Exercícios sobre as fontes de energia e a matriz energética no Brasil

Revise as fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira e responda a um simulado sobre o assunto!

Revise as fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira, ou seja, o conjunto de recursos de energia utilizados por um país, região ou estado e suas formas de uso!

A matriz energética é um conjunto de recursos de energia utilizados por um país, região ou estado e suas formas de uso. A energia é essencial para o funcionamento de todos os setores da sociedade, por isso é importante ter recursos provenientes de diversas fontes de energia.

Estudar as diferentes fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira é muito importante, especialmente quando a cada dia mais fica evidente o impacto ambiental causado por fontes não renováveis. Pensar em alternativas de energia limpa é uma necessidade cada vez maior para a nossa sociedade e para todos os países! Então vamos lá?

Fontes de energia

Todos os países calculam quanto recursos possuem quanto gastam e quais são os usos dessa energia. Dessa forma, desenvolvem um relatório anual: no Brasil esse relatório é publicado pelo Balanço Energético Nacional, o BEN.

Uma das formas de elaborar a matriz é calculando a produção e o consumo de fontes primárias e secundárias:

  • Fontes de energia primárias

São os recursos obtidos diretamente da natureza: petróleo, xisto, carvão mineral, lenha, cana de açúcar, mamona e soja, urânio, água, sol, ventos.

  • Fontes de energia secundárias

São os recursos derivados dos primários: óleo cru e diesel, gasolina e querosene, biodiesel, bagaço de cana, etanol (álcool), carvão vegetal e eletricidade, entre outros.

A energia é classificada também como renovável e não renovável:

  • Energia renovável

É aquela produzida com fontes primárias que se renovam ou podem ser renovadas, poluentes ou não: a energia obtida da água, do sol, e dos ventos. A madeira está entre os renováveis, pois pode ser replantadas, apesar de haver a controvérsia de ser fortemente poluente quando é queimada.

  • Energia não renovável

É aquela produzida com fontes primárias que, em princípio acabarão, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Pode ser mais barata e prática sendo a mais utilizada no mundo, mas gera grandes preocupações com a escassez no futuro.

A matriz energética brasileira

industrialização de uma sociedade sempre provoca um notável aumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dos pré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, pois para haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além de matérias-primas – minérios, madeiras, etc.

No Brasil, notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial, com mais de 40% do total. Em segundo lugar, vêm os transportes, com mais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, o setor residencial, o comércio e o setor público.

Videoaula sobre fontes de energia

Para finalizar sua revisão, assista à aula sobre fontes de energia com o professor Raphael Carrieri.

Simulado

Agora que você refrescou a memória, bora para o simulado? O gabarito sai na hora. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel