Questões sobre René Descartes e o Racionalismo

Teste seus conhecimentos sobre Descartes com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!

René Descartes é o principal nome da corrente filosófica do Racionalismo. Suas ideias foram tão importantes que embasaram o pensamento de vários filósofos ocidentais. Por isso, é uma presença frequente nas questões do Enem e dos vestibulares. Confira um resumo e uma lista de questões sobre Descartes para testar seus conhecimentos!

Resumo sobre Descartes

Racionalismo é uma palavra que vem do latim ratio, que significa razão. Utilizamos a palavra “razão” em vários contextos dentro da nossa língua. Mas, para a Filosofia, mais especificamente a teoria do conhecimento (como podemos conhecer as coisas), a razão humana é a fonte de qualquer verdade.

De modo geral, para os racionalistas, alguns princípios lógicos fundamentais nascem conosco, ou seja, são inatos. Eles acreditam que os nossos sentidos podem nos induzir ao erro. Por isso, a razão seria nossa única fonte de verdadeiro conhecimento.

Um pensador que foi destaque nesta linha de raciocínio foi o francês René Descartes (1596-1650). É dele a famosa frase “penso, logo, existo”, que colocou a razão no primeiro plano dentro do movimento amplo do Iluminismo.

Você já deve ter ouvido falar que a dúvida é importante para o aprendizado e que, quando questionamos, estamos procurando entender determinado assunto. Para a Filosofia, a dúvida é o ponto inicial para buscar o conhecimento, é a curiosidade que surge diante do que é novo, do que é diferente.

Descartes, como filósofo, pensava assim também. Inclusive, ele afirmava que para conhecer a verdade é preciso, de início, colocar todos os nossos conhecimentos em dúvida. Em outras palavras, precisamos questionar tudo e analisar criteriosamente se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza.

No entanto, a dúvida cartesiana, como também ficou conhecida, tinha como princípio abandonar qualquer tipo de crença cuja verdade possa ser contestada. Descartes começou submetendo suas crenças a uma série de argumentos céticos cada vez mais rigorosos, questionando como podemos ter certeza da existência de qualquer coisa.

Por meio da dúvida metódica, Descartes descobriu uma crença da qual ele não podia duvidar: a própria existência. Cada um de nós pensa ou diz: “sou, existo” e, quando pensamos ou afirmamos isso, não podemos estar errados.

Videoaula

Para concluir sua revisão, confira o aulão do professor Alan no Curso Enem Gratuito. Em seguida, teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre Descartes.

Questões sobre Descartes

.

René Descartes
Retrato de René Descartes

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel