Resumo com exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Teste seus conhecimentos sobre linguagem verbal e não verbal com questões do Enem e vestibulares! Também aproveite para ver exemplos e treinar sua interpretação de texto!

Os diferentes tipos de linguagens são temas que caem todos os anos no Enem. Além disso, revisar o conteúdo e resolver exercícios sobre linguagem verbal e não verbal são ótimas estratégias para melhorar sua interpretação de texto.

A linguagem verbal

Linguagem verbal é aquela que é transmitida pela voz, pela escrita e assim ela é como o próprio nome diz, verbalizada. Você pode reconhecer a linguagem verbal por meio de letras, palavras e sons que você reconhece como parte da convenção da língua portuguesa.

A linguagem não verbal

Enquanto isso, a linguagem não verbal tem diversas manifestações. Ela é um conjunto de formas de comunicação em que a expressão ocorre por sinais, gestos, imagens e até mesmo expressões faciais.

O conteúdo de uma mensagem na linguagem não verbal pode ser explícito, como numa placa de trânsito, ou precisa ser deduzido pelo receptor da mensagem, como numa charge, por exemplo. Para interpretar questões com textos não verbais é necessário prestar atenção tanto nos enunciados quanto nas situações comunicativas.

Nesses casos, outros elementos que auxiliam na construção do sentido são: os papéis sociais que os interlocutores desempenham, a intenção do locutor, as circunstâncias históricas ou sociais em que se dá a comunicação. Portanto, sempre observe esses elementos nos exercícios.

Antes de partir para os conceitos e definições sobre linguagem verbal e não verbal, confira o resumo básico com a professora Mercedes Bonorino, do Canal do Curso Enem Gratuito:

Linguagem mista

Por fim, há um terceiro tipo de linguagem: a mista. Esta é uma linguagem que mescla elementos verbais e não verbais. Em outras palavras, há o uso simultâneo de palavras e de sinais para comunicar algo ao interlocutor.

Um exemplo clássico de linguagem mista é quando acenamos e chamamos alguém pelo nome ao mesmo tempo ou quando concordamos com um sim, ao mesmo tempo em que movimentamos a cabeça em sinal positivo.

Outros exemplos de linguagem mista são:

  • Histórias em quadrinhos;
  • Cartazes;
  • Charges;
  • Vídeos com legenda;
  • Placas de sinalização com explicação textual.
Tirinha - Exercícios sobre linguagem verbal
Tirinha que caiu no Enem de 2012. LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. Acesso em: 8 set. 2011

É importante se atentar à linguagem mista, pois ela é muito cobrada no Enem.

Resumo sobre linguagem verbal e não verbal

Confira nosso resumo final com a professora Camila Zuchetto. É bem rápiudo e abre a sua cabeça para diferenciar os tipos de linguagem verbal, linguagem não verbal, e de linguagem mista:

Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal

Teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios do Enem e vestibulares:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel