Situações-problema e Interpretação de Charges e Imagens – Resumo Enem & Encceja

Aprenda a fazer interpretações de Charges, Gráficos, Quadrinhos e Cartuns para mandar bem nas questões de Linguagens no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Aprenda como a concepção de texto tem sido ampliada. Nem sempre apenas um enunciado é considerado Texto

Situações-problema caem direto nas questões do Enem, do Encceja e dos vestibulares. O foco destas provas não avaliar apenas o “seu conhecimento”. É preciso mais para poder tirar uma boa nota. É preciso saber como aplicar o que você aprendeu para resolver problemas do dia a dia.

No seu dia a dia, você já enfrentou um grande obstáculo? Ou melhor, uma situação problemática que não estava explicita, cuja apresentação estava na forma de textos não verbais? Diante do problema, o que fez para resolvê-lo?

Naturalmente, buscou obter informações a respeito do fato, acionou possibilidades para enfrentar o obstáculo, comparou-as, avaliou as consequências, procurou a melhor estratégia e, por fim, chegou à solução mais adequada.

Com toda essa trajetória, usou várias operações mentais a fim de resolver seu desafio. O Enem, o Encceja e os vestibulares também propõe aos estudantes situações-problema em questão que avalia mais de uma competência e mais de uma habilidade.

É preciso utilizar recursos de interpretação de textos não verbais.image001.jpgVeja, após o vídeo,  a visão do Enem a respeito disso.

Aula Gratuita: Interpretação de Textos Não Verbais

Saiba mais sobre a Interpretação de Textos não verbais veja esta aula do canal Curso Enem Gratuito, com a professora Mercedes, e disponível no Youtube.

Gostou da Mercedes? Ela é mesmo show!

O que seria uma situação-problema bem elaborada?

O que caracteriza como uma boa situação-problema capaz de gerar novas aprendizagens – Para isto, uma boa situação- problema é estruturada a partir de certas coordenadas que a definem e que, ao mesmo tempo, abrem possibilidades diversas, ou seja, diferentes caminhos para sua solução.

Dessa maneira, ao mergulhar na tarefa de resolução, o aluno pode contar com a presença de algumas informações dadas pelo problema que lhe servirão como um norte, uma direção.

No entanto, a presença de certos obstáculos faz de uma boa situação-problema algo que resiste aos conhecimentos prévios do aluno, de tal forma que ele necessitará atualizá-los e reformulá-los, elaborando hipóteses e criando novas ideias. Nesse sentido, os obstáculos exercem um papel desafiador, pois o aluno não possui a priori todos os obstáculos ou meios para alcançar a solução da tarefa.

Ou seja, os obstáculos requerem do aluno um trabalho intelectual, que se caracteriza com mobilização de seus recursos, operações mentais para atualizar seus esquemas operatórios, tomadas de decisões que implicam a escolha e o risco de adotar uma certa linha de raciocínio. Vem daí a necessidade de interpretar textos não verbais.

Todo esse trabalho mental concentra-se na forma de um “saber fazer”, de um conjunto de procedimentos e estratégias de ações. (FonteÇ Eixos cognitivos do Enem – Brasília: MEC/INEP, 2007. p.37-38.)

 

Dica 1 – Subtextos e figuras de linguagem devem ser identificados e analisados no momento da leitura. Revise com esta aula de Gramática Enem – https://blogdoenem.com.br/interpretacao-texto-gramatica-enem/

Interpretação de textos não verbais e mistos

Dos anos 90 até a atualidade a concepção de texto tem sido ampliada. Consideramos um texto todo enunciado verbalizado ou não, o qual possa atender à finalidade comunicativa e constituir sentido.

Veja abaixo dois exemplos de textos não verbais capazes de comunicar algo e de constituir significado. Além desses dois tipos, nós podemos encontrar os mistos, ou seja, a mistura do texto verbal e não verbal.

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Veja agora o segundo exemplo de texto não-verbalimage003.jpg(FonteÇ Categoria Cartum e Grande Prêmio – Dario Castillejos Lázcares)
.

Como Interpretar textos não-verbais

Interpretar textos não verbais ou mistos envolve as mesmas operações estudadas nas aulas 6 e 7: analisar, explicar, identificar, comparar, etc. Porém esses tipos de texto requerem do estudante sensibilidade para ler outros códigos, como os gestos, as expressões fisionômicas, as cores, a própria imagem, e aquilo que está nas entrelinhas.

Na tirinha da Mafalda, como a personagem pode criticar um programa de TV, se o aparelho está desligado?

image005.jpg(Toda a Mafalda. Quino: [tradutores Andréa Stahel M. da Silva… et.al.]. – São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 393.)

Para darmos uma resposta, necessitamos olhar quadro a quadro o que faz a personagem:

  • 1º – Passa pela TV desligada;
  • 2º – Considera uma droga o programa;
  • 3º – Passa pela TV e percebe a tomada desconectada;
  • 4º – Pede desculpa para a TV, pois é força do hábito.

Conclui-se que a personagem considera todos os programas ruins, porque nem mais os observa. Isso constitui um julgamento prévio dela.

Orientações para ler e Interpretar textos mistos:

  1.  Olhe quadro a quadro;
  2.  Perceba objetos, pessoas, atividades;
  3. Note frases e palavras;
  4.  Observe se há intertextualidade;
  5. Considere as expressões faciais, os gestos, as cores e outros códigos não verbais.

Para finalizar essa aula, leia um pensamento de Machado de Assis, escritor da escola literária do Realismo.

“Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.”

Dica do Blog – Funções da Linguagem: Parte 1 – Gramática Enem – https://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-funcoes-linguagem/

Agora que você já terminou o resumo, é hora de testar o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Enem)

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Os brasileiros tiveram, em junho, o maior tempo de navegação residencial na internet entre 11 países monitorados pelo Ibope/NetRatings: média mensal de 16 horas e 54 minutos por pessoa. O país ficou à frente de nações como França, Japão, Estados Unidos e Espanha.

(Adaptado, “FOLHA DE S. PAULO”, 23/07/2005.)

Com base na tabela e no texto, analise os possíveis motivos para a liderança do Brasil no tempo de uso da internet.

I. O país tem uma estrutura populacional com maior percentual de jovens do que os países da Europa e os EUA.

II. O uso de internet em casa se distribui igualmente entre as classes A, B e C, o que demonstra iniciativas de inclusão digital.

III. A adesão ao sistema de internet por banda larga ocorre, porque essa tecnologia promove a mudança de comportamento dos usuários.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

Questão 2

(Enem) No primeiro semestre de 2006, o Movimento Global pela Criança, em parceria com o UNICEF, divulgou o relatório Salvando vidas: o direito das crianças ao tratamento de HIV e AIDS. Nesse relatório, conclui-se que o aumento da prevenção primária ao vírus deverá reduzir o número de novos casos de infecção entre jovens de 15 a 24 anos de idade, como mostra o gráfico a seguir.

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Com base nesses dados, analise as seguintes afirmações.

I Ações educativas de prevenção da transmissão do vírus HIV poderão contribuir para a redução, em 2008, de mais de 20% dos novos casos de infecção entre os jovens, em relação ao ano de 2005.

II Ações educativas relativas à utilização de preservativos nas relações sexuais reduzirão em 25% ao ano os novos casos de AIDS entre os jovens.

III Sem o aumento de medidas de prevenção primária, estima-se que, em 2010, o aumento de novos casos de infecção por HIV entre os jovens será, em relação ao ano de 2005, 50% maior

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

Questão 3

(ITA) Na tirinha de Caco Galhardo, a palavra “sentido” assume duas acepções.

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Das frases abaixo, indique a opção em que a palavra “sentido” tem o mesmo significado que tem na fala do soldado.

a) Sentido com o que lhe fizeram, não os procurou mais.

b) Sua decisão apressada não revela muito sentido.

c) Ninguém compreendeu o sentido de sua atitude.

d) O caminho bifurca-se em dois sentidos.

e) Muitos escritores buscam o sentido das coisas.

Questão 4

(Enade) A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.

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(Fonte: Convênio DIEESE / Seade, MTE / FAT e convênios regionais. PED – Pesquisa de Emprego e Desemprego Elaboração: DIEESE)

Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é:

a) Belo Horizonte.

b) Distrito Federal.

c) Recife.

d) Salvador.

e) São Paulo.

Questão 5

(Enade) Observe as composições a seguir.

Questão de pontuação

Todo mundo aceita que ao homem

cabe pontuar a própria vida:

que viva em ponto de exclamação

(dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação

(foi filosofia, ora é poesia);

viva equilibrando-se entre vírgulas

e sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homem

que use a só pontuação fatal:

que use, na frase que ele vive

o inevitável ponto final.

(MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.)

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(CAULUS. Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: L & PM, 2001.)

Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes. A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é:

a) a primeira estrofe e o quarto quadro.

b) a segunda estrofe e o terceiro quadro.

c) a segunda estrofe e o quarto quadro.

d) a segunda estrofe e o quinto quadro.

e) a terceira estrofe e o quinto quadro.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!