Lista de questões sobre cartografia

Teste o que sabe de Geografia com a lista de questões sobre cartografia que preparamos para você. Confira nosso resumo e videoaula para não errar nas provas!

Cartografia é um tema frequente no Enem e nos vestibulares. Então, para mandar bem nas provas de Ciências Humanas, preparamos uma lista de questões sobre cartografia. Além disso tem um resumo para você relembrar os principais conceitos do conteúdo.

Resumo sobre cartografia

A cartografia é a atividade que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas e outras representações gráficas do espaço. A técnica de produção de mapas exige clareza das informações para poder ser interpretados.

Para isso, alguns códigos foram criados para produzir uma linguagem internacional capaz de fazer com que a linguagem cartográfica se sobreponha à barreira das línguas. A ideia é que, não importa de onde seja, deve-se conseguir interpretar as informações contidas em um mapa.

Para tanto, existem informações e características que todos os mapas devem ter. São eles:

  • Título: mostra o tema da análise.
  • Fonte: demonstra a origem das informações e dados utilizados para compor o mapa.
  • Legenda: o elemento mais importante, pois dá significados aos elementos apresentados, como cores, símbolos, siglas, etc.
  • Escala: indica a relação entre o espaço verdadeiro e seu correspondente no mapa. Quantas vezes a imagem real foi reduzida (em alguns casos ampliados) para caber no mapa.
  • Norte: indicação de orientação do Norte Magnético ou Verdadeiro, para fins de localização.

Elementos de um mapa - cartografiaFonte: https://bit.ly/3Hbat5D

Além disso, outra parte fundamental nos mapas é o tipo de projeção cartográfica da qual se utilizam. Isso porque a Terra tem um formato esférico, com um leve achatamento nos polos. O maior desafio na criação dos mapas, portanto, é representar o planeta numa superfície plana.

Para termos a ideia da dificuldade de realizar essa transposição, no decorrer dos anos surgiram mais de 200 tipos de projeções cartográficas e todas apresentam algum tipo de distorção da realidade.

Atualmente, as projeções cartográficas mais utilizadas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.

Videoaula sobre cartografia

Antes de partir para as questões sobre cartografia, confira o vídeo do professor Carrieri sobre o assunto:

Questões sobre cartografia

Para finalizar sua revisão, responda aos exercícios sobre cartografia que já caíram no Enem e nos vestibulares:

.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel