O que é Metalinguagem: veja no resumo Enem de Literatura

Sabe quando você lê um texto que dialoga com outros textos? Não? Então teste seus conhecimentos sobre o que é Metalinguagem para nunca mais ficar com dúvidas! Veja no resumo com simulado Enem Gratuito

A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. Isso quer dizer que o código é o tema da mensagem ou, então, ele é usado para explicar sobre ele mesmo. Entendeu o que é metalinguagem?

Ou, complicou ainda mais com esta definição acima? Se ainda está difícil, não se preocupe. Vamos traduzir de outra forma: o código, no texto verbal, é a língua. No momento em que usamos uma mensagem verbalizada para explicar a língua, usando a própria linguagem, ocorre a metalinguagem.

Introdução à Metalinguística – Confira com a professora Mercedes Bonorino, do canal do curso Enem Gratuito, como é que as questões de Metalinguagem aparecem nas provas do Enem:

A Metalinguagem no dia a dia: Observe, em seu cotidiano, como isso é feito várias em vários momentos. Acontece em conversas de caráter informal ou até mesmo durante suas aulas!o que é Metalinguagem

O que é Metalinguagem

Há momentos em que questionamos nosso interlocutor, ou seja, aquele que nos está emitindo uma mensagem. “O que isso quer dizer?” ou “Você pode me explicar outra vez?”

São perguntas que fazemos no nosso dia a dia e, reagidas a elas, vêm respostas que serão, seguramente, textos metalinguísticos, introduzidas através de termos explicativos, como “isto é” ou “ou seja”, que frequentemente introduzem textos com a função da metalinguagem.

Resumo sobre o uso da metalinguagem

Confira agora com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução tema da metalinguagem. No final do post tem uma lista de exercícios para você fazer. Não se esqueca!

Dicas da Camila sobre Metalinguagem:

  1. Para começar a falar de metalinguagem, talvez seja interessante saber a origem do prefixo “meta”. Vem de “metá”, que em grego significa “no meio de”, “entre”, “com”.
  2. Assim, estamos falando da linguagem “com” a linguagem. Ou melhor, da linguagem através da linguagem, frase que nos aproxima de uma definição de metalinguagem.
  3. Trata-se do fenômeno que acontece quando determinada linguagem volta-se para ela mesma. Se eu escrevo, por exemplo, uma crônica que fale das dificuldades de se escrever uma crônica, estou utilizando a metalinguagem.
  4. Outro exemplo é quando um poema reflete sobre o ato de fazer poesia. Ou ainda, chamaríamos de metalinguagem se este post discutisse a respeito de como se deve fazer um post. Assim, a forma de expressão dos dicionários e das gramáticas também pode ser chamada de metalinguagem.
  5. São situações em que a linguagem serve para explicar ela própria, é centrada no código. O linguista Roman Jakobson, ao falar das funções da linguagem, diz que uma delas é a função metalinguística. Essa função tem como foco o sistema de comunicação, o código que precisamos para nos comunicar.
  6. Os primeiros exemplos que trouxemos de metalinguagem eram envolvendo a literatura (crônica, poesia). Isto porque é difícil encontrar entre os escritores modernos quem não tenha refletido, no próprio texto, acerca do fazer poético.
  7. Até porque a linguagem converteu-se em tema de debate no modernismo e depois dele.
  8. Veja novamente o vídeo-resumo para você entender o que é Metalinguagem.

Análise e interpretação de textos

Os dicionários e a gramáticas, por usarem as palavras para explicá-las, também exercem a função metalinguísticas em seus textos. No decorrer de nossa vida como estudante é habitual a utilização da função metalinguística da linguagem. Um exemplo são as análises textuais.

Como já foi dito, porém dizendo com outras palavras, sempre que determinada linguagem falar dela mesma, temos aí a ocorrência de o que é metalinguagem. o que é metalinguagem

Para ficar mais fácil, darei outros exemplos, bastante práticos: filmes que têm como tema o próprio cinema, uma peça teatral que tem por tema o teatro ou um poema que fala sobre a construção da poesia.

Agora ficou bem claro o que é metalinguagem, não é mesmo?Interpretação de texto com linguagem poéticaNa literatura é muito comum encontrar textos que dialogam com outros textos, a fim de reafirmar o que já foi dito ou, então, para indagar ou fazer paródias de textos escritos em outros momentos.

Agora, responda ao Simulado Enem para testar se você aprendeu o que é metalinguagem.

Simulado de Metalinguagem

.

=

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel