O que é a Filosofia – aula gratuita com Simulado Enem & Encceja

Veja um resumo online completo, uma aula de revisão, e depois teste seus conhecimentos sobre os princípios da Filosofia e fique craque para as provas do Enem e dos vestibulares. A Filosofia está na origem da cultura ocidental. Responda as 10 questões do Simulado Enem & Encceja de Filosofia.

O que é filosofia? Para quê serve? Em algum momento da sua vida você já se fez essa pergunta (porque você primeiramente é humano e o atividade de se questionar é inerente a você). E como toda pergunta essa também precisa de uma resposta. Veja a teoria e depois responda ao Simulado Enem & Encceja, no final do post.

Perguntas que envolvem O que é a Filosofia e a sua utilização pela sociedade são recorrentes nas provas do Enem, do Encceja e do Vestibular. Você está em dia com a Filosofia? Muita gente pensa que ‘morar na Filosofia’ é apenas ‘rimar amor e dor’.

Nada disso. Os fundamentos do pensamento humano, a lógica, a matemática e o método científico são filhos diretos desta ciência do pensar. Vamos lá revisar O que é a Filosofia!

O que é a Filosofia?

O primeiro passo é conhecer os fundamentos, a origem lá na base, na Grécia Antiga, no Século VI antes de Cristo. Veja o que intrigava a cabeça dos primeiros pensadores. Confira agora com o professor Marciel Evangelista Cataneo:

A Filosofia ficou relegada a um segundo plano na Educação Básica no Brasil. Mas, na última década voltou à cena, e a disciplina está integrada ao Currículo do Ensino Médio.

Aprender os assuntos da arte do pensamento pode ajudar você a entender alguns conceitos de outras áreas, principalmente a Literatura, a História e a Sociologia. Mas, isto não traduz plenamente O que é a Filosofia.

A Filosofia é uma ciência?

Para chegar na resposta, que tal dar um pontapé nesse estudo e ser nosso ‘filósofo’ para o Enem? Uma definição clássica de Filosofia diz o seguinte:

Filosofia é a Ciência que reúne o estudo das questões essenciais relacionadas à existência do ser humanos nos aspectos do conhecimento, da busca da verdade, dos valores morais (o que é certo, o que é errado?), dos conceitos estéticos e culturais (o que é belo, o que é feio?).o que é filosofiaGostou desta definição de Filosofia?

Quer ver de outra forma, para compreender melhor? Confira um resumo rápido e direto com o professor Alan, do canal Canal Curso Enem Gratuito, com a síntese do pensamento dos primeiro filósofos, ainda na Grécia Antiga.

Viu como a Filosofia foi se organizando, desde a origem da história do pensamento e até agora? Então, vamos prosseguir com os temas da aula antes do Simulado.

Pitágoras e a Filosofia:

A palavra filosofia foi criada por Pitágoras , na Grécia, no início do século VI a.C com Pitágoras de Samos. Este dizia que nos jogos olímpicos compareciam três tipos de público: um para comerciar, outro para competir e outro para contemplar ou assistir.

Este último, para Pitágoras, é o filósofo, pois não possui interesse comercial, não é movido pelo desejo de competir, mas sim deseja observar, contemplar, julgar, avaliar, saber, etc.Conceito de FilosofiaA filosofia para Pitágoras é o caminho para chegar à sabedoria divina: “A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou Amá-la, tornando-se filósofos”.

Pitágoras juntou duas palavras gregas: Filos: amigo, amante e Sophia: sabedoria; filosofia quer dizer, portanto, amigo ou amante da filosofia. E Filósofo é aquele que ama a sabedoria e deseja saber e conhecer.

O eixo da Filosofia é buscar a racionalidade, a lógica no pensamento e na expressão dos homens.

Para que serve  a Filosofia?

Mas, dentro desta disciplina do pensamento em si, existem várias formas de se indagar o mundo, de acordo com o tipo de ‘visão de mundo’ a ser utilizada. Para seu Enem, veja como a Filosofia se ramifica, isto é, como existem diferentes modos de “ver” o mundo. Veja abaixo uma aula gratuita, e depois responda você mesmo(a) O que é a Filosofia.

A Filosofia de Aristóteles

Veja um resumo sobre o pensamento de Aristóteles. Ele foi um dos grandes sábios e pensadores da Antiga Grécia.

Gostou deste Resumo? Aristóteles colocou os pilares, os fundamentos para a arte do pensamento Ocidental.

Metafísica: é considerada a filosofia primeira, porque trata de investigar a origem de todas as coisas e de relacioná-las com a realidade em que vivemos. A Metafísica possui uma subárea: a “Ontologia”, que se preocupa em estudar o que é o ser.

Na Ontologia, o objetivo é entender como os seres existentes na natureza se relacionam e quais são os elementos básicos existentes no universo, que identificam um ser tal como ele é, ou seja, a ontologia busca assegurar o significado para a existência de um ser qualquer.

O que é a Filosofia

Responda agora ao Simulado Enem O que é a Filosofia:

.

O que é Filosofia – Simulado

.

.
=========

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel