Lista de exercícios sobre equações do 1º grau: resumo e simulado

Saber como resolver questões com equações de primeiro grau é muito importante para pontuar bem nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Então aproveite este resumo com exercícios para se garantir na Matemática!

Equação de primeiro grau é um tema que sempre cai na prova de Matemática do Enem. Por isso, é um dos conteúdos mais importantes nos seus estudos. Confira nosso resumo e nossa lista de exercícios sobre equações do 1º grau para testar seus conhecimentos!

Resumo sobre equações do 1º grau

Uma equação de 1º grau é uma expressão algébrica de grau 1 igualada a zero. Tem a seguinte forma:

ax+b = 0 

Mas, se você achou complicada a definição, logo vai perceber na explicação de que é tudo muito simples. Os termos “a” e “b” são chamados de coeficientes da equação, e são números reais. Enquanto isso, o x é uma variável. Vamos mostrar como se resolve uma equação de 1º grau simples através de um exemplo prático, com o professor Lucas.

O que é uma Função de 1º grau

Acompanhe agora com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma explicação básica, bme fácil de entender.

Exemplos de equações do 1º grau

Considere que x – 7 = 10. O objetivo é descobrir qual o valor da incógnita x.

Para resolver a equação, primeiramente isolamos a variável x. Isto é, passamos o -7 para o outro lado da igualdade com sua operação inversa. Se o um número é negativo de um lado da expressão, passará para o outro lado da igualdade positivo. Dessa maneira, a equação fica assim:

x = 10 +7

Em seguida, é só resolver a operação:

x = 10 +7

x = 17

Portanto, o valor da raiz da equação x é 17 e seu conjunto solução é S = {17}.

Podemos fazer um novo exemplo, agora com a seguinte equação: –3x + 24 = -12

Novamente vamos precisar isolar a variável x. Isto é, passamos o +24  para o outro lado da igualdade com sua operação inversa. Assim, a equação ficará da seguinte maneira:

– 3x  = – 12 – 24

Em seguida, resolvemos as operações:

– 3x  = – 36

Como o número -3 está multiplicando a variável x, precisamos isolá-la passando este número para o outro lado da igualdade. Lembre-se que o inverso da multiplicação é a divisão. Então:

x  = –  36/ – 3

x = 12

Aplicando a regra de sinais na divisão obtemos um número positivo. Portanto, a raiz da equação é  12 e seu conjunto solução é S = {12}.

Exercício resolvido de Equação de 1º grau

Confira agora com o professor Lucas, como resolver Funções de uma vez por todas:

Exercícios sobre equações do 1º grau

Em seguida, veja como o Enem e vestibulares costumam cobrar esse conteúdo e teste seus conhecimentos:

.

Videoaula com o resumo completo

Antes de resolver os exercícios sobre equações do 1º grau, assista à aula do professor Sarkis. Ele explica o passo passo da resolução em vários exemplos diferentes:

Exercícios sobre equações do 1 grau

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Matemática, Simulado Encceja Matemática, Simulado Matemática, Simulados Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel