10 questões sobre porcentagem: resumo com simulado

No próximo domingo, o Enem traz a prova de Matemática. Por isso, preparamos um simulado com 10 questões sobre porcentagem. Bora praticar?

Saber como calcular porcentagem é uma das habilidades mais importantes no Enem e nos vestibulares, pois é um dos conteúdos que mais é cobrado nas questões de Matemática.

São comuns exercícios que envolvem regras de três e proporcionalidade, cálculos de descontos e aumentos percentuais, juros simples e compostos, probabilidade e até mesmo genética.

O que é porcentagem

Porcentagem é uma maneira de expressar uma parte ou uma proporção de algo em relação a um total de 100 partes. É como se fosse uma forma de representar uma fração de algo, mas usando o número 100 como referência.

Por exemplo, se você tem um bolo e corta em 4 pedaços iguais, cada pedaço representa 25% do bolo, porque 25% significa 25 partes de um total de 100 partes.

Então, quando você vê um número seguido do símbolo “%” (por exemplo, 25%), isso significa que você está expressando uma parte em relação a um todo de 100 partes.

Como calcular a porcentagem de um valor

Calcular porcentagem é uma maneira de expressar uma parte de algo em relação a um todo, onde o todo é considerado como 100%. Aqui está um exemplo simples de como fazer isso:

  1. Transforme a porcentagem em um número decimal (se necessário): Por exemplo, se você tem 25%, para calcular com mais facilidade, você pode transformá-lo em decimal dividindo por 100. Ou seja, 25% em forma decimal é 0,25.
  2. Multiplique o número pelo valor total: Digamos que você quer calcular 25% de 80. Você multiplica 0,25 (a forma decimal de 25%) por 80.0,25 x 80 = 20. Portanto, 25% de 80 é igual a 20.

Outro exemplo:

  • Se você quer calcular 15% de 200, primeiro transforma 15% em forma decimal (0,15) e depois multiplica:0,15 x 200 = 30. Então, 15% de 200 é igual a 30.

Lembre-se, se você estiver aumentando ou diminuindo uma quantidade em uma certa porcentagem, você adiciona ou subtrai esse valor do total, respectivamente. Por exemplo, se você quer aumentar 10% de 50, você adiciona 10% de 50 a 50:

0,10 x 50 = 5

50 + 5 = 55

Regra de três

Calcular a porcentagem de um valor utilizando a regra de três é uma técnica simples e eficaz. Vamos usar um exemplo para ilustrar:

Suponha que você quer calcular 20% de um número, digamos, 80. Aqui está como você pode fazer isso usando a regra de três:

Estabeleça a proporção:

  • Primeiro, escreva a porcentagem como uma fração. Neste caso, 20% pode ser escrito como 20/100 ou 1/5, pois 20 é 1/5 de 100.

Crie a proporção com o valor total:

  • Agora, crie uma proporção com o valor total (neste caso, 80). Assim, você terá:
  • 1/5 = x
  • 100 = 80

Resolva para x:

Multiplique cruzado para encontrar o valor de x: 1 * 80 = 5 * x

80 = 5x

Em seguida, divida ambos os lados por 5 para isolar x:

x = 16

Portanto, 20% de 80 é 16.

Essa é a essência da regra de três para calcular porcentagens. Lembre-se de que você pode usar a mesma técnica para calcular porcentagens de qualquer valor, apenas adaptando os números na equação conforme necessário.

Videoaula sobre porcentagem

Assista agora à videoaula apresentada pelo professor Lucas Borguezan, do Curso Enem Gratuito, para visualizar mais exemplos de como calcular porcentagem.

Simulado sobre porcentagem

Agora que você já revisou este conteúdo, que tal praticar? Preparamos um simulado com 10 questões sobre porcentagem, com diferentes níveis de dificuldade, para que você possa testar o seu conhecimento. O gabarito sai na hora!

Depois de resolver este, você ainda pode aproveitar todos os simulados disponíveis para se preparar melhor para as provas do Enem. Basta acessar: Simulados Enem e escolher a disciplina e a matéria. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Simulado Matemática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel