Êxodo rural, desmatamento e trabalho infantil – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com o Simulado de Ciências Humanas Encceja, online e gratuito! São apenas 5 questões para você ver o que sabe. E, se errar, têm aulas específicas para vocês estudar em cada questão.

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas.

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

 

Êxodo rural, um movimento migratório

Conceitualmente, migração é o ato de deslocamento feito pela população, podendo ser uma troca de país, estado, município e até mesmo, de residência. Estes movimentos migratórios sempre ocorreram, desde o início da humanidade.

As pessoas se mudam. Elas vão, elas vêm. Tudo isto é migração. Quando elas ‘vão’, são emigrantes. Quando elas ‘chegam’, elas são imigrantes.  Todos são migrantes dentro dos movimentos migratórios.

A Seca e os Migrantes Nordestinos – Quer outro exemplo clássico, desta vez no Brasil? A nossa literatura tem no romance ‘O Quinze’, de Rachel de Queiroz, que retrata a grande seca na região Nordeste, em 1915.

Uma das consequências foi um forte movimento migratório, com moradores da região que buscaram as regiões Norte e Sudeste do país em busca de melhores condições.

Então, dentro deste contexto, um habitante nordestino que ‘migrou’ para São Paulo, por exemplo, era um emigrante (na região Nordeste); e um imigrante (na região Sudeste). A própria Rachel de Queiroz foi uma migrante que fugiu da seca no Ceará e foi morar no Rio de Janeiro naquela época.

Alguns outros pontos chamam a atenção também, como no caso do êxodo rural, quando as pessoas saem do campo em direção à cidade. Os motivos são vários, mas os mais comuns são os problemas com estiagens ou enchentes, mecanização, falta de recursos para mais investimentos e os bancos tomando a propriedade por falta de pagamento de empréstimos.

Teste seus conhecimentos sobre esse e outros temas respondendo as 5 perguntas do Simulado Encceja de Ciências Humanas abaixo:

Êxodo rural, desmatamento e trabalho infantil

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. Acesse o site oficial do Encceja e faça sua inscrição neste link inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.