Resumo de Geologia Geral com simulado Enem de Geografia

Veja a origem do Planeta Terra desde o Big Bang e o longo processo de 4,5 bilhões de anos até agora. Confira as Placas Tectônicas, Terremotos, Maremotos, Vulcões e o Relevo no resumo de Geologia Geral

Entender a estrutura e o relevo da Terra é essencial para gabaritar nas questões de Geografia. Veja no resumo de Geologia Geral a origem do nosso planeta, e como acontecem os principais processos que vieram modelando o lugar onde moramos. E, no final, responda as 10 questões que selecionamos para você mandar bem nas provas do Enem, do Encceja e dos Vestibulares.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a temperatura da superfície do planeta era muito elevada. Foi só há 3,5 bilhões de anos que ela passou a resfriar e a formar as primeiras  estruturas do relevo em função da solidificação do magma.

Resumo de Geologia Geral

O magma, você sabe, é a pasta derretida que fica numa temperatura de 660 graus a 1200 graus, e que existe nas profundezas da terra. É o que sai dos vulcões duante uma erupção.Confira agora no resumo de Geologia Geral. Resumo de Geologia GeralA partir da formação da litosfera, que é a crosta terrestre,  muitos milhões de anos se passaram.

Ao longo do tempo os fenômenos da Atmosfera como as chuvas, os ventos, os raios, os furacões e outras ocorrências foram atuando para modelar o relevo terrestre. Como resultado surgiram as modelagens no relevo e as bacias sedimentares.

Por outro lado, na intensa atividade interna da Terra, que se manifesta em terremotos, maremotos,  e vulcões pela atividade das Placas Tectônicas, fez surgir nos últimos 70 milhões de anos as enormes cadeias de montanhas.

As cadeiras de montanhas também são denominadas “Dobramentos Modernos” dentro dos estudos de resumo da Geologia Geral. As principais cadeias de montanhas surgem nas bordas das placas tectônicas, onde também se manifesta com mais intensidade o vulcanismo.

A Origem do Planeta Terra

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre como surgiu e como se formou o nosso Planeta. É um conteúdo básico no resumo de Geologia Geral.

As dicas do Carrieri: 

  1. A teoria científica mais aceita entre os cientistas afirma que a Terra se formou a partir do Big Bang, que foi uma grande explosão de energia. O big Bang aconteceu aproximadamente há 4,5 bilhões de anos.
  2. Surgiu ali o processo de agregação de matérias incandescentes que sobraram do processo de formação do universo. Essas matérias vão se unir para formar a Terra. Nesse momento, a Terra estava ainda muito aquecida.
  3. O planeta passa por um lento processo de resfriamento de fora para dentro, o que possibilitou a formação das massas rochosas na superficie (litosfera).
  4. Esses minerais que começam a resfriar liberam gases, que formam a atmosfera. Ela, por sua vez, permite o início do processo de precipitação (chuva), responsável pela formação dos oceanos primitivos. A partir desse momento, temos o nascimento a biosfera, a esfera da vida, que você estuda nas aulas de Biologia.

 

As Eras geológicas

Confira no quadro a seguir do resumo de Geologia Geral quais foram Eras Geológicas, os períodos a que se referem, e as principais etapas relacionadas. O surgimento de nossa espécie, o Homo sapiens é muito recente. 11357.png

.

Entenda o que é o Relevo

Relevo – “O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.). (…) A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia.

O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo”. (COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82).

 Os Agentes do Relevo

Agentes internos ou endógenos que atuam no interior da crosta terrestre (tectonismo, terremotos, maremotos, vulcanismo). Agentes externos ou exógenos que atuam na superfície da crosta terrestre (chuvas, ventos, rios, mares). Confira agora a formação do relevo com o professor Carrieri:

Mandou bem o professor Carrieri. Vale a pena ver de novo para você gabaritar depois deste resumo de Geologia Geral.

Geologia Geral do Brasil – Estrutura do relevo brasileiro

A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes. Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos.

Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

A Classificações do Relevo

Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação as cotas altimétricas, que incluem a altura dos diferentes relevos em relação ao nível do mar. 11438.pngA partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana.

Com o tempo, outros pesquisadores foram aperfeiçoando as classificações do Relevo Brasileiro. A mais recente foi criada pelo professor Jurandyr Ross,  e você pode conferir aqui nesta aula de Geografia do Curso Enem Gratuito. Ele trabalhou a partir de Planaltos, Planícies, e Depressões.

As Placas Tectônicas

Os eventos que estão listados no ‘tempo geológico’ levaram milhões de anos para chegar ao estágio atual do nosso planeta Terra. Um dos eventos mais estudados é o fato de os continentes se movimentarem. Se você ainda não domina a teoria da Deriva Continental, confira no resumo do professor Carrieri o movimento das Placas Tectônicas.

As dicas do Carrieri:

  1. Muitos eventos ocorreram até chegarmos ao estágio atual da formação dos continentes. A teoria das placas tectônicas é a responsável por explicar a movimentação da crosta terrestre e suas fragmentações, além de comprovar de fato a teoria da deriva continental.
  2. As placas tectônicas encontram-se divididas em 14 placas principais e outras 38 menores. É importante lembrar que o tamanho das placas não define a frequência e a intensidade das atividades tectônicas.
  3. Muitas áreas de encontro de placas menores possuem grande atividade tectônica. Como exemplo das placas principais, temos a Placa Sul-Americana, a Placa Africana e a Placa Euro-Asiática.
  4. Como exemplo das placas menores temos a Placa das Marianas. No conteúdo escolar, as placas tectônicas mais estudadas são: Placa Sul-Americana, Placa de Nazca, Placa do Pacífico e Placa Euro-Asiática.

 

A Pangea e a Deriva Continental

Ela mostra que os continentes já foram um só, separaram-se, e que continuam se movimentando, a dica do Blog é dar uma olhada na aula sobre a Deriva Continental antes de continuar aqui. Quem elaborou essa teoria foi o meteorologista Alfred Wegener.  deriva 

Veja na imagem a seguir como é impressionante a demarcação exata das Placas Tectônicas  Norte- americana; do Pacífico; do Caribe; Sul americana; Placa de Nazca (à esquerda da América do Sul, ao lado da Cordilheira dos Andes); Africana; Euroasiática; da Arábia; Antártica. Placa Indoaustraliana. Placas Tectônicas - Geografia

Hoje, sabemos que quem realiza esses movimentos são as placas tectônicas, que são feitos não só pelos continentes, mas também pelo fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o manto, afastando-se ou aproximando-se.

A litosfera ou crosta terrestre é a parte mais externa, e fica acima do manto, parte mais viscosa que se encontra superaquecida e faz com que a crosta se desloque.

 

Como comprovar esses movimentos das Placas Tectônicas?

Esses movimentos são comprovados por técnicas e estudos e a utilização de satélites que com o auxílio de raio laser são capazes de identificar e medir o deslocamento das placas tectônicas e o movimento dos continentes.

Veja na imagem um satélite orbitando a terra. Ele coleta as informações que identificam os movimentos.Placas Tectônicas - GeografiaTemos nomeadas hoje as seguintes placas tectônicas: Placa Norte- americana; Placa do Pacífico, Placa do Caribe, Placa Sul americana, Placa de Nazca, Placa Africana, Placa Euroasiática, Placa da Arábia, Placa Antártica e Placa Indoaustraliana.

O Movimento das Placas Tectônicas

Os movimentos que as placas tectônicas realizam são quase imperceptíveis. O calor do manto movimenta as chamadas correntes de convecção. Eles são classificados em:

  • Movimentos convergentes: quando se encontram, chocam umas contra as outras.
  • Movimentos divergentes: quando se afastam.

Desses movimentos resultam fenômenos na natureza como surgimento de cadeias de montanhas, falhas e dobramentos na superfície terrestre e ainda atividades vulcânicas e os terremotos mais violentos.

Com o Simulado Enem Online de Geografia sobre geologia geral você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar!

Simulado Geologia geral

.

.
=

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta provas sobre Geologia geral, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja