As Camadas da Atmosfera: resumo & simulado de geografia Enem

Resumo gratuito sobre as Camadas da Atmosfera: 1 - Troposfera; 2 - Extratosfera; 3 - Mesosfera; 4 - Ionosfera; 5 - Exosfera. teste o seu nível com o simulado Enem de Geografia. São apenas 10 questões com resumo sobre o tema para você mandar bem na hora da prova. Caso erre, garanta dicas para estudar!

Atmosfera é toda a parte gasosa que envolve a Terra e é fundamental para a sobrevivência no planeta. Esses gases estão por toda a parte do planeta, inclusive, subterraneamente. Alguns desses gases podem ser poluentes, outros não. Alguns são perceptíveis a olho nu, outros não e por aí vai. Veja agora as camadas da atmosfera no resumo Enem de Geografia.

Em primeiro lugar, vamos ver como a atmosfera está representada. Como assim? A atmosfera vai até um determinado limite de altitude, chegando a mais ou menos 1000 km, com tipos de concentrações de gases diferentes, pois vai depender da região que esses gases se encontram.

As Camadas da Atmosfera

Essas diferenças resultaram na divisão da atmosfera em camadas, que estão a seguir indicadas na imagem, e detalhadas depois.As Camadas da Atmosfera

Resumo sobre as camadas da  Atmosfera

Confira um resumo simples e rápido com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, com uma síntese completa para você d0minar as camadas da Atmosfera.  Confira:

 

Veja a descrição e a importância de cada uma das camadas da Atmosfera:

1 – Troposfera –É a primeira camada da atmosfera que nos envolve. Ela é pequena em extensão, não passando de 10 km, mas é a que tem a maior concentração de gases.

É na camada da Troposfera que ocorrem as atividades meteorológicas. Temos 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. Cerca de 75% de todos os gases da atmosfera estão concentrados na troposfera.

2 – Estratosfera – nela encontramos a famosa camada de ozônio, que é a responsável por “filtrar” a passagem da radiação solar. Esse filtro impede a entrada de vários raios nocivos a nossa vida, dentre eles os mais conhecidos UV A e UV B.

3 – Mesosfera – o que mais chama atenção nesta camada é por ser muito fria, com temperaturas que podem chegar a -100ºC, mas não é a mesma temperatura em toda a camada, podendo variar confirme a localização dentro da mesma.

4 – Termosfera ou Ionosfera – é a mais extensa das camadas, chegando a 500 km de altura. É rica em íons e é a mais quente.

5 – Exosfera – é a última camada com influência gravitacional da Terra. Rica em gás hélio e hidrogênio. Na imagem a seguir a Exosfera estaria posicionada acima da Ionosfera.Confira a sequência das camadas da atmosfera

Agora que você já revisou o que compõe a Atmosfera, veja o que é A Camada de Ozônio antes de responder ao simulado sobr as camadas da atmosfera.

A Camada de Ozônio

Confira a explicação com o professor Raphael Carrieri. Ela é uma camada de gás  Ozônio (O3), situada na estratosfera, que cobre a Terra e impede que diferentes tipos de radiação, principalmente a ultravioleta, entrem na atmosfera. Veja no resumo:

As dicas do Carrieri sobre a Camada de Ozônio:

  1. Ela vai ser encontrada entre 25 e 30km de altitude, e ela é fundamental ali aonde ela está, tendo a função de filtrar os raios ultravioletas. Esses raios são os que causam vários problemas para nós seres humanos, como danos na visão, envelhecimento precoce e câncer de pele.
  2. Ou seja: problemão sério ficar sem a camada de Ozônio! As temperaturas na Terra seriam muito elevadas se a gente não tivesse a camada de ozônio para dar uma regulada!
  3.  Como é que a camada de ozônio está reagindo nos dias atuais? Existem correntes que dizem que dispersão do ozônio é normal, associada a um período de glaciação; ou seja, ela vem sendo diluída/destruída ao longo do tempo. Na estratosfera, ela é diluída pelos próprios raios UV, só que ainda existe a possibilidade dessa camada de se renovar.
  4. Entretudo, atualmente existe a dispersão de muitos gases que atuam quimicamente na camada de ozônio dissolvendo-a. É o caso dos CFC’s (Clorofluorocarboneto), Óxido Nítrico (NO)), Ácido Nitroso (HNO₂) e Dióxido de Carbono (CO₂).
  5. A queima de combustíveis fósseis e outras substâncias tem incrementado esses gases na camada de ozônio gerando um problema  enorme ao dissolver a camada, criando buracos.
  6. E o principal problema é que a camada de ozônio tem ficado cada vez mais fina na região do Ártico, tendo ali um aquecimento anormal que gela o derretimento de geleiras e, assim, uma mudança nas correntes marítimas.

 

 

Camadas da Atmosfera – Simulado Enem

Se errar, preparamos uma aula completa para você estudar! Faça agora:

.

.

========

Mandou bem no simulado? Se não acertou pelo menos 70% das questões, veja esta nova aula de revisão sobre as camadas da atmosfera.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Mandou bem no simulado sobre as Camadas da Atmosfera?

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel