Resumo com Simulado de Geografia: os 10 temas que mais caem

Estude para o Enem com o Resumo com Simulado de Geografia sobre conceitos como Paisagem, Demografia, Migração entre outros temas que sempre caem nas provas!

Estude para o Enem com o simulado de Geografia sobre conceitos básicos como paisagem, demografia, migração, etc. Com a noção desses conceitos, você pode resolver diversas questões da prova do Enem e dos vestibulares e melhorar a sua pontuação!

Antes de começar a resolver as 10 questões do simulado de Geografia, separamos um resumo sobre os principais conceitos para você revisar. Vamos lá?

Migração x Imigração

Os seres humanos, desde a sua origem, se deslocam no espaço geográfico por diversos motivos: busca por recursos, fuga de conflitos, fuga de desastres ou simplesmente curiosidade.

Veja no resumo gratuito com o professor Raphael Carrieri, do Canal Curso Enem Gratuito. É show!

Com a delimitação dos diferentes países ao redor do mundo, estes movimentos passaram a ser monitorados e a migração humana hoje é um importante ponto de discussão entre as nações.

Impacto Ambiental

Veja as consequências das ações do homem sobre a natureza com uma aula completa do professor Raphael Carrieri:

Impacto ambiental é uma mudança no meio ambiente causada pela atividade do ser humano. Os impactos ambientais podem ser dos tipos positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.

A Origem do Planeta Terra

A teoria mais aceita entre os cientistas afirma que a Terra se formou a partir do Big Bang, que foi uma grande explosão de energia. Vem que o Carrieri explica com mais detalhes sobre como se deu a formação da terra! 😉

Mandou bem o professor Carrieri. Veja o resumo sobre a História da Terra:

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ocorre o início do processo de agregação de matérias incandescentes que sobraram do processo de formação do universo. Essas matérias vão se unir para formar a Terra. Nesse momento, a Terra está muito aquecida.

 O planeta passa por um processo de resfriamento de fora para dentro, o que possibilita a formação das massas rochosas (litosfera). Esses minerais que começam a resfriar liberam gases, que formam a atmosfera.

Ela, por sua vez, permite o início do processo de precipitação (chuva), responsável pela formação dos oceanos primitivos. A partir desse momento, temos a biosfera, a esfera da vida, que você vai estar em Biologia.

Os principais conceitos para o simulado de Geografia

A Geografia é uma ciência que estuda a interação entre as sociedades e o meio físico. É nessa intersecção que se encontra o objeto de estudo da ciência geográfica: o Espaço Geográfico. Mas cuidado com a pegadinha que pode aparecer no simulado de Geografia:

Vamos pensar numa parte do continente antártico: ali não há qualquer vestígio da presença humana. Portanto, não há intervenção direta do ser humano naquele local. Assim, não se trata de um espaço geográfico.

Você pode não ter pensado nisso, mas a paisagem também é uma parte importante do estudo da Geografia. E essa questão pode cair em vários vestibulares, não só no nosso simulado de Geografia!

Podemos dividir as paisagens em dois tipos: paisagem natural – aspecto visível dos locais em que não houve intervenção direta das sociedades e paisagem humanizada (ou cultural) – aspecto visível dos locais em que há intervenção direta das sociedades.

Outra parte importante para as questões de geografia é o conceito de emigração e imigração. Por exemplo:

  • Imigrante – ele está chegando (entrando) em um determinado local para ali viver.
  • Emigrante – ele está deixando (saindo) de um lugar que ele residia para morar em outro local.

Temos outros termos bastante conhecidos como: crescimento vegetativo, taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

A diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade dá-se o nome de crescimento natural ou vegetativo da população. A taxa de natalidade corresponde ao número de nascidos vivos a cada 1.000 habitantes de um país, estado ou município, em um determinado período de tempo, geralmente 1 ano.

Já a taxa de mortalidade corresponde ao número de óbitos por 1.000 habitantes. É calculada dividindo-se o número de óbitos em determinado período pela população total nesse mesmo período e multiplicando o resultado por mil.

Agora você já está preparado para o simulado de Geografia!

Simulado de Geografia

Fazer o simulado

.
=

Escolha mais um simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Então escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Por exemplo: com os testes dos simulados, você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Enem!

Notas de corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Mas nas universidades mais concorridas, as notas de corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. Você pode conferir todas as notas de corte do Enem e descobrir se o seu curso é concorrido ou não.

Para conquistar uma vaga, o Simulado de Geografia e das outras matérias ajuda você a chegar lá!

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do simulado Enem, a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito para resolver o simulado de geografia
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Além disso, o curso também conta com dicas de estudos, planos de estudos e videoaulas no Youtube. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima lista de exercícios para treinar:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel