A Divisão Política do Brasil: resumo com simulado de Geografia

Confira agora a ocupação do território desde a chegada de Cabral. Veja as capitanias Hereditárias, o Povoamento do Interior, e a expansão da Fronteira Oeste. O Brasil é o maior país da América do Sul.

Confira como foi a evolução do território Brasileiro desde a “descoberta ” pelos portugueses. Os espaços inicialmente ocupados ainda dentro do Tratado de Tordesilhas. Depois, a expansão para a fronteira Oeste. E, na última expansão da Geografia Política do Brasil, com a compra do território do Acre, que até então pertencia à Bolívia.

As Capitanias Hereditárias e o Tratado de Tordesilhas

Pedro Álvares Cabral jogou a primeira âncora nas águas costeiras do Brasil no dia 22 de abril de 1500. Aportou defronte ao Monte Pascoal, no litoral do Estado da Bahia. Começou ali a saga de conquistqa de territórios que iria formar o maios território contínuo das Américas. Nas três primeiras décadas os portugueses pouco fizeram para conhecer as novas terras.

Porém, em 1530 tem início o processo real de colonização. Veja agora com a professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi este processo de transição, desde a chegada de Cabral, o início da ocupação, e a formação das Capitanias Hereditárias. Foi o primeiro ato formal de uma Geografia Política do Brasil.

As dicas da professora Ana Cristina

  1. Apesar de os portugueses terem chegado no Brasil no ano de 1500, a colonização só começaria em 1530.  Nessa época, a Coroa Portuguesa sentiu a necessidade de defender o território de invasões estrangeiras e de tornar as terras produtivas.
  2. Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral. São os marcos da Geografia Política do Brasil.
  3. As Capitanias Hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários.
  4. Anos mais tarde, admitindo o fracasso do sistema de capitanias hereditárias, em 1548, D. João III instalou o Governo-geral na Bahia. Seu objetivo era tentar retomar o controle da colonização por meio de um governo centralizado.
  5. Veja na aula acima: O Período pré-colonial; Expedição de Martin Afonso de Sousa, criação da Vila de São Vicente e instalação de engenho de açúcar em 1532; As Capitanias hereditárias que tiveram sucesso: Pernambuco e São Vicente;  O 1º governador geral (Tomé de Sousa); a capital em Salvador; E a chegada dos primeiros Padres Jesuítas.

 

O Período Colonial e o Povoamento do Interior

Após concluir com a Espanha negociações que colocaram por terra o Tratado de Tordesilhas os portugueses iniciaram uma marcha progressiva para o interior do país. Este processo foi concluído apenas no século XX, dado os atuais contornos da Geografia Política do Brasil.

Veja com o professor Felipe Oliveira como aconteceu o povoamento do interior na época do Brasil Colônia.

As dicas do professor Felipe:

  1. Falar em povoamento do interior é falar sobre as atividades que provocaram o deslocamento do povoamento do nosso território do litoral para o interior, principalmente a partir da segunda metade do século XVII e, depois, mais intensamente no século XVIII.
  2.  As bandeiras eram expedições de caráter particular que iam para o interior explorar atividades econômicas. Haviam 3 tipos de bandeiras: a) apresamento ou preação indígena (capturavam índios para vendê-los como escravos), b) prospecção (procuravam metais preciosos) e c) sertanismo de contrato (contratadas por terceiros – governos de capitanias, senhores de engenho – para combater quilombos e tribos indígenas que resistiam à invasão europeia em suas terras).
  3.  As entradas faziam as mesmas coisas que as bandeiras, mas eram organizadas pela Coroa Portuguesa. Além disso, elas tinham funções específicas de abrir estradas e bifurcar povoados.
  4.  As monções eram expedições que iam para o interior praticar o comércio. Quando as bandeiras de prospecção descobriram ouro na região de Cuiabá, era muito difícil abastecer esse polo minerador de alimentos, armas e escravos. Quem fazia essa atividade de abastecimento eram as monções, que realizavam esse trajeto pelos rios.
  5.  As missões jesuíticas também foram fatores de povoamento do interior brasileiro, com o intuito de catequizar indígenas e realizar atividades econômicas como pecuária. Na região do Amazonas, ainda, as missões praticavam a extração das drogas do sertão, especiarias como baunilha, cacau, guaraná.
  6. A mineração e a pecuária também contribuíram para o povoamento do interior, e com isso consolidar passos importantes na expansão da Geografia Política do Brasil.

 

O Mapa do Brasil em 2021

Veja agora a composição do território nacional  e a divisão dentro da Geografia Política do Brasil. Veja os Estados e as respectivas capitais.

A Geografia Política do Brasil - as capitaisEntão, olhe bem o mapa, e observe: Cabral aportou no litoral da Bahia. Foi a partir dali que tudo começo no aspecto de conquista e expansão do território.

A Geografia Política do Brasil

Confira agora com o professor Raphael Carrieri a importância do Brasil na Geografia Política da América do Sul.

As dicas do professor Carrieri

  1. Além de sua riqueza em minerais, o Brasil, por possuir uma grande extensão territorial, realiza o cultivo de muitos produtos agrícolas. Essa produtividade diversificada, deve-se à variedade de climas ao longo do país. A variedade de produtos, faz com que a economia do país seja uma economia sólida e competitiva perante o mercado externo, que atualmente é o que movimenta a economia do país.
  2. As atividades industriais e agropecuárias, são as que mais contribuem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Deste modo, no ano de 2008, o país apresentou um crescimento gradativo e significativo de seu PIB. No ano de 2008 o crescimento do PIB brasileiro foi de aproximadamente 5%, comparado ao número do ano de 2007, e no ano de 2010, 7,5%.
  3. PIB do Brasil gira ao redor de de 2,056 trilhões. É importante ressaltar que o valor do PIB é puramente econômico e não nos mostra qual país possui as melhores condições de vida. Apesar de o Brasil possuir o maior PIB da América do Sul, países como por exemplo o Uruguai, que possui PIB de 56,16 bilhões tem um melhor IDH. O Uruguai é um país com índice de qualidade de vida elevado, tendo em vista o bom funcionamento de seus serviços públicos.
  4. Os principais produtos exportado pelo Brasil são a soja, minério de ferro, cana de açúcar, carne de frango, carne bovina, café, petróleo e celulose, sendo a soja, o carro chefe de exportação do país. Enquanto os produtos agrícolas destinados à exportação vão sendo cada vez mais priorizados na produção latifundiária, os produtos básicos para o mercado interno, que compõe a alimentação diária do povo brasileiro, vêm diminuindo.
  5. Nos últimos anos, o ramo de serviços em tecnologia no Brasil cresceu bastante, principalmente na área de criação de softwares e sistemas industriais, com a presença de polos tecnológicos espalhados por todo país.
  6. A América do Sul possui um bloco econômico sub-regional próprio, o qual o Brasil também faz parte, o MERCOSUL. O Mercado Comum do Sul é composto pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Tem como países associados Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador e facilita as relações econômicas entres os países do subcontinente americano.

Com uma seleção de 10 questões você vê o que sabe sobre o tema e garante um bom desempenho na hora da prova!

Geografia Política do Brasil

.

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:Geografia Política do Brasil

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta prova sobre geografia política, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel