A Morfologia das Palavras no Português: resumo Enem

É hora de concluir a revisão sobre a Formação das Palavras. Veja aula gratuita e depois teste seus conhecimentos sobre a Morfologia com o nosso Simulado Português & Linguagem. Veja o que consegue acertar, e caso você erre, tem dicas para estudar! Veja!

Português Enem: Morfologia das Palavras. Por que estudar? Estudamos a morfologia das palavras  porque esse ramo da língua portuguesa busca fazer uma análise reflexiva das palavras, e isso ajuda você a gabaritar nas questões de interpretação de textos no Enem..

Sendo assim é importante estudar as classificações e condições das palavras para, após isso, estarmos aptos a entender a língua escrita e falada de forma crítica e entender o conceito por trás das regras. Pois não basta apenas saber a regra, mas a verdadeira aprendizagem é aquela que nos leva a pensar sobre e saber por que é que se pensa de tal forma.

A Morfologia das Palavras

A palavra MORFOLOGIA vem da palavra MORFEMA, que significa “o elemento que confere o aspecto gramatical ao semantema”. Nossa que “nomãããããooooo”, né? Mas é ele que relaciona na oração, que delimita a função ao seu significado e claro, também conhecido como o RADICAL da palavra! Ufa!

Para entender melhor a morfologia das palavras, veja o exemplo:A Morfologia das Palavras“FERR” é o morfema nesse esquema

Só que, para estudar os morfemas foi criada a área da MORFOLOGIA das Palavras. Sabe por quê? Porque eles nos informam o gênero, o número, o tempo e o modo de um verbo, número e pessoa do verbo e a queridinha da galera: a CLASSE gramatical de uma palavra.

Resumo sobre as Classes de Palavras

Confira agora um super resumo sobre as Classes de Palavras com a professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito:

Sendo assim, a morfologia das palavras serve para analisar a palavra de forma isolada e não a sua participação dentro de uma frase ou período. Veja de que maneira podemos classificar as palavras:

  • Gênero: masculino ou feminino. Exemplo: meninoe menin
  • Número: singular ou plural. Exemplo: meninoe menin
  • Tempo e modo de um verbo. Exemplo: viajei = tempo: pretérito perfeito, modo: indicativo.
  • Número e pessoa de um verbo. Exemplo: viajaram= número: plural, pessoa: 3ª pessoa.
  • Classe gramatical de uma palavra. Exemplo: viajar = verbo; viagem = substantivo; viajante = adjetivo.

Viu como vai ficando mais fácil entender a Morfologia das Palavras?

Agora vamos dar uma espiadinha na estrutura e formação de palavras? Vem comigo, não se perde não, logo serás expert neste assunto!

Estudar a estrutura é conhecer os elementos FORMADORES das palavras. Assim, compreendemos melhor o significado de cada uma delas. Observe os exemplos abaixo:

Morfologia das palavras 3 4 5
art-ista brinc-a-mos cha-l-eira cachorr-inh-a-s

.

Vamos analisar a palavra “cachorrinhas“:

Nessa palavra observamos facilmente a existência de quatro elementos. São eles:

  1. cachorr – este é o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado.
  2. inh – indica que a palavra é um diminutivo
  3. a – indica que a palavra é feminina
  4. s – indica que a palavra se encontra no plural

Cada parte da palavra é chamada de MORFEMA: unidades mínimas de caráter significativo.

Fique ligado(a)! Existem palavras que não comportam divisão em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc.

Resumo sobre a Formação das Palavras

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino o rico e criativo processo que dá origem à Formação das Palavras. É um conteúdo que faz parte da  sua revisão sobre a Morfologia das Palavras.

Mandoubema professora Mercedes. Agora, para fechar, uma revisão rápida sobre os elementos do processo Mórfico?

São elementos da Morfologia das Palavras

1) Raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos.

2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros.

3) Vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação ou eufônicos.

“Tá tranquilo? Tá favorável?” Agora está, não é mesmo?

Agora que você aprimorou seu conhecimento, que tal realizar alguns exercícios?

 

Simulado: Morfologia das Palavras

.

.
.
================

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel