Exercícios sobre fenômenos ondulatórios

Teste seus conhecimentos sobre os fenômenos ondulatórios com nossa lista de exercícios! São 10 questões do Enem com gabarito e um resumo para você revisar!

Ondulatória é um conteúdo de Física que cai cada vez mais nas questões do Enem. Por isso, preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre fenômenos ondulatórios. Relembre quais são as características básicas da reflexão, refração, difração, interferência, polarização e efeito doppler!

Introdução sobre ondas

Antes de revisar os fenômenos ondulatórios é importante que você lembre das principais características das ondas. Nesta videoaula, o professor Tonho fala sobre a classificação das ondas, quais seus elementos e a principal equação da ondulatória:

Resumo sobre fenômenos ondulatórios

Imagine que uma onda se propaga em um certo meio e, porventura, encontra algum obstáculo ou um outro meio. Essa onda irá interagir com esses obstáculos ou diferentes meios e isso acaba gerando nelas alguns comportamentos específicos. Esses comportamentos são chamados de fenômenos ondulatórios.

  • Reflexão: a onda encontra um obstáculo, bate e volta para o mesmo meio de propagação, podendo ocorrer mudança na fase da onda.
  • Refração: a onda muda de meio de propagação, mudando a sua velocidade, o seu comprimento de onda e mantendo a sua frequência constante.
  • Difração: a onda contorna ou desvia um determinado obstáculo, desde que o comprimento da onda seja maior ou igual ao tamanho do obstáculo em questão.
  • Interferência: duas ondas se encontram, sendo que após o encontro as ondas continuam a sua propagação normalmente.
  • Polarização: ocorre quando uma onda vibra em várias direções e tem uma delas selecionada. Enquanto isso, as vibrações das demais direções são impedidas de passar por um dispositivo chamado de polarizador. Esse fenômeno só ocorre com ondas transversais. Portanto, pode ocorrer com a luz, mas com o som não.
  • Efeito doppler: ocorre com o som e com a luz e consiste na variação (aumento ou diminuição) da frequência devido a um movimento relativo entre a fonte de ondas e o observador que capta as mesmas.

Exercícios sobre fenômenos ondulatórios

Por fim, saiba como esse conteúdo cai no Enem e nos vestibulares com a nossa lista de exercícios:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel