Planaltos, Planícies, Vales e Montanhas: Geologia Geral no Enem

A Geologia Geral explica a estrutura e o relevo da Terra. Entenda desde a origem e formação do Planeta para você compreender as Placas Tectônicas e o relevo também.

O estudo da Geologia Geral dá a você a real dimensão da Estrutura e do Relevo da Terra. É conteúdo fundamental de Geografia, e cai no Enem e nos Vestibulares.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a temperatura da superfície do planeta era muito elevada, e só há 3,5 bilhões de anos ela passou a resfriar e a formar as primeiras formas do relevo em função da solidificação do magma.11399.pngA partir da formação da litosfera muitos milhões de anos se passaram e a atmosfera da Terra em formação começou a atuar no relevo terrestre formando as bacias sedimentares.

Nos últimos 70 milhões de anos, a intensa atividade interna da Terra fez surgir as enormes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), que estão presentes em bordas de placas tectônicas. Isso é básico na Geologia Geral.

As Eras geológicas – Confira no quadro a seguir as Eras Geológicas, os períodos a que se referem, e as principais etapas relacionadas. O surgimento de nossa espécie, o Homo sapiens é muito recente.11357.png

Relevo – “O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.). (…) A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia.

O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo”. (COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82).

 Agentes do relevo

Agentes internos ou endógenos que atuam no interior da crosta terrestre (tectonismo, terremotos, maremotos, vulcanismo). Agentes externos ou exógenos que atuam na superfície da crosta terrestre (chuvas, ventos, rios, mares).

Geologia Geral do Brasil – Estrutura do relevo brasileiro

A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes.

Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos.

Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.

A Classificações do Relevo Brasileiro

Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação cotas altimétricas. Geologia GeralA partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana.

Aula Gratuita sobre o Relevo

Confira agora com o professor Carrieri, do Canal Curso Enem Gratuito, aula gratuita sobre o Relevo.

 

As Placas Tectônicas 

O resumo dos acontecimentos do nosso planeta pode ser sintetizado pelo estudo das eras, períodos e o tempo geológico. Veja nesta aula o movimento dos continentes, a ‘Deriva Continental’, a Teoria das Placas Tectônicas, e por que ocorrem os terremotos mais violentos.

Os eventos que estão listados no ‘tempo geológico’ levaram milhões de anos para chegar ao estágio atual do nosso planeta Terra. Um dos eventos mais estudados é o fato de os continentes se movimentarem. Se você ainda não domina, aprenda agora a teoria da Deriva Continental.

Ela mostra que os continentes já foram um só, separaram-se, e que continuam se movimentando, a dica do Blog é dar uma olhada na aula sobre a Deriva Continental antes de continuar aqui. Quem elaborou essa teoria foi o meteorologista Alfred Wegener.  deriva 

Que forças eram essas, capazes de movimentar os continentes?

Wegener encontrou algumas evidências que comprovaram sua teoria, mesmo assim sua teoria foi combatida e esquecida. No final da década de 1950, no entanto, a sua teoria foi finalmente aceita e estudada.

Assim, com a evolução nas pesquisas, a teoria foi finalmente aceita a partir do final da década de 1950, onde ela foi modificada, passando a ser chamada de Teoria das Placas Tectônicas.

Veja na imagem como é impressionante a demarcação exata das Placas Tectônicas  Norte- americana; do Pacífico; do Caribe; Sul americana; Placa de Nazca (à esquerda da América do Sul, ao lado da Cordilheira dos Andes); Africana; Euroasiática; da Arábia; Antártica. Placa Indoaustraliana.

Wegener foi muito astuto e promissor em sua pesquisa mas ele não conseguia responder a principal pergunta, que era como esses continentes se movimentavam? Que forças estavam por trás disso?Placas Tectônicas - Geografia

Hoje, sabemos que quem realiza esses movimentos são as placas tectônicas, que são feitos não só pelos continentes, mas também pelo fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o manto, afastando-se ou aproximando-se.

A litosfera ou crosta terrestre é a parte mais externa, e fica acima do manto, parte mais viscosa que se encontra superaquecida e faz com que a crosta se desloque.

Veja uma aula gratuita sobre as Placas Tectônicas:

Como comprovar esses movimentos?

Esses movimentos são comprovados por técnicas e estudos e a utilização de satélites que com o auxílio de raio laser são capazes de identificar e medir o deslocamento das placas tectônicas e o movimento dos continentes.Veja na imagem um satélite orbitando a terra. Ele coleta as informações que identificam os movimentos.

Placas Tectônicas - Geografia

Temos nomeadas hoje as seguintes placas tectônicas: Placa Norte- americana; Placa do Pacífico, Placa do Caribe, Placa Sul americana, Placa de Nazca, Placa Africana, Placa Euroasiática, Placa da Arábia, Placa Antártica e Placa Indoaustraliana.  Está valendo para você esta aula? Veja todas as matérias do Enem no Curso Enem Online Gratuito.

Dica Extra: Curso Enem Online Gratuito

Os professores do Blog do Enem organizaram todos os conteúdos das matérias das provas objetivas para você estudar um de cada vez. O que você já sabe, pode pular e seguir adiante. E, tem ainda um bloco inteiro sobre a Redação. Confira aqui o Curso Enem Gratuito, e depois siga com a aula de Placas Tectônicas:

Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias
Veja as dicas de Redação Enem e aulas grátis de todas as matérias

O Movimento das Placas Tectônicas

Os movimentos que as placas tectônicas realizam são quase imperceptíveis. O calor do manto movimenta as chamadas correntes de convecção. Eles são classificados em:

  • Movimentos convergentes: quando se encontram, chocam umas contra as outras.
  • Movimentos divergentes: quando se afastam.

Desses movimentos resultam fenômenos na natureza como surgimento de cadeias de montanhas, falhas e dobramentos na superfície terrestre e ainda atividades vulcânicas e os terremotos mais violentos.

Veja os 10 Temas que mais caem no Enem

Veja Planos de Estudo Completos de todas as matérias que caem nas provas do Exame  Nacional do Ensino Médio. Aulas gratuitas com os dez conteúdos mais frequentes de cada disciplina. Confira: Os 10 temas que mais caem no Enem

Lembre-se de acreditar em você, e que a conquista só vem com esforço.  Vamos ver juntos os Planos de Estudo Enem Gratuitos para todas as matérias.

Simulado Enem de Geografia – Para aumentar suas chances no próximo Enem coloque na sua agenda fazer provas e testes com os conteúdos de todas as matérias. Tem tudo para você na página de Simulados do Blog do Enem. Veja um exemplo neste Simulado Enem de Geografia:  simulado-enem-de-geografia

Dica 3 – As Grandes Navegações – O que você precisa saber? – História Enem – https://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/

Exercícios sobre as Características Geológicas

Questão 1

Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico.

Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior.

1 – Mesozoico

2 – Paleozoico

3 – Cenozoico

4 – Pré-Cambriano

( ) Surgimento das primeiras formas de vida.

( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes.

( ) Início da fragmentação do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 4 – 1 – 3.

b) 4 – 3 – 1.

c) 2 – 4 – 3.

d) 3 – 4 – 1.

e) 1 – 2 – 4.

Questão 2

(UFAM) – Universidade Federal do Amazonas

Os agentes internos que participam na formação do relevo são:

a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos.

b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos.

c) o tectonismo, o clima e a ação da água.

d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

e)o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos.

Questão 3

O ‘tsunami’ que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.

Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.

b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

Questão 4

(FEPAR/PR) – Faculdade Evangélica do Paraná

O território brasileiro é formado por uma estrutura geológica muito antiga e desgastada, onde podemos encontrar vários minerais importantes, como ferro e manganês. Estamos falando de certas regiões conhecidas como:

a) bacias sedimentares;

b) planície basáltica;

c) planalto arenito-basáltico;

d) escudos sedimentares;

e) escudos cristalinos.

Questão 5

(UNCISAL/AL) – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Observe os mapas.

11552.png

Considerando os conhecimentos sobre a distribuição do relevo brasileiro, pode-se afirmar que as áreas representadas nos mapas A e B correspondem, respectivamente, a:

a) Planaltos e Chapadas da Bacia do Amazonas;

b) Planície Amazônica e Planície Litorânea;

c) Bacias Sedimentares e Serra do Espinhaço;

d) Planaltos Amazônicos e Tabuleiros Costeiros;

e) Depressão Amazônica e Serra da Mantiqueira.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel