te ajudar a resolver questões de interpretação em inglês é começar lendo o enunciado. Assim, você já sabe qual informação deve buscar no texto e a chance de ficar perdido é bem menor.

Videoaula

Antes de partir para os exercícios, confira a videoaula do professor Guilherme no canal do Curso Enem Gratuito. Ele ensina técnicas para resolver as questões e ainda mostra um exemplo:

Questões sobre interpretação de texto em inglês

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Inglês, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel